domingo, 14 de setembro de 2025

SOBRE A INSTALAÇÃO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO DA IGREJA DO BOM JESUS DAS DORES DA RIBEIRA


De acordo com o jornal A Imprensa, periódico católico da diocese da Paraiba, com grande satisfação foi instalado sob a direção do Pe. João Cruz, o centro do Apostolado da Oração em 06/10/1901, na então capela do Bom Jesus da Dores da Ribeira, em Natal.

         A época a igreja pertencia a capela pertencia a única paróquia existente na capital potiguar, a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, da Cidade Alta.

         De acordo com o citado jornal da respectiva ata da instalação, que segue publicada em anexo, depreende-se o beneficio real que dentro em breve teriam de lucrar os habitantes da Ribeira, que acabavam de dar uma prova inconcussa de que só a religião católica poderia levantar a sociedade e regenerá-la.

         A seguir a ata de instalação do Apostolado da Oração da igreja do Bom Jesus das Dores da Ribeira.

 Ata de instalação do Centro do Apostolado da Oração na Igreja do Senhor Bom Jesus das Dores, da Ribeira na cidade do Natal

Natal

         Aos seis dias do mês de outubro de 1901, pelas oito horas da manhã, achando-se o templo elegantemente ornado e profusamente iluminado, o Rvm, diretor Local Pe. João Cruz, celebrou o Santo Sacrificio da Missa, acompanhada a órgão com belíssimos cantos Sacros.

         Aproximaram-se então do Divino Banquete, duzentas e cinquenta pessoas, que com muita solicitude [ilegível...] sacramento inflamado de amor por nós no adorável Sacramento da Eucaristia.

         Terminada a missa magistralmente entoada pelo Coral [ilegível] Magnifico.

         Em todo o dia notava-se um extraordinário contentamento em todo o bairro da Ribeira e a Igreja foi bastante visitada pelos fiéis pressurosos em testemunhar o seu amor e render um fervoroso culto de adoração a Jesus no seu augusto Tabernáculo.

         As cinco horas da tarde já era notável a concorrência de fiéis no templo que se achava ricamente ornamentado e bem iluminado tanto interior como exteriormente.

         A linda imagem do Coração de Jesus colocada em um trono, estava circundada de luzes e de flores naturais.

         Após a recitação do Terço de N.  Senhora presentes o Rev. Vice Diretor Diocesano do Apostolado Padre João Maria, o Revm Diretor Local Pe. João Cruz, os novos Zeladores e Zeladoras e todo o corpo de Zeladores e da Cidade Alta, todos dispostos em alas na Capela da Igreja do Bom Jesus o Revm.Padre João Maria em tocante alocução, explicou com proficiência, os fins do Apostolado da Oração, os deveres dos Zeladores e Associados e declarou instalado o novo centro.

         Não se pode descrever o que então se passou na alma de toda aquela multidão congregada no templo.

         Sentimos e conhecemos que todos experimentavam uma emoção suavisíssima de profunda satisfação pelo fato auspicioso que se acabava de operar como uma solene afirmação do revigoramento espiritual dos fiéis.

         O Revm. Padre João Cruz investido da nomeação de Diretor Local do novo centro por S. Exc e Sr. Bispo da Diocese, procedeu a leitura do ato de Consagração e distribuiu as respectivas medalhas, sendo antes dada a benção pelo Vice-Diretor Diocesano.

         A escolha feita pelo Rvm. Diretor Local para os diversos cargos do Apostolado e para Zeladores e Zeladoras recaiu nos seguintes senhores:

     Antonio Dantas Ferreira, Zelador Secretário; Antonio de Paula Barbosa, Zelador Tesoureiro; Cel. Odilon de Amorim Garcia, Zelador; Cap. Vicente Cicco, Zelador; Inácio F. de Souza Praça, Zelador; João Alexandre da Silva, Zelador, D.D Joaquina Antunes de Amorim Garcia, Zeladora; Maria [ilegível]; Ernestina [ilegível]; Anna [ilegível] Alice Ribeiro [ilegível]; Antonia [ilegível]; Maximina [ilegível]; Maria Cristina, Zeladora.

[ ilegível]

         Durante o ato [ilegível] Luiz Coelho executou músicas, [ilegível] os atos imensa e [ilegível] concorrência de fieis.

       Terminou a solenidade [ilegível] benção do Santissimo [ilegível] seguindo-se um belíssimo [ilegível] do Sagrado Coração [ilegível] entoado por [ilegível] que muito contribuíram para o brilhantismo e reace do [ilegível].

         Assim ficou instalado o Centro do Apostolado da Oração que prometeu abundância de graças e de [ilegível] são os esforços [ilegível] empregados para o [ilegível] dessa obra tão piedosa [ilegível] e para [ilegível] de todos os fiéis.

         E para constar lavrei esta ata que assino.

         Antonio Dantas

         Zelador-Secretário.

 

 

Igreja do Bom Jesus das Dores da Ribeira.

Imagem restaurada por meio de tratamento digital de Inteligência Artificial.

Fonte: A Imprensa, 27/10/1901, p.2-3.



Nenhum comentário:

Postar um comentário