terça-feira, 11 de maio de 2021

SOBRE A EFCRGN EM 1914


De acordo com o Jornal do Comércio ativaram-se os trabalhos de construção da

Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte e dentro de 3 anos seria vencido o trecho entre Lajes e Currais Novos. Tratava-se do ramal iniciado em Lajes e que deveria chegar a Caicó pelos contrafortes da Serra da Borborema o qual havia sido uma modificação do projeto original da referida ferrovia.Naquele ano de 1914 haviam 1.700 trabalhadores localizados nesse trecho em construção e duas perfuratrizes escavando túneis em rocha em plena atividade e cogitando a empresa arrendatária da EFCRGN aumentar o número de operários e continuar provendo a construção da ferrovia do material necessário à uma maior produção.

         Estava atacado também o trecho de 4 km do ramal de Macau, que dadas as condições topográficas do trecho viria a ser concluído em 2 anos (JORNAL DO COMÉRCIO,16/08/1914,p.1).O referido ramal partia igualmente de Lajes em e deveria ter seu ponto terminal na cidade de Macau, porém, a linha só atingiu esta cidade 52 anos depois de iniciado ramal que se quer fora previsto no projeto original da EFCRGN. Esse trecho ferroviário era uma aspiração antiga dos salineiros de Macau e teve seu projeto apresentado inicialmente em 1889 como uma ferrovia autônoma e não ramal de outra, tendo esta ferrovia a finalidade de escoamento do sal de Macau pelo interior das então províncias do Rio Grande do Norte, Paraíba e finalizando as margens do rio São Francisco na província de Pernambuco.

         Em 1917 o ministro da viação recomendou novamente a inspetoria de estradas de ferro que autorizasse o trafego mútuo na linha de junção entre a Great Western e a EFCRGN, já tendo assinado o aviso nesse sentido, aprovando o acordo feito entre as duas companhias.

         Tal acordo foi realizado para que os trens da EFCRGN pudesse trafegar no trecho entre o km 4 nas Quintas e a estação da GWBR na Ribeira depois que se inaugurou a ponte de Igapó sobre o rio Potengi o qual permitia os trens da EFCRGN fazer o percurso de ambas as margens do rio sem precisar fazer a baldeação por barcaça como era realizado desde a inauguração da EFCRGN em 1906.

       A baixo imagens das obras que foram realizadas no ramal de Lajes a Currais Novos entre 1911 e 1920.Atualmente as obras abandonadas se localizam entre os municípios de Lajes e Cerro-Corá.





















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