Na
memória ferroviária potiguar trazemos hoje a evocação das estações de Parnamirim,
Cajupiranga e Pitimbu.
A estação de Parnamirim foi inaugurada
em 1943. Antes, porém, a região era servida pela estação de Cajupiranga e
Pitimbu, ambos os distritos de Natal, a
época da inauguração da Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz até a emancipação do
distrito de Parnamirim.Tratemos inicialmente da estação de Cajupiranga.
A estação da Cajupiranga
A estação da Cajupiranga foi inaugurada
em 28/09/1881 e localizada no km 23 do primeiro trecho da Estrada de Ferro
Natal a Nova Cruz. Cajupiranga era uma região banhada pelos rios que lhe
denomina e também o Pitimbu. Cajupiranga e Pitimbu, Japecanga eram distritos de Natal e formavam uma
idílica paisagem de canaviais ondulantes e mansas águas correntes produtora de
cana-de-açúcar, contando com engenhos a vapor.A região tinha ainda as
localidades de Pitimbu de Cima e Pirangi de Dentro.
As terras ao sul do rio Pitimbu
estavam, em 1889, nas mãos do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte da
Silva.Posteriormente, o fidalgo comprou a maioria das propriedades vizinhas,
incluindo uma grande área de tabuleiro plano ao sul do rio que dava nome à
propriedade, distante 18 km de Natal. A área era conhecida como “a planície de
Parnamirim” e fazia parte do Engenho Cajupiranga.Na imagem a baixo o horário da Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz em 1890 em que constam a estação de Cajupiranga e a parada de Pitimbu.
Fonte: A República,1890,p.4. |
Em 1902 o jornal A República cita Cajupiranga como povoação (A REPUBLICA, 07/07/1902, p.1), ou seja, havia ali certa aglomeração urbana.
Sobre
as estações de Cajupiranga e Pitimbu encontramos estas pequenas citações, onde
em 1896, todas as estações e paradas da Estrada de Ferro de Natal a Nova Cruz
haviam sido pintadas e reformadas a exceção das paradas de Pitimbu e
Cajupiranga (RELATÓRIOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 1896, p.387).
Em
1907 a receita da estação de Cajupiranga foi de 2:877$$250 (RELATÓRIOS DO
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 1907, p.372).
Ruínas da estação de Cajupiranga
A plataforma da estação em 2010. Foto Francisco Ricardo de Souza Jr. |
Com a inauguração da estação de Parnamirim a estação de Cajupiranga perdeu importância sendo reduzida a parada intermediária e não escapando da ceifa demolidora das paradas na década de 1960 por ser considerada antieconômica tendo sido então demolida.Atualmente as ruínas da plataforma da estação podem ser vistas no local.
A estação da Parnamirim
Com a criação da Base Aérea de Parnamirim
durante a Segunda Guerra Mundial a povoação que ali se estabelecera se tornou
vila e a futura cidade começou a se desenvolver.
Como
município, Parnamirim só foi emancipado em 1958. Chamou-se Eduardo Gomes de
1973 a 1987, mas voltou a ter o nome original depois disso. Cajupiranga ficou
então como distrito do novo município.
O
movimento populacional exigia então uma estação em Parnamirim, foi então que
atendendo ao que expôs o Departamento Nacional de Estradas de Ferro o Ministro
da Viação autorizou a mudança da estação de Cajupiranga para o local em quem se
encontrava a Base Aérea de Parnamirim (A ORDEM, 01/09/1943, p.2).
A
estação de Parnamirim foi construída no km 17 do trecho da Estrada de Ferro
Central do Rio Grande do Norte embora a referida estação estivesse no trecho da
antiga Estrada de Ferro de Natal a Nova Cruz tendo sido esta a ultima estação
construída nesse trecho.
Segundo
aviso da Diretoria da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte foi
entregue no dia 15/09/1943 o trafego ao publico da estação de Parnamirim.
Segundo o jornal a Ordem era mais um importante melhoramento introduzido pela
Central “sempre empenhada em bem servir ao nosso publico” (A ORDEM, 15/09/1943,
p.1).
A estação de Parnamirim
A estação, sem data. Autor desconhecido. Cessão Luiz Antonio Coutinho. |
A estação original antes da demolição, foto sem data por Prefeitura Municipal. |
A estação de Parnamirim
A estação original antes da demolição, foto de 1985 por Luiz Antonio Coutinho |
Já
a estação de Parnamirim sobreviveu até a desativação dos trens de passageiros
na década de 1980, em 1986 a antiga estação cedeu lugar a uma nova estação
‘moderna’ para ser a estação terminal da linha sul dos trens metropolitanos da
CBTU condição vigente até os dias atuais.
A nova estação de Parnamirim
Construção da nova estação de Parnamirim em 1986.Fonte: Diário de Natal,1986. |
A estação atual, em 2013. Foto Luizinho/Facebook. |
Coberturas parciais na plataforma de Parnamirim. Foto Gunnar Gil em 2/2014. |
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A parada de Pitimbu
A
parada Pitimbu estava situada no km 13 tendo sido inaugurada em 28/09/1881 no
trecho inicial da Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz entre Natal e São José de
Mipibu.
Hoje é uma estação dos trens metropolitanos de Natal. Construída em estilo moderno, supondo que houve a demolição da estação original.
Acidentes
Um grave acidente aconteceu em
Cajupiranga em 1952.A
composição vinha de Recife com direção a Natal e ao passar pelo pontilhão sobre
o rio Cajupiranga descarrilou, a locomotiva foi parar a 200 metros.
O
carro bagageiro tombou ficando uma parte sobre a linha férrea e outra no rio
tombando também um carro de passageiros, não houve vitimas entre os passageiros
desse carro.Morreram esmagados o graxeiro Manoel Sebastião, o guarda-freios
Manoel Francisco e o lenheiro que viajava no bagageiro.Ficaram feridos o
guarda-freios Julio Alves e o chefe de trem Gaspar Lopes sendo grave o estado
do primeiro.
O acidente de 1952
Fonte: Diário da Noite,1952,p.4.
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A causa do acidente foi atribuida ao afastamento dos trilhos, até então os vagões vinham em ordem e a composição seguia em ritmo normal.
Ficaram feridos no acidente o
maquinista Humberto Calvacanti e o foguista Manuel Crescêncio que foram
conduzidos ao pronto socorro da capital. Sairam ileso o guarda-freios Agenor
Teixeira e o condutor Edgard Teixeira sendo conduzidos até a estação de
Parnamirim onde receberam socorros de urgência.O acidente foi motivado por desarranjo em um dos elos que
ligava a locomotiva aos carros. (CORREIO DA MANHÃ, 1955, p.9).
Boa noite!
ResponderExcluirExcelente texto. Conheci alguns ferroviários que trabalharam nesse trecho e me contaram desses acidentes e do caso dos fantasmas. Muitos falavam que era um trecho complicado.
grato
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