Jason
Rigby (1846-1910) foi o primeiro superintendente da Estrada de Ferro do Natal a
Nova Cruz, assim como o engenheiro responsável pela sua construção. Foi um dos
muitos ingleses que moraram em Natal no final do século XIX.
Jason
Rigby foi engenheiro membro do Institution
of civil enginers of england (Instituto dos Engenheiros Civis da Inglaterra,
em tradução livre).
Eis
sua biografia até ser nomeado superintendente da Estrada de Ferro do Natal a
Nova Cruz:
Jason
Rigby obteve o diploma de engenheiro em 1867, sendo graduado em Artes pela Universidade
de Dublin em 1870.
Em
1868 foi discípulo do Sr. James Price, passando depois ao cargo de adido do escritório
encarregado dos trabalhos gerais da Estrada
de Ferro Midland Great Western da
Irlanda.De 1871 a 1872 foi ajudante do Sr. Tuft, administrador do Condado de
Austrin, tendo um distrito a seu exclusivo cargo.Em 1872 partiu para Buenos Aires
com outros 13 companheiros, empregando-se com 1º expedição.Em 1875 voltou ao
seu país e foi contratado para a Estrada de Ferro Paraná a Mato Grosso, sob a
direção do capitão Paim e W. Lloyd.Esteve durante 3 anos nesta comissão, penetrando
com seus companheiros em regiões do Brasil onde até então nenhum homem branco
havia pisado.
Com a possibilidade da exceção de um,
era ele tido como o único sobrevivente desta expedição.
Em
1876 voltou são ao seu país e casou-se com miss Anne Alice Andrews. Rigby fez-se
sócio do Instituto dos Engenheiros Civis em 1876, sendo eleito membro efetivo
em 1883. Ainda em 1876 ocupou-se dos trabalhos das estradas de ferro de
Lancashire.Voltou no mesmo ano para o Brasil para administrar a construção
da Imperial
Brazilian Natal and Nova Cruz Railwy
Company, na província do Rio Grande do Norte.
Em Natal
Segundo
o jornal Avulso o engenheiro Jason Rigby chegou a Natal em 05/01/1877 junto com
um companheiro para explorarem o terreno e organizar as plantas da Estrada de
Ferro do Natal a Nova Cruz. Contava a época com 31 anos.
O
Brasil não era desconhecido para ele, mas talvez a região nordestina sim. Seria
para ele mais um desafio a ser perseguido, comum aos intrépidos engenheiros que
se aventuraram pelo Brasil a fora construindo ferrovias na segunda metade do
século XIX.
Ainda segundo o referido jornal “seria impossível
descrever os esforços e sacrifícios deste homem trabalhador, em uma região completamente
estranha- através das chapadas agrestes, dos paus, das matas sombrias, vencendo
tudo dominado sempre da grande ideia” (AVULSO, 27/02/1880, p.1).
Que emoções não sentira ele, filho da
Europa, a braços com esta exuberante natureza americana tão diferente da de sua
pátria – desde arvore até o reptil, desde o solo até o céu dizia o jornal
citado.
Seus múltiplos esforços em terras
potiguares foram coroados, porquanto organizou ele as plantas, que tiveram o
fim destinado e por decreto de 06/04/1878 foram elas aprovadas.
Já
segundo o Diário de Pernambuco o nomeado engenheiro chefe da construção da
Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz Jason Rigby chegou ao Recife em 29/09/1878
no vapor inglês Tagus.Ele seguiu ao seu
destino no vapor Pernambuco que vinha do sul, a fim de dar inicio a seus
trabalhos em terras potiguares (DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 27/09/1878,p.1).O restante
do pessoal e o material para a estrada partiria da Inglaterra e em breve
estaria em Natal.
Segundo
o monitor campista o engenheiro Jason Rigby era um homem ilustrado e de longa prática
(MONITOR CAMPISTA, 26/10/1878, p.1).
Já
em Natal no dia 30/09/1878 o engenheiro Jason Rigby comunicou ao presidente da província
que em 01/10/1878 pelas 16h00 teria lugar a inauguração da estrada no sítio
Refoles, o que efetivamente aconteceu em presença de numeroso concurso de
pessoas de todas as classes. Era o inicio dos trabalhos de construção da
Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz.
O
presidente da província não compareceu por motivos de saúde.
Depois
das formalidades conforme normas protocolares, ao toque do hino nacional, serviu-se
todos os que ali se achavam uma mesa de toast,
e falaram sobre o esplêndido acontecimento diversas pessoas, a saber: o engenheiro
major J. Guilherme, major Pinheiro, Dr. Carvalho, Thomas Gomes e outros, tendo
o chefe de policia levantado um brinde ao chefe da nação. A festa foi
estrondosa. Houve passeata a noite com musica, foguetes, etc, sendo cumprimentados
em sua casas o Dr. Moreira Brandão, Dr. Luis Carlos, Dr. Manoel Quitiliano,
vice cônsul Joaquim Inácio e o coronel Bonifácio, reinando a maior animação e entusiasmo.
Além
dos já citados a cima, o juiz de direito R. Morato, o ajudante de ordens do
governo e vice-cônsul Odilon, o presidente da câmara, negociantes, proprietários
e todos os funcionários públicos assistiram “a este glorioso festim que é a consagração
do trabalho, do progresso e da civilização”. (MONITOR CAMPISTA, 26/10/1878, p.1).
Prometeu
o engenheiro Jason Rigby que em 18 meses estaria concluída toda a linha.
De setembro de 1876 em diante tomou
conta da construção da Estrada de Ferro Natal a Nova Cruz até ser nomeado, em
1883 pelo Sr. Douglas Fox e seus associados como engenheiro residente. Logo depois de concluída a linha e sua inauguração
em 28/09/1880 a Administração o convidou para ocupar o cargo de presidente
geral, cargo que empenhou até 1885 quando passou o cargo ao engenheiro John
Morant que foi nomeado pelo diretor da companhia para o referido lugar em
19/10/1885 (CORREIO DE NATAL, 19/10/1885, p.2).Terminando assim sua presença em
terras potiguares.
Outras funções
Conforme
o Jornal do Comércio (07/10/1910, p.3) o Sr. Frank Parishi que era presidente
da Great Western of Brazil Railway-GWBR ofereceu então a Jason Rigby a
diretoria dessa linha, cujas funções exerceu até 1890, vivendo em Pernambuco,
onde a febre amarela, de que falecera o seu predecessor, grassava nessa
ocasião.
Deixou a GWBR para assumir a direção da
Estrada de Ferro Minas ao Rio para a qual fora nomeado pelo Sr. Edgell Hunt. Pouco
tempo depois o Sr. Reginald Neild convidou-o para a Estrada de Ferro Entre
Rios, que ele dirigiu durante 3 anos vivendo no Paraná.
Em
1895 ainda a convite do Sr. Frank Parish foi diretor geral da Estrada de Ferro
Buenos Aires e Rosário, na Argentina, quando esta ferrovia se fundiu com a
Estrada de Ferro Central da Argentina.
Ocupou esse lugar até 1899, época em que
voltou ao seu país para aceitar em colocação no escritório central da companhia.
No mesmo ano foi esteve a frente da Great
Souterhern Railway Company e por morte do Sr. Frank Parish foi eleito
presidente desta companhia.
Jason Rigby faleceu em Londres em
15/09/1910 aos 64 anos. Na data do seu falecimento o engenheiro Rigby fazia
parte de diversas companhias. Os seus funerais realizaram-se no cemitério de Putney
Vale. A morte de Jason Rugby foi noticiada no obituário do jornal Times de
Londres.
Abaixo a capela do cemitério Putney Vale no sudoeste de Londres onde foi enterrado o engenheiro Jason Rigby.
Abaixo a capela do cemitério Putney Vale no sudoeste de Londres onde foi enterrado o engenheiro Jason Rigby.
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