sexta-feira, 31 de julho de 2020

MULHERES TRABALHANDO NA EFCRGN

     O tema do trabalho feminino em ferrovias já foi abordado por nós outras postagens.Neste post iremos enumerar mais cinco nomes de mulheres que exercer ceram cargo no serviço público na Estrada de Ferro Central do Rio Grande Norte-EFCRGN.

         Em 09/07/1937 foi assinado pelo presidente da República, Getúlio Vargas, o ato de nomeação de Maria Sitaro da Costa para a função de escriturária da EFCRGN cargo a ser exercido interinamente. (A ORDEM, 09/07/1937,p.1).

Um  ano depois Maria Sitáro da costa foi nomeada para o cargo de escriturária da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional em Natal  (A ORDEM, 09/07/1938, p.4).Nesta repartição ela fez a sua carreira no serviço público onde era bem quista e respeitada.

         Segundo a revista Vida Doméstica, Maria Sitáro da Costa, era filha de Rodrigo Afonso da Costa (a mãe não foi citada pela revista, mas apenas como o titulo de Exma esposa) fazia parte da alta sociedade de Natal (VIDA DOMÉSTICA, 1939, p.7).


Maria Sitáro da Costa.Foto: Vida Domestica,1939, p.7.

         Foi Maria Sitáro da Costa quem iniciou a campanha para a construção da capela da Praia do Meio/Areia Preta cuja a posição respeitosa por qual era tida conseguiu mais de 100 assinaturas de doadores para a construção da referida capela.( A ORDEM,10/02/1941,p.1).

         Conforme se lia no jornal A Ordem “por decreto do sr. Presidente da República, assinado no Ministério da Fazenda, vem ser promovida a escriturário, com exercicio na Delegacia Fiscal deste Estado, a Srta. Maria Sitáro da Costa, que desde algum tempo vem servindo, com dedicação, naquele importante órgão da administração federal. (A ORDEM,24/04/1943,p.4).

         Em 1945 Maria Sitaro da Costa foi promovida a letra G da carreira de escriturário do Ministério da Fazenda atuante na Delegacia Fiscal de Natal.Segundo o jornal A Ordem “pela sua promoção a Srta. Maria Sitaro da Costa vem sendo muito felicitada”.(A ORDEM, 08/10/1945, p.4).

         Maria Sitaro da Costa casou-se com Israel Menezes Brasil, da Importadora Severino Alves Bila.

        Em 06/02/1945 o presidente da República, assinou a admissão das seguintes candidatas habilitadas em concurso público para a função de auxiliar de escritório de referência VII na Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte (A ORDEM,06/02/1945,p.4):

Maria Eurídice Vasconcelos.

Maria Carolina Cantanhede Teófilo.

Maria Nisia Bezerra das Neves.

Diva Alves da Silveira.

         De Maria Eurídice Vasconcelos e Diva Alves da Silveira sabe-se que ambas foram admitidas para cursar o primeiro ano de Magistério na Escola Normal de Natal em 1938 (A ORDEM, 07/06/1938, p.1).Maria Eurídice fez parte da juventude Feminina Católica.Diva Alves da Silveira ficou noiva de Raimundo de Sena, que trabalhava no comércio da capital em 1946.

         Das outras duas nada mais conseguimos apurar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário