quarta-feira, 29 de julho de 2020

A INAUGURAÇÃO DO TREM URBANO EM CEARÁ-MIRIM

      A inauguração sistema de trens urbanos até a cidade de Ceará-Mirim ocorreu em 09/11/1982 , naquele dia ocorreu a viagem inaugural do trem de passageiros ligando Natal a Ceará-Mirim num prolongamento do percurso do trem urbando que desde janeiro daquele ano de 1982 já estava sendo utilizado entre Natal e Estremoz.

         Essa viagem teve a duração de aproximada de 5 horas tendo sido realizada diversas paradas ao longo do trecho, tendo partricipado dela o ministro dos transportes, Cloraldino Severo, o governador Lavoisier Maia, o presidente da EBTU, José Guilerme Francicene, o diretor técnico da empresa Marcos César Formiga, o prefeito da capital, Manoel Pereira,o ex-prefeito de Natal e candidato a governador José Agripino, além do presidente da RFFSA, Carlos Aloysio Weber e outras autoridades.

         O ministro dos transportes e comitiva desembarcou no aeroporto militar do Catre as 15h45 seguindo diretamente para a estação ferroviária da Ribeira onde foram assinados as 16h30 diversos convênios entre o ministério dos transportes, a EBTU, o governo do estado e a prefeitura de Natal.

         A saida da composição que faria a primeira viagem entre Natal e Ceará-Mirim estava prevista para partir as 17h00 devendo chegar  ao destino final as 22h00.

         No trecho havia um total de 9 paradas com duraçaõ de cerca de 20 minutos em cada uma, eram estas: Alecrim, Quintas, Igapó, Conjunto Santa Catarina, Conjunto Soledade, Nova Natal, Conjunto da Marinha (Estrela do Mar), Estremoz, Massangana, chegando finalmente a nova estação de Ceará-Mirim as 22h00.

         Dois carros da composição foram destinados as autoridades e os 5 demais carros franqueados ao público.

         Após a inauguração da nova estação de Ceará-Mirim quando houve o discurso de vários oradores (como de praxe) o trem retornaria a Natal e entrando em funcionamento normalmente a parir do dia seguinte, ou seja, dia 10/11/1982.

         O transporte de trem urbano era operacionalizado pela Empresa Brasileira de Trens Urbanos-EBTU que em 1984 passou a denominar-se de CBTU.

            A demora na realização do percurso deve ao fato de que foram feitos comícios nas paradas ao longo do trecho.Normalmente o percurso é realizado em uma hora.

          Segundo o diretor local da RFFSA, Marco Aurélio Calvacanti, o preço da passagem seria único para todo percurso de Natal a Ceará-Mirim que seria de Cr$ 17,00, o que representaria uma substancial redução no custo de transportes das populações beneficiadas, uma vez que uma passagem de ônibus Natal a Ceará-Mirim custava a época Cr$ 150, 00. ( O POTI,.07/11/1982,p.8).

                                      A nova estação de Ceará-Mirim









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