quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A NOVA ESTAÇÃO DE CANGUARETAMA


        A estação de Canguaretama foi inaugurada em 31/10/1882 estava localizada no distrito da Penha a 1 km da sede municipal, ou seja, da cidade de Canguaretama, razão pela qual a estação era mais conhecida posto que o nome exibido no dístico da estação era PENHA e não CANGUARETAMA. 

        Desde o inicio  do tráfego da ferrovia o povo da cidade de Canguaretama tentou mudar a localização da estação solicitando inclusive diretamente ao Imperador Dom Pedro II a mudança da estação em 1885, pedido esse que foi negado pelo governo imperial por meio do então ministro da agricultura Afonso Pena, que viria ser na República presidente do Brasil e visitaria o RN para inaugurar a EFCRGN em 1906.

Sobre a nova estação de Canguaretama

  De  acordo com o jornal  A União em 21/12/1905 o ministro da viação havia aprovado e submetido a comissão das estradas de ferro arrendadas a GWBR, a planta de um edifício a ser construído no local da estação da Penha, na Estrada de Ferro de Natal a Independência.( A UNIÃO, 21/12/1905, p.1).

 A comissão das estradas de ferro arrendadas a GWBR submeteu à aprovação do ministro da viação, Lauro Muller, a planta de um edifício a ser construído no local da estação da Penha, na Estrada de Ferro do Natal a Independência. (A NOTICIA, 21/12/1905, p.1).

        Conforme o Relatório do Ministério da Agricultura de 1906 relativo a ano anterior “foi destruído por incêndio o barracão de madeira que servia de estação na Penha, havendo sido já aprovados a planta e orçamento para o edifício da nova estação” (RELATÓRIO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 1906, p.292).Assim, fica-se sabendo que na Penha existia um barracão de madeira que servia de estação e que um novo edifício seria erguido no transcurso daquele ano de 1906.

         O decreto nº 5837, de 09 de janeiro de 1906 aprovou a planta e o orçamento para a construção de uma estação na Penha, na linha de Natal a Independência (Guarabira), da rede de viação férrea arrendada pela Great Western of Brazil Railway Company.  (RELATÓRIOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 1907, p.323).

       No relatório do ano de 1907 foi relatado que “construiu-se no ano findo [1906] uma estação nova, cujo plano e orçamento foram aprovados pelo dec. N. 5.837 de 9 de janeiro”. (RELATÓRIO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 1907, p.364. Grifo nosso).

     Em 1909 foi assentado um desvio morto na Penha. (RELATÓRIO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 1909 p.168).

      Assim sendo, o prédio atual da estação de Canguaretama é o que foi construído no ano de 1906 cuja planta arquitetônica destoa dos demais prédios do ramal Natal a Nova Cruz construídos na mesma época da primitiva estação da Penha. O estilo arquitetônico adotado na nova estação de Canguaretama se assemelha as existentes no ramal Nova Cruz-Guarabira, provavelmente obedecendo a planos da GWBR que era a concessionária da ferrovia a época.













Pesquisa e texto: João Batista dos Santos. Fotos: Google Earth.





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