De
acordo com o Jornal do Comércio ativaram-se os trabalhos de construção da
Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte e dentro de 3 anos seria vencido o trecho entre Lajes e Currais Novos. Tratava-se do ramal iniciado em Lajes e que deveria chegar a Caicó pelos contrafortes da Serra da Borborema o qual havia sido uma modificação do projeto original da referida ferrovia.Naquele ano de 1914 haviam 1.700 trabalhadores localizados nesse trecho em construção e duas perfuratrizes escavando túneis em rocha em plena atividade e cogitando a empresa arrendatária da EFCRGN aumentar o número de operários e continuar provendo a construção da ferrovia do material necessário à uma maior produção.
Estava atacado também o trecho de 4 km do ramal de Macau,
que dadas as condições topográficas do trecho viria a ser concluído em 2 anos (JORNAL
DO COMÉRCIO,16/08/1914,p.1).O referido ramal partia igualmente de Lajes em e
deveria ter seu ponto terminal na cidade de Macau, porém, a linha só atingiu
esta cidade 52 anos depois de iniciado ramal que se quer fora previsto no
projeto original da EFCRGN. Esse trecho ferroviário era uma aspiração antiga dos
salineiros de Macau e teve seu projeto apresentado inicialmente em 1889 como
uma ferrovia autônoma e não ramal de outra, tendo esta ferrovia a finalidade de
escoamento do sal de Macau pelo interior das então províncias do Rio Grande do
Norte, Paraíba e finalizando as margens do rio São Francisco na província de
Pernambuco.
Em 1917 o ministro da viação recomendou novamente a
inspetoria de estradas de ferro que autorizasse o trafego mútuo na linha de
junção entre a Great Western e a EFCRGN, já tendo assinado o aviso nesse
sentido, aprovando o acordo feito entre as duas companhias.
Tal acordo foi realizado para que os trens da EFCRGN pudesse
trafegar no trecho entre o km 4 nas Quintas e a estação da GWBR na Ribeira
depois que se inaugurou a ponte de Igapó sobre o rio Potengi o qual permitia os
trens da EFCRGN fazer o percurso de ambas as margens do rio sem precisar fazer
a baldeação por barcaça como era realizado desde a inauguração da EFCRGN em
1906.
A baixo imagens das obras que foram realizadas no ramal de Lajes a Currais Novos entre 1911 e 1920.Atualmente as obras abandonadas se localizam entre os municípios de Lajes e Cerro-Corá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário