terça-feira, 17 de março de 2015

Ainda sobre o discurso da seca na construção da EFCRN

         Com o titulo ‘lucta contra os effeitos das secas’ a mensagem do governador do estado Antonio José  de Mello trazia um relato sobre a construção da EFCRN que serviria para amenizar os efeitos desoladores da seca que sofria o RN.Segundo ele (1907, p. 8) "Continuam em actividade os trabalhos emprehendidos pelo governo federal no sentido de attenuar os effeitos das seccas que periodicamente, e agora com tanta frequência assolam o Estado".
      A seca sempre estava como pano de fundo nos discursos dos governantes que queriam adquirir os recursos do governo federal para a realização de obras de infraestrutura que pudessem servir de ocupação para os milhares de retirantes que se concentravam na capital vindos fugindo das longas estiagens no interior do RN. Ainda segundo o relatório de Antonio José  de Mello (1907, p. 8) “a estrada de ferro de penetração [...] estende seus trilhos em busca do sertão, attingindo  já a Villa de Taipú a extremidade da linha construída”.A construção estava a frente do jovem engenheiro José Luiz Baptista.





Fonte: MELLO, Antonio José  de. Mensagem apresentada ao Congresso legislativo em 1º de novembro de 1907 pelo governador Antonio José  de Mello e Souza.Natal: Typographia d’ARepublica,1907.


Nenhum comentário:

Postar um comentário