domingo, 9 de dezembro de 2018

AS ESTAÇÕES DE PARNAMIRIM, CAJUPIRANGA E PITIMBU



Na memória ferroviária potiguar trazemos hoje a evocação das estações de Parnamirim, Cajupiranga e Pitimbu.
         A estação de Parnamirim foi inaugurada em 1943. Antes, porém, a região era servida pela estação de Cajupiranga e Pitimbu,  ambos os distritos de Natal, a época da inauguração da Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz até a emancipação do distrito de Parnamirim.Tratemos inicialmente da estação de Cajupiranga.
A estação da Cajupiranga
     A estação da Cajupiranga foi inaugurada em 28/09/1881 e localizada no km 23 do primeiro trecho da Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz. Cajupiranga era uma região banhada pelos rios que lhe denomina e também o Pitimbu. Cajupiranga e Pitimbu, Japecanga  eram distritos de Natal e formavam uma idílica paisagem de canaviais ondulantes e mansas águas correntes produtora de cana-de-açúcar, contando com engenhos a vapor.A região tinha ainda as localidades de Pitimbu de Cima e Pirangi de Dentro.
        As terras ao sul do rio Pitimbu estavam, em 1889, nas mãos do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte da Silva.Posteriormente, o fidalgo comprou a maioria das propriedades vizinhas, incluindo uma grande área de tabuleiro plano ao sul do rio que dava nome à propriedade, distante 18 km de Natal. A área era conhecida como “a planície de Parnamirim” e fazia parte do Engenho Cajupiranga.Na imagem a baixo o horário da Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz em 1890 em que constam a estação de Cajupiranga e a parada de Pitimbu.
      
Fonte: A República,1890,p.4.

   Em 1902 o jornal A  República cita Cajupiranga como povoação (A REPUBLICA, 07/07/1902, p.1), ou seja, havia ali certa aglomeração urbana.
Sobre as estações de Cajupiranga e Pitimbu encontramos estas pequenas citações, onde em 1896, todas as estações e paradas da Estrada de Ferro de Natal a Nova Cruz haviam sido pintadas e reformadas a exceção das paradas de Pitimbu e Cajupiranga (RELATÓRIOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 1896, p.387).
Em 1907 a receita da estação de Cajupiranga foi de 2:877$$250 (RELATÓRIOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 1907, p.372).
                  Ruínas da estação de Cajupiranga
A plataforma da estação em 2010. Foto Francisco Ricardo de Souza Jr.
Com a inauguração da estação de Parnamirim a estação de Cajupiranga perdeu importância sendo reduzida a parada intermediária e não escapando da ceifa demolidora das paradas na década de 1960 por ser considerada antieconômica tendo sido então demolida.Atualmente as ruínas da plataforma da estação podem ser vistas no local.
A estação da Parnamirim
      Com a criação da Base Aérea de Parnamirim durante a Segunda Guerra Mundial a povoação que ali se estabelecera se tornou vila e a futura cidade começou a se desenvolver.
Como município, Parnamirim só foi emancipado em 1958. Chamou-se Eduardo Gomes de 1973 a 1987, mas voltou a ter o nome original depois disso. Cajupiranga ficou então como distrito do novo município.
O movimento populacional exigia então uma estação em Parnamirim, foi então que atendendo ao que expôs o Departamento Nacional de Estradas de Ferro o Ministro da Viação autorizou a mudança da estação de Cajupiranga para o local em quem se encontrava a Base Aérea de Parnamirim (A ORDEM, 01/09/1943, p.2).
A estação de Parnamirim foi construída no km 17 do trecho da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte embora a referida estação estivesse no trecho da antiga Estrada de Ferro de Natal a Nova Cruz tendo sido esta a ultima estação construída nesse trecho.
Segundo aviso da Diretoria da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte foi entregue no dia 15/09/1943 o trafego ao publico da estação de Parnamirim. Segundo o jornal a Ordem era mais um importante melhoramento introduzido pela Central “sempre empenhada em bem servir ao nosso publico” (A ORDEM, 15/09/1943, p.1).
                     A estação de Parnamirim

A estação, sem data. Autor desconhecido. Cessão Luiz Antonio Coutinho.

A estação original antes da demolição, foto sem data por Prefeitura Municipal.

                       A estação de Parnamirim

A estação original antes da demolição, foto de 1985 por Luiz Antonio Coutinho

Já a estação de Parnamirim sobreviveu até a desativação dos trens de passageiros na década de 1980, em 1986 a antiga estação cedeu lugar a uma nova estação ‘moderna’ para ser a estação terminal da linha sul dos trens metropolitanos da CBTU condição vigente até os dias atuais.

                   A nova estação de Parnamirim
Construção da nova estação de Parnamirim em 1986.Fonte: Diário de Natal,1986.


A estação atual, em 2013. Foto Luizinho/Facebook.


Coberturas parciais na plataforma de Parnamirim. Foto Gunnar Gil em 2/2014.
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A parada de Pitimbu

A parada Pitimbu estava situada no km 13 tendo sido inaugurada em 28/09/1881 no trecho inicial da Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz entre Natal e São José de Mipibu.

                                A estação Pitimbu
A estação em 2005. Foto CBTU.
      Hoje é uma estação dos trens metropolitanos de Natal. Construída em estilo moderno, supondo que houve a demolição da estação original.

 Acidentes
   Um grave acidente aconteceu em Cajupiranga em 1952.A composição vinha de Recife com direção a Natal e ao passar pelo pontilhão sobre o rio Cajupiranga descarrilou, a locomotiva foi parar a 200 metros.
       O carro bagageiro tombou ficando uma parte sobre a linha férrea e outra no rio tombando também um carro de passageiros, não houve vitimas entre os passageiros desse carro.Morreram esmagados o graxeiro Manoel Sebastião, o guarda-freios Manoel Francisco e o lenheiro que viajava no bagageiro.Ficaram feridos o guarda-freios Julio Alves e o chefe de trem Gaspar Lopes sendo grave o estado do primeiro.
     O chefe da estação de Parnamirim declarou que antes do desastre por duas vezes viu pavoroso fantasma percorrendo a estrada atribuindo a essa ‘visão’ a ocorrência do acidente de consequências trágicas. (DIÁRIO DA NOITE, 1952, p.4).
     Na foto publicada no Diário da Noite a imagem do truck onde ficou esmagado o graxeiro .

                               O acidente de 1952
Fonte: Diário da Noite,1952,p.4.
      A causa do acidente foi atribuida ao afastamento dos trilhos, até então os vagões vinham em ordem e a composição seguia em ritmo normal.
       Outro grave acidente ocorreu em 1955 as 3h30  quando o trem de carga de prefixo FS-1 conduzido pela locomotiva 210 dirigindo-se de Natal a Goianinha virou espetacularmente entre as estações de Cajupiranga e São José de Mipibu.
      Ficaram feridos no acidente o maquinista Humberto Calvacanti e o foguista Manuel Crescêncio que foram conduzidos ao pronto socorro da capital. Sairam ileso o guarda-freios Agenor Teixeira e o condutor Edgard Teixeira sendo conduzidos até a estação de Parnamirim onde receberam socorros de urgência.O acidente foi  motivado por desarranjo em um dos elos que ligava a locomotiva aos carros. (CORREIO DA MANHÃ, 1955, p.9).

2 comentários:

  1. Boa noite!
    Excelente texto. Conheci alguns ferroviários que trabalharam nesse trecho e me contaram desses acidentes e do caso dos fantasmas. Muitos falavam que era um trecho complicado.

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