quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A ESTAÇÃO CONSTRUÍDA PELO POVO

        A memória ferroviária do Rio Grande do Norte tem momentos significativos como este em que uma nova estação ferroviária foi construída com os próprios recursos da comunidade. Trata-se da nova estação ferroviária de Pedro Velho-RN.

Um pouco de história

      Em maio de 1900 houve uma grande cheia no rio Curimataú que devastou por completo a então vila de Cuitezeiras tendo os moradores que se mudarem para outro local afastado da margem do rio onde pudera reconstruir suas casas e assim surgiu um nova vila o qual tornou-se a nova sede do município que passou a denominar-se Vila Nova.

       A estação ferrovia que beneficiava a população passava onde antes existia a vila que fora devastada e por algum tempo os habitantes ficaram sem ter uma estação naquele município.

      Foi então que a população se reuniu e propôs a direção da GWBR que era a arrendatária da Estrada de Ferro de Natal a Nova Cruz, que eles próprios, os moradores construiriam as suas custas uma nova estação em Vila Nova.

     Conforme indica o relatório do Ministério da Agricultura em 1905 foi edifício da parada de Vila Nova as expensas dos respectivos habitantes em substituição do de Curimataú  no km 92 que muito sofria com as cheias do rio. (RELATÓRIOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 1905, p.311). Embora ficasse na antiga vila de Cuitezeiras, a estação tinha a denominação de Curimataú. 

     É, portanto, a antiga estação a qual se refere o citado relatório. A nova estação ferroviária de Vila Nova foi inaugurada em 02/09/1904 conforme indicava o jornal A Província num aviso expedido pela GWBR na seção de Natal “no dia 2 de setembro próximo será inaugurada a estação de Vila Nova, da seção Natal, que substituirá a parada denominada Curimataú, da mesma seção. Recife, 29 de agosto de 1904”. (A PROVINCIA, 01/09/1904, p.3).

       Os comerciantes de Vila Nova, atual Pedro Velho dirigiram um pedido a Superintendência da Great Western por meio do jornal Diário do Natal, no qual solicitavam providências para a inauguração da estação, a abertura de uma estação telegráfica e a construção de um armazém para mercadorias.Eis o teor do pedido publicado no citado jornal.

Pedido justo

Tendo sido, desde junho, passado, concluído os trabalhos da Estação de Vila Nova, seção da Great Western, de Natal a Independência, sem que até esta data tenha sido inaugurada e aberta ao trafego nós comerciantes desta Vila viemos do alto da imprensa reclamar a digna Superintendência geral da mesma Companhia Great Western a quem, de direito compete providenciar sobre o caso, a fim de, com a brevidade precisa, mandar abrir ao comércio, e ao povo em geral, as portas de uma Estação telegráfica existente em dito prédio, com o que será praticado um ato de Justiça e digno de louvor.

Vila Nona antiga Cuitezeiras parece que não é dos lugares que menos rende a companhia, pois, nos anos de safra regulares, poderá exportar (cálculo médio) cinco mil sacos de algodão e de quinze a vinte mil ditos de cereais, sem contar a exportação de açúcar, que não é pequena.

         A digna Companhia Great Western, muito acertaria ainda em mandar edificar em Vila Nova, um armazém para carga, o que pedimos desde já e esperamos ser atendidos. Vila Nova, 11 de Julho de 1904. Os comerciantes. (DIÁRIO DO NATAL, 11/07/1904, p.2).

         Como visto a cima o prédio da estação estava já concluído desde junho de 1904, mas somente seria inaugurado em 01/09 daquele ano.

         Quanto ao pedido da construção do armazém, o mesmo foi atendido, pois em Vila Nova foi de fato construído um armazém próximo a estação. Ambos foram demolidos pela população.

   A baixo na imagem se pode sinalizada por setas a estação e o armazém da cidade de Pedro Velho. O edifício destoa dos demais prédios do trecho Natal a Nova Cruz se assemelhando mais aos do ramal Nova Cruz-Guarabira construídos na mesma época pela GWBR, concessionária da ferrovia a época.

      A falta de conhecimento da história local pode causar sérios danos a memória de um lugar por não se conservar aspectos importante da vida de um povo.

     Foi o que ocorreu em Pedro Velho-RN onde a nova estação que foi inteiramente construída com os recursos da própria comunidade já não existe mais, tendo sido demolida por achar a população que ela não tinha mais serventia. Que tremendo engano.

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