segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ELETRIFICAÇÃO DE SERRA PELADA E INAUGURAÇÃO DA AGÊNCIA DO BANDERN EM TAIPU



           A agência do bando do estado do Rio Grande do Norte-BANDERN em Taipu foi inaugurada em 30/07/ 1982 pelo governador Lavoisier Maia, foi a 30ª agencia do BANDERN a ser inaugurada no estado e a 7ª na administração de Lavoisier Maia.
            Com a agencia do BANDERN o município de Taipu passaria a ter acesso crédito, expandir a indústria e comércio, e sobretudo desenvolver a agricultura, atividade básica do município.

A solenidade
            As 20 horas o governador chegou em ônibus especial sendo recebido na entrada da cidade pelo prefeito Emanoel Cavalcanti, deputados estaduais, vereadores e lideranças locais. O governador foi então conduzido até a agencia a ser inaugurada onde se realizou uma grande concentração.
            O primeiro a discursar foi o prefeito Emanoel Cavalcanti que enumerou os vários benefícios trazidos pelo governador para o município “o que vem proporcionando melhores condições de vida a nossa população” disse o prefeito de Taipu.
            Na oportunidade o prefeito solicitou a abertura de um posto de revenda agrícola e ajuda para realizar o calçamento da rua que dava acesso ao cemitério.
            Em seguida o presidente do BANDERN em discurso expos uma análise sobre o banco naquele momento.
            Na fala do governador Lavoisier Maia eis que ele disse que dos vários benefícios já levados a Taipu nenhuma obra se comparava a esta que estava sendo entregue pois certamente iria impulsionar o desenvolvimento do município, beneficiando desde o comerciante e industrial até o agricultor que a partir de então teria um banco para os ajudar em suas atividades.

Anuncio do serviço de abastecimento de água em Taipu
            Ainda em seu discurso disse o governador “o desfio maior que resolvi enfrentar, me comprometendo em praça pública, é o serviço de abastecimento de água. E esse desafio irá se concretizar no final de outubro, quando aqui voltarei para tornar realidade o grande anseio desta população” disse Lavoisier Maia.

A inauguração da eletrificação da Serra Pelada
            Além da inauguração da agência do BANDERN em Taipu a inauguração do sistema de eletrificação do distrito de Serra Pelada também foi um dos motivos que trouxeram o governador Lavoisier Maia a Taipu no dia 30/07/ 1982.

Fonte: Diário de Natal, 03/08/ 1982, p.3.



propaganda do Diário de Natal sobre a inauguração do Bandern em Taipu.



O prédio onde funcionou a agência do Bandern abriga atualmente o batalhão de policia militar
  











NOTAS SOBRE A EFCRN

Sobre a inauguração
            A comitiva presidencial saiu de Natal as 8h da manhã embarcando no trem da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte. Na parada de Extremoz, o diretor da comissão construtora, o engenheiro Carneiro da Rocha, fez um breve discurso saudando o presidente Afonso Pena.
            O presidente declarou que estava inaugurada a primeira seção da estrada até Ceará-Mirim. A comitiva chegou a Ceará-Mirim as 10h30, na residência do juiz de direito da foi servido um almoço aos membros da comitiva. Realizou-se na praça da matriz uma vaquejada. A comitiva regressou a Natal as 15h.
Fonte: JORNAL DO BRASIL, 1906, p. 3.

Isenção para a ponte do Umari
            Foi solicitado pelo ministério da fazenda ao inspetor da alfandega de Pernambuco para que fosse despachada livre de impostos uma ponte de 150 metros composta por cinco vãos destinada a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte.
Fonte: JORNAL DO COMMERCIO (RJ), 1908, p.2.

A EFCRN até 1914
            Nos 56 km em trafego da EFCRN foi construído naquele ano de 1910 um depósito de carros em Ceará-Mirim, iniciado o edifício das oficinas em Natal na margem direita do rio Potengi. No trecho foram substituídas as rampas de 2, 5m e os raios mínimos das curvas de 100 para 150m, que exigiu levantamento de 9. 840 metros de trilho e novos estudo além do km 60 a parti de Taipu, nesse trecho estavam sendo feitos o movimento de terra.
            A ponte sobre o rio Ceará-Mirim de cinco vãos de 50 metros, viga metálica continua, tem as alvenarias concluídas e iniciada a montagem, que ficará terminada em agosto deste ano.
            Com a conclusão da ponte poderia ser entregue os 60 km da EFCRN.
            A EFCRN até 1914 tinha 100 km, sendo que 89 estavam em construção e 71km com estudos aprovados.
Fonte: A IMPRENSA, 1910, p. 4.

Ponte de atracação
            Concluída a ponte provisória de atracação na estação da Coroa começou o serviço de passagem no rebocador Ceará-Mirim conforme o horário:
            Segunda, quarta e sexta partida de Natal as 8h10 da manhã, terça, quinta e sábado partida de Natal as 15h10.a volta sempre era 10 minutos após a chegada ou partida dos trens. A passagem custava 100 réis, sendo as malas de mãos isentas de pagamento.
Fonte: JORNAL DO COMMERCIO (RJ), 1907, p. 4.

Ramal de Macau
            Foi iniciado em 1914 a construção do trecho de Epitácio Pessoa  [atual Pedro Avelino]  a Macau num percurso de 60 km. Esse trecho não exigia grandes obras de artes, a não uma pequena ponte sobre o rio Amargoso. O trecho não chegou a ser inaugurado , mas durante algum tempo correram trens de lastro.
Fonte: Revista EXCELSIOR,  1929, p. 69.
Extensão do trafego
            A extensão de trafego que em 1913 era de 119,558 km foi acrescida em 24, 750 km em 1914 o qual elevou a 44,308 km o total em trafego da EFCRN.
Fonte: CORREIO PAULISTANO, 1915, p. 4
Em 1920
            Até 1920 a EFCR tinha 147,842 km na linha tronco entre Natal e Lajes, sendo o movimento de trem considerado perfeito pela própria companhia arrendatária.

Déficit da EFCRN
            1927 a EFCRN havia aprestado grande déficit, no ano seguinte “segundo cálculos autorizados a diminuição da receita dessa via de transporte será ainda maior”, conforme era noticiado no jornal Diário Nacional.
Fonte: A DEMOCRACIA EM MARCHA, 1928, p. 5.
            Em 1927 achava -se suspenso o trecho já arrendado de 44 km entre Lajes e Caicó que teria um total de 150km, também a linha de contorno em Natal com 5,156 km destinada a ligar a nova estação a esplanada Silva Jardim.
Fonte: CORREIO PAULISTANO, 1929, 7.

Receita da EFCRN em 1930
            O demonstrativo financeiro da EFCRGN revelou o seguinte dado: Receita 1.024: 828$690; Despesas 1.198:183$142.
Fonte: CORREIO PAULISTANO, 1930, p.7.
Receita da EFCRN em 1936
            Em 1936 esse foi o movimento financeiro da EFCRN: Receita 1.528: 529$600 e despesa de 1.507: 469$400 acusando assim um superávit de 21:060$200.
Fonte:  JORNAL DO COMMERCIO: Retrospecto Comercial (RJ) 1937, p. 220.

Novo déficit
            Um novo déficit foi registrado na EFCRN em 1946 cuja a receita foi de  Cr$ 9. 000, 000, 00 para uma despesa de Cr$ 14.000, 000, 00
Fonte: VAMOS LÊR, 1946, p. 67
             A justificativa para esse déficit era que a estrada de ferro servia a região de pequena produção e baixa densidade econômica que não admitia fretes elevados.

A ferrovia que nunca chegou a Assú
            Uma comissão formada pelos representantes da Associação Comercial de Assu entregaram ao ministro da viação uma representação dos comerciantes daquela cidade para que o presidente da república autorizasse a extensão da linha da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte até Assú.
Fonte: A IMPRENSA, 1911, p. 13.


            Assú não estava incluída no projeto original da EFCRN, estranhamente posi era uma das cidades mais pujantes da região central do estado em franco desenvolvimento econômico, mas assim como Caicó, que estava prevista para receber a estação final da EFCRN, estas cidades jamais viram os trilhos chegar em seus respectivos territórios.

sábado, 28 de outubro de 2017

NOVA DENOMINAÇÃO À ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO RIO GRANDE DO NORTE

           A Lei Nº 1.155, de 12 de julho de 1950 deu nova denominação à Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte.O Presidente da República decretou a Lei pela qual a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte denominar-se-ia Estrada de Ferro Sampaio Correia. Na mesma lei no artigo 2º determinava que na entrada da Estação, em Natal, da Estrada de Ferro, a que alude o artigo anterior, seria inaugurado um busto de bronze do Engenheiro Sampaio Correia. 
         Já o Art. 3º determinava que o  Poder Executivo ficava autorizado a abrir, pelo Ministério da Viação e Obras Públicas, o crédito especial de Cr$100.000,00 (cem mil cruzeiros), para atender às despesas decorrentes desta Lei.




fonte: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1950-1959/lei-1155-12-julho-1950-363516-publicacaooriginal-1-pl.html

PROJETO E ORÇAMENTO DA NOVA LINHA DE NATAL A NOVA CRUZ

            O Decreto nº 19.245, de 23 de Julho de 1945 aprovou o projeto e orçamento da nova linha de Natal a Nova Cruz , na Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte.O Presidente da República assinou o decreto o qual era aprovado o projeto e orçamento na importância total de Cr$19.716.110,40 (dezenove milhões setecentos e dezesseis mil cento e dez cruzeiro e quarenta centavos), requerido pelo Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Ferro, para a construção da nova linha de Natal a nova Cruz, na Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte.



fonte: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-19245-23-julho-1945-469685-publicacaooriginal-1-pe.html

ESTUDOS DEFINITIVOS E ORÇAMENTO DO TRECHO DE 30 KM NA EFCRN

        O Decreto Nº 7.740, de 16 de dezembro de 1909 aprovou os estudos definitivos e respectivo orçamento do trecho de 30 quilometros, a partir da estaca 988, da linha da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte.
             O Presidente da República atendendo ao que requereram  Proença & Couvêa, empreiteiros da construção da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, decretou que ficavam aprovados os estudos definitivos do trecho de 30 km da Estrada de Ferro do Rio Grande do Norte, a partir da estaca 988, e o respectivo orçamento, na importancia de 1.184.843$947, de conformidade com as plantas e demais documentos apresentados pelo diretor geral de Obras e Viação da Secretaria de Estado na Viação e Obras Publicas, observadas as modificações nos mesmos documentos indicadas.




Fonte: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7740-16-dezembro-1909-527809-publicacaooriginal-1-pe.html