quinta-feira, 30 de julho de 2020

MULHERES TRABALHANDO EM FERROVIAS


         O trabalho ferroviário era considerados um dos mais pesados existentes no inicio do século XX por suas características que envolviam muitos materiais em ferro que exigiam força e destreza para sua realização, era trabalho exclusivamente masculino, no entanto, como nada é impossível ao esforço humano feminino, essa regra não era cumprida nos EUA no inicio do século XX quando se tinha muitas mulheres empregadas em serviços que eram realizados pelos homens.

         Segundo publicou o jornal natalense A República referente a estatísticas do Censo dos EUA  em 1907 havia 4.833,630 mulheres naquele país que ganhavam a vida trabalhando, sendo esse número o dobro do que havia registrado o Censo de 1880.

          A baixo uma imagem de mulheres do inicio do século XX trabalhando no que parece ser uma oficina mecânica.


         As mulheres que se ocupavam do trabalho doméstico era ¼ do total, o restante se ocupavam nos mesmos misteres que os homens, com exceção apenas de 9.

         Ainda de acordo com o referido jornal havia naquele ano 31 mulheres exercendo a função de porta-freios, 45 mecânicas de locomotivas, 43 cocheiras, 185 ferreiras e 11 que se empregavam em escavações de poços. (A REPUBLICA,22/11/1907,p.2).

           Notem que a maioria dos trabalhos eram nas ferrovias e os mesmos considerados “pesados” para mulheres.

         Aqui no Brasil o registro de mulheres trabalhando “pesado” em ferrovias foi registrado na construção da Estrada de Ferro Sorocabana em São Paulo já década de 1920, como a foto a baixo de 1929.


        Contudo, há que se dizer, a bem da verdade, que a maioria dessas mulheres tanto nos EUA como no Brasil se dispunham a enfrentar as dificuldades do serviço em ferrovias motivadas mais pelas necessidades de sobrevivência sua e de seus filhos do que pelo "glamour" de desafiar os homens na guerra dos sexos que dura desde que o mundo é mundo.

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