A inauguração sistema de trens
urbanos até a cidade de Ceará-Mirim ocorreu em 09/11/1982 , naquele dia ocorreu
a viagem inaugural do trem de passageiros ligando Natal a Ceará-Mirim num
prolongamento do percurso do trem urbando que desde janeiro daquele ano de 1982
já estava sendo utilizado entre Natal e Estremoz.
Essa
viagem teve a duração de aproximada de 5 horas tendo sido realizada diversas
paradas ao longo do trecho, tendo partricipado dela o ministro dos transportes,
Cloraldino Severo, o governador Lavoisier Maia, o presidente da EBTU, José
Guilerme Francicene, o diretor técnico da empresa Marcos César Formiga, o
prefeito da capital, Manoel Pereira,o ex-prefeito de Natal e candidato a
governador José Agripino, além do presidente da RFFSA, Carlos Aloysio Weber e
outras autoridades.
O
ministro dos transportes e comitiva desembarcou no aeroporto militar do Catre
as 15h45 seguindo diretamente para a estação ferroviária da Ribeira onde foram
assinados as 16h30 diversos convênios entre o ministério dos transportes, a
EBTU, o governo do estado e a prefeitura de Natal.
A
saida da composição que faria a primeira viagem entre Natal e Ceará-Mirim
estava prevista para partir as 17h00 devendo chegar ao destino final as 22h00.
No
trecho havia um total de 9 paradas com duraçaõ de cerca de 20 minutos em cada
uma, eram estas: Alecrim, Quintas, Igapó, Conjunto Santa Catarina, Conjunto
Soledade, Nova Natal, Conjunto da Marinha (Estrela do Mar), Estremoz,
Massangana, chegando finalmente a nova estação de Ceará-Mirim as 22h00.
Dois
carros da composição foram destinados as autoridades e os 5 demais carros
franqueados ao público.
Após
a inauguração da nova estação de Ceará-Mirim quando houve o discurso de vários
oradores (como de praxe) o trem retornaria a Natal e entrando em funcionamento
normalmente a parir do dia seguinte, ou seja, dia 10/11/1982.
O
transporte de trem urbano era operacionalizado pela Empresa Brasileira de Trens
Urbanos-EBTU que em 1984 passou a denominar-se de CBTU.
A demora na realização do percurso deve ao fato de que foram feitos comícios nas paradas ao longo do trecho.Normalmente o percurso é realizado em uma hora.
Segundo o diretor local da RFFSA, Marco Aurélio Calvacanti, o preço da passagem seria único para todo percurso de Natal a Ceará-Mirim que seria de Cr$ 17,00, o que representaria uma substancial redução no custo de transportes das populações beneficiadas, uma vez que uma passagem de ônibus Natal a Ceará-Mirim custava a época Cr$ 150, 00. ( O POTI,.07/11/1982,p.8).
A nova estação de Ceará-Mirim
Nenhum comentário:
Postar um comentário