terça-feira, 11 de dezembro de 2018

JASON RIGBY O CONSTRUTOR E PRIMEIRO SUPERINTENDENTE DA ESTRADA DE FERRO NATAL A NOVA CRUZ



Jason Rigby (1846-1910) foi o primeiro superintendente da Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz, assim como o engenheiro responsável pela sua construção. Foi um dos muitos ingleses que moraram em Natal no final do século XIX.
Jason Rigby foi engenheiro membro do Institution of civil enginers of england (Instituto dos Engenheiros Civis da Inglaterra, em tradução livre).
Eis sua biografia até ser nomeado superintendente da Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz:
Jason Rigby obteve o diploma de engenheiro em 1867, sendo graduado em Artes pela Universidade de Dublin em 1870.
Em 1868 foi discípulo do Sr. James Price, passando depois ao cargo de adido do escritório encarregado dos trabalhos gerais da Estrada de  Ferro Midland Great Western da Irlanda.De 1871 a 1872 foi ajudante do Sr. Tuft, administrador do Condado de Austrin, tendo um distrito a seu exclusivo cargo.Em 1872 partiu para Buenos Aires com outros 13 companheiros, empregando-se com 1º expedição.Em 1875 voltou ao seu país e foi contratado para a Estrada de Ferro Paraná a Mato Grosso, sob a direção do capitão Paim e W. Lloyd.Esteve durante 3 anos nesta comissão, penetrando com seus companheiros em regiões do Brasil onde até então nenhum homem branco havia pisado.
        Com a possibilidade da exceção de um, era ele tido como o único sobrevivente desta expedição.
Em 1876 voltou são ao seu país e casou-se com miss Anne Alice Andrews. Rigby fez-se sócio do Instituto dos Engenheiros Civis em 1876, sendo eleito membro efetivo em 1883. Ainda em 1876 ocupou-se dos trabalhos das estradas de ferro de Lancashire.Voltou no mesmo ano para o Brasil para administrar a construção da  Imperial Brazilian  Natal and Nova Cruz Railwy Company, na província do Rio Grande do Norte.
Em Natal
Segundo o jornal Avulso o engenheiro Jason Rigby chegou a Natal em 05/01/1877 junto com um companheiro para explorarem o terreno e organizar as plantas da Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz. Contava a época com 31 anos.
O Brasil não era desconhecido para ele, mas talvez a região nordestina sim. Seria para ele mais um desafio a ser perseguido, comum aos intrépidos engenheiros que se aventuraram pelo Brasil a fora construindo ferrovias na segunda metade do século XIX.
        Ainda segundo o referido jornal “seria impossível descrever os esforços e sacrifícios deste homem trabalhador, em uma região completamente estranha- através das chapadas agrestes, dos paus, das matas sombrias, vencendo tudo dominado sempre da grande ideia” (AVULSO, 27/02/1880, p.1).
        Que emoções não sentira ele, filho da Europa, a braços com esta exuberante natureza americana tão diferente da de sua pátria – desde arvore até o reptil, desde o solo até o céu dizia o jornal citado.
        Seus múltiplos esforços em terras potiguares foram coroados, porquanto organizou ele as plantas, que tiveram o fim destinado e por decreto de 06/04/1878 foram elas aprovadas.
Já segundo o Diário de Pernambuco o nomeado engenheiro chefe da construção da Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz Jason Rigby chegou ao Recife em 29/09/1878 no vapor inglês Tagus.Ele seguiu ao seu destino no vapor Pernambuco que vinha do sul, a fim de dar inicio a seus trabalhos em terras potiguares (DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 27/09/1878,p.1).O restante do pessoal e o material para a estrada partiria da Inglaterra e em breve estaria em Natal.
Segundo o monitor campista o engenheiro Jason Rigby era um homem ilustrado e de longa prática (MONITOR CAMPISTA, 26/10/1878, p.1).
Já em Natal no dia 30/09/1878 o engenheiro Jason Rigby comunicou ao presidente da província que em 01/10/1878 pelas 16h00 teria lugar a inauguração da estrada no sítio Refoles, o que efetivamente aconteceu em presença de numeroso concurso de pessoas de todas as classes. Era o inicio dos trabalhos de construção da Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz.
O presidente da província não compareceu por motivos de saúde.
Depois das formalidades conforme normas protocolares, ao toque do hino nacional, serviu-se todos os que ali se achavam uma mesa de toast, e falaram sobre o esplêndido acontecimento diversas pessoas, a saber: o engenheiro major J. Guilherme, major Pinheiro, Dr. Carvalho, Thomas Gomes e outros, tendo o chefe de policia levantado um brinde ao chefe da nação. A festa foi estrondosa. Houve passeata a noite com musica, foguetes, etc, sendo cumprimentados em sua casas o Dr. Moreira Brandão, Dr. Luis Carlos, Dr. Manoel Quitiliano, vice cônsul Joaquim Inácio e o coronel Bonifácio, reinando  a maior animação  e entusiasmo.
Além dos já citados a cima, o juiz de direito R. Morato, o ajudante de ordens do governo e vice-cônsul Odilon, o presidente da câmara, negociantes, proprietários e todos os funcionários públicos assistiram “a este glorioso festim que é a consagração do trabalho, do progresso e da civilização”. (MONITOR CAMPISTA, 26/10/1878, p.1).
Prometeu o engenheiro Jason Rigby que em 18 meses estaria concluída toda a linha.
        De setembro de 1876 em diante tomou conta da construção da Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz até ser nomeado, em 1883 pelo Sr. Douglas Fox e seus associados como engenheiro residente.  Logo depois de concluída a linha e sua inauguração em 28/09/1880 a Administração o convidou para ocupar o cargo de presidente geral, cargo que empenhou até 1885 quando passou o cargo ao engenheiro John Morant que foi nomeado pelo diretor da companhia para o referido lugar em 19/10/1885 (CORREIO DE NATAL, 19/10/1885, p.2).Terminando assim sua presença em terras potiguares.
Outras funções
Conforme o Jornal do Comércio (07/10/1910, p.3) o Sr. Frank Parishi que era presidente da Great Western of Brazil Railway-GWBR ofereceu então a Jason Rigby a diretoria dessa linha, cujas funções exerceu até 1890, vivendo em Pernambuco, onde a febre amarela, de que falecera o seu predecessor, grassava nessa ocasião.
        Deixou a GWBR para assumir a direção da Estrada de Ferro Minas ao Rio para a qual fora nomeado pelo Sr. Edgell Hunt. Pouco tempo depois o Sr. Reginald Neild convidou-o para a Estrada de Ferro Entre Rios, que ele dirigiu durante 3 anos vivendo no Paraná.
        Em 1895 ainda a convite do Sr. Frank Parish foi diretor geral da Estrada de Ferro Buenos Aires e Rosário, na Argentina, quando esta ferrovia se fundiu com a Estrada de Ferro Central da Argentina.
        Ocupou esse lugar até 1899, época em que voltou ao seu país para aceitar em colocação no escritório central da companhia. No mesmo ano foi esteve a frente da Great Souterhern Railway Company e por morte do Sr. Frank Parish foi eleito presidente desta companhia.
        Jason Rigby faleceu em Londres em 15/09/1910 aos 64 anos. Na data do seu falecimento o engenheiro Rigby fazia parte de diversas companhias. Os seus funerais realizaram-se no cemitério de Putney Vale. A morte de Jason Rugby foi noticiada no obituário do jornal Times de Londres.
      Abaixo a capela do cemitério Putney Vale no sudoeste de Londres onde foi enterrado o engenheiro Jason Rigby.



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