Os
moradores de Vila Nova, atual cidade de Pedro Velho-RN, estavam impacientes com a superintendência da Estrada de
ferro por ainda não ter inaugurado a estação daquela vila.
Escreveram
de Villa Nova ao Redator do jornal Diário do Natal “Merece que V. Sa. chame a
atenção de quem de direito sobre o pouco ou nenhum interesse que revela ter a direção
do trecho da Estrada de Ferro de Natal a Guarabira”.
Ainda
de acordo com os moradores de Vila Nova “Aqui nesta Villa, temos uma estação
concluída cujo, material foi fornecido pela nossa Intendência - a estação
acha-se fechada”.
Segundo
o exposto ao jornal já havia há muito tempo reclamado pelo Comércio um aparelho
telegráfico e até aquela data nada fora resolvido.
Os trens regulares deixavam sempre carga na
plataforma da estação fechada e era preciso sempre muito empenho para o
condutor aceitar alguma coisa. Os trens especiais que passavam por ali também,
por favor, algumas vezes paravam dois ou três minutos. “É um horror”, diziam os
moradores.
A
preocupação dos comerciantes e produtores era com a safra que não poderia ser
despachada da estação “imagine agora como não vamos ficar na próxima safra,
quando a abundância de carga se fizer sentir”, onde teriam que de mandar os gêneros para o Porto da Penha,
como faziam antigamente.
E
ainda reclamavam: “Nós não temos uma estrada de ferro completa. Vamos, portanto
logo nos; acostumando sem ela, pois estamos cada dia observando que a coisa vai
de mala pior”.
Convém
notar, dizia ainda a citada reclamação dos moradores de Vila Nova que “esta
Villa é um dos pontos mais rendosos para a Companhia; entretanto a Great Western
sacrifica todos os interesses particulares, uma vez que trate de uma ridícula economia,
digna de uma sociedade quebrada e não prospera como se diz”. (DIÁRIO DO NATAL, 20/08/1904,
p.1).
A estação de Pedro Velho
O
aviso de inauguração da estação de Vila Nova só foi publicado no referido
jornal em 31/08/1904, marcando a inauguração para o dia seguinte conforme se lia
no aviso.
G. W.
B. R
Aviso
Por ordem do Sr. Superintendente geral previno ao público que a estação de Vila Nova, nesta seção, será aberta ao trafego do dia 2 de Setembro vindouro em diante. Escritório do Movimento, em Natal, 30 de agosto de 1904. José Pedro Carneiro da Cunha, Encarregado do movimento. (DIÁRIO DO NATAL, 31/08/1904, p.3).
DIÁRIO DO NATAL, 31/08/1904, p.3. |
A inauguração
Sobre
a inauguração da estação de Vila Nova registrou o jornal Diário do Natal:
02
de setembro de 1904
Hoje, pelas 12 horas do dia instalou-se aqui uma estação da estrada de ferro, com modesta mas expressiva solenidade – embandeiramento, foguetes e música. É chefe da nova estação o Sr. Idalino Teixeira. Hoje mesmo funcionou o aparelho telegráfico da referida estação.
Considero que é isso um melhoramento
para esta florescente vila, que não tem sido descurada dos seus habitantes, os
quais muito têm concorrido para o seu desenvolvimento moral e material,
distinguindo-se entre eles, o digno Juiz de Direito, Dr. Homem de Siqueira, que
por isso mesmo aqui goza de geral estima. (DIÁRIO DO NATAL, 06/09/1904, p.3).
Um
telegrama, talvez o primeiro, foi expedido da nova Estação Telegráfica de Villa
Nova a redação do jornal Diário do Natal dando ciência da inauguração da estação
ferroviária daquela vila. Eis o teor do telegrama: “Á Redação do Diário do Natal.
Estação Villa Nova foi hoje inaugurada com assistência de pessoas gradas desta
localidade. Parabéns por este acontecimento. José Pedro Carneiro Encarregado do
movimento” (DIÁRIO DO NATAL, 03/09/1904, p.2).
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