domingo, 3 de outubro de 2021

UM ADENDO SOBRE A TOPONÍMIA DE ESTREMOZ

 

        Antes de prosseguir sobre notas históricas do município de Estremoz devo fazer esse adendo sobre a toponímia e grafia correta do vocábulo Estremoz.

      A origem do município de Estremoz no Rio Grande do Norte deu-se a partir de 1755 com uma lei promulgada pelo primeiro ministro do Reino de Portugual, o Marquês de Pombal, na qual aboliu todos os nomes de origem indígena em todo território do Brasil sendo os mesmos substituídos por topônimos de municípios, vilas e povoados de origem portuguesa.

        Assim, a antiga aldeia indígena de São Miguel do Guajiru foi transmutada para Vila Nova de Estremoz. Estremoz é vila do Alentejo em Portugal. O cumprimento da lei pombalina deu-se em 03/05/1760 com a instalação oficial do município da Vila Nova de Estremoz.

     Segundo Câmara Cascudo o nome de Estremoz no Rio Grande do Norte deve ser tal qual como se escreve em Portugal (quem somos nós, pobres mortais para discordar do Mestre!).

      A origem toponímica de Estremoz é esta e não há e nem se concebe outra. É sem sentido, fora de propósito, anti-histórico, anti-geográfico e antigramatical querer dá versões escabrosas e esdrúxulas para a origem do município de Estremoz no Rio Grande do Norte.

     A grafia correta deve ser, pois, tal qual se escreve em Portugal “ESTREMOZ” com se vê nos prédios públicos da Câmara do Conselho de Estremoz em Portugal e  não “EXTREMOZ” como se vê grafado nos prédios da Câmara Municipal e Prefeitura de Estremoz no Rio Grande do Norte.

    É inconcebível que a Câmara, a Prefeitura e, sobretudo os professores propaguem um erro elementar como esse na qual em nada contribui para a educação do município a não ser perpetuar um erro histórico e geográfico.

         É preciso que a Câmara Municipal de Estremoz atente para esse fato e revisem a forma correta de se escrever o nome do município, pois até em documentos oficiais públicos se escreve o nome errado do município.

Print do satélite do Google onde se vê a grafia do vocábulo Estremoz em Portugal



Print da página oficial da Câmara Municipal de Estremo em Portugal.https://www.cm-estremoz.pt/


Print de texto oficial da página da Câmara Municipal de Estremoz em Portugal.https://www.cm-estremoz.pt/pagina/camara-municipal/caracterizacao-geral


Folder turístico de Estremoz em Portugal, notem a logomarca do folder com a grafia do nome da cidade.https://www.visitevora.net/visitar-estremoz-alentejo/

  

Print da página oficial da Prefeitura do município de Estremoz no Rio Grande do Norte.https://extremoz.rn.gov.br/

Print da pagina oficial da Câmara Municipal de Estremoz no Rio Grande do Norte.http://camaramunicipaldeextremoz.rn.gov.br/

O erro ortográfico se repete nos letreiros da fachada da Câmara Municipal de Estremoz-RN.



O erro ortográfico se repete também no letreiro da fachada da Prefeitura de Estremoz-RN.



E se repete também no letreiro do pórtico da entrada da Cidade.

        

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário