sábado, 27 de agosto de 2022

COMO E PORQUE A BR-101 FOI PARAR EM TOUROS

 

         Em 1975 muito se vinha discutindo, principalmente no âmbito e ao nível da Assembleia Legislativa sobre as rodovias contempladas desde o ano anterior com a sua integração ao Plano Nacional de Viação.

Isto significava em principio, a responsabilidade do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem, embora houvesse ainda outras prioridades no referido plano.De qualquer forma a incorporação destas estradas no âmbito de rodovias oficiais federais foi uma luta ingente,obstinada, de muitos dos parlamentares federais potiguares e que se tornou realidade através da participação e  das emendas do senador Dinarte Mariz que no senado foi inclusive o relator da parte referente as rodovias deste Plano Nacional de Viação em vigor até 1979.

         Assim foi que transferiu-se o inicio da BR 101 de Natal para Touros,dando-se a seguinte justificativa:”Este prolongamento – dizia a emenda do senador Dinarte Mariz que tomou o nº 7 no Senado Federal – visa a satisfação de três aspectos básicos.1º Turistico – eis que atenderá a um conjunto de praias das mais lindas de todo o Nordeste: Rio do Fogo, Pititinga, Maracajaú, Caraúbas, Maxaranguape,Muriú, Pitangui, Jenipabu e Redinha.2º econômico – porque benificiará aos vales úmidos mais importantes e produtivos do Rio Grande do Norte – Ceará-Mirim, Maxaranguape,Fonseca,Punaú, Santa Luzia e Touros, ademais de ser essa a região mais piscosa do Estado, sobretudo lagosta, sendo ainda que está atualmente cogitada a implantação de uma indústria de “peixe voador” que somente naquela região encontra o seu habitat, 3º segurança – em Touros estão localizados os faróis que orientam a navegação marítima e aérea.Toda a orla marítima já descrita foi durante a II Guerra Mundial guardada militarmente tornando-se assim alvo de significativa importância para a Segurança Nacional”.

 

Fonte: Diário de Natal, 02/09/1975, p.5.


Monumento que marca o inicio da BR 101 em Touros.









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