quarta-feira, 12 de maio de 2021

RAID PEDESTRE DOS ESCOTEIROS DE MOSSORÓ

            Em 29/12/1937 partiram de Mossoró 5 escoteiros com a finalidade de realizar um raid pedestre daquela cidade até a Capital Potiguar.Foram eles: Verdi Justino de Almeida, Antonio Augusto de Castro, Aldenor Evangelista Nogueira, Francisco Calistrato e Alcino Wanderley de Miranda. Todos pertenciam a Associação de Escoteiros de Mossoró.

Com essa prova, a referida patrulha de escoteiros homenageariam o interventor Rafael Fernandes e o prefeito mossoroense, o Pe. Luiz Mota.

Os jovens escoteiros venceram galhardamente todas as etapas. Por ocasião de sua chegada a Natal, os escoteiros mossoroense foram carinhosamente recepcionados por parte dos seus colegas da Associação de Escoteiros do Alecrim, autoridades e membros da colônia mossoroense residentes na capital do Estado (DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 29/12/1937, p.3).

Os escoteiros realizaram assim uma caminhada de 325 km entre Mossoró e Natal, saindo no dia 13/12/1937, dia da padroeira daquela cidade, dando inicio assim a intrépida excursão dali até Natal, chegando a capital potiguar as 10h00 do dia 23/12/1937, portanto 10 dias de percurso. Aos 5 escoteiros mossoroenses se juntou uma patrulha de escoteiros de Assu sob a chefia do professor Antônio Guerra, diretor dos escoteiros daquela cidade, Manoel Marcelino Vasconcelos e João Marcelino Vasconcelos, que também aderiram ao raid em homenagem ao interventor Rafael Fernandes.

À chegada dos escoteiros excursionistas foram preparadas significativas recepções pelos escoteiros do Alecrim e do Mar da capital potiguar. De acordo com o jornal A Ordem e, 24/12/1937 haviam chegado a Natal os escoteiros de Mossoró e Assu que vinham fazendo o raid pedestre até a capital.

Duas patrulhas de escoteiros do Alecrim e do Mar, respectivamente foram aguardá-los na ponte de Igapó, conduzindo-os até as sede da Associação dos Escoteiros do Alecrim, onde as 08h00 davam entrada os jovens andarilhos, achavam-se postados os escoteiros de Natal.

Ali fariam os excursionistas um ligeiro descanso seguindo depois em direção ao Palácio do Governo para fazer a entrega ao Interventor Federal de expressiva mensagem.Foi intérprete dos escoteiros o professor Antonio Guerra, tendo agradecido o interventor Rafael Fernandes.

Os escoteiros mossoroenses foram hospedados oficiais do Governo do Estado tendo sido alojados na Pensão Familiar situada à Praça André de Albuquerque. As associações de escoteiros de Natal prepararam outras festividades para os excursionistas mossoroenses (A ORDEM, 24/12/1937, p.4).

No dia 26/12/1937 os escoteiros foram a praia da Redinha, onde foram recepcionados pelo professor Luís Soares.Os escoteiros do Mar ofereceram aos seus companheiros um passeio fluvial pelo rio Potengi, visitando o forte dos Reis Magos, a Escola de Aprendizes Marinheiros e o rádio farol na Limpa (A ORDEM, 25/12/1937, p.1).

Assim eram os escoteiros “raiz”.

Os 5 escoteiros que realizaram o raid Mossoró-Natal em 1936.Foto: Diário de Pernambuco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário