Jandaíra é um dos municípios da Região do Mato Grande. Eis a seguir notas que contribuem para a memória histórica do referido município.
Aspectos de Jandaíra. |
O povoado de Jandaíra teria nascido como fazenda de criação e posteriormente se transformado em área de produção algodoeira, ao redor da serra da serra do Lombo ou serra Verde, à margem esquerda do rio Ceará Mirim. O poço do local, com o nome de Jandaíra, evidencia a influência das chamadas aguadas permanentes na formação de núcleos comunitários.
O Campo de Semente de Serra Verde
O Campo de Sementes de Serra Verde foi criado em 1935 pelo governo federal por meio da transferência legal de terras do governo do estado situadas na chapada da Serra Verde entre os municípios de Baixa Verde e Angicos, cujo governo da União construiu ali um estabelecimento de sementes de plantas têxteis, posteriormente, em 1938 esse campo de sementes foi transformado na Estação Experimental Valbert Pereira.
Tanto o Campo de Sementes como a Estação Experimental foram essenciais para o surgimento urbano e demográfico do que viria a ser mais tarde o distrito de Jandaíra.
O registro de Anfilóquio Câmara
Anfilóquio Câmara foi o diretor do IBGE no Rio Grande do Norte estando ativamente empenhado na elaboração do Censo de 1940 donde das informações recolhidas nos municípios resultou em sua obra Aspectos Norteriograndense publicado em 1943.
É dele que vem o primeiro ( ou o mais antigo) registro oficial a respeito de Jandaíra, que em 1941, já dava por certo a existência de um lugar com um distrito policial e um certo nível econômico conhecido por Poço Jandaíra. Antes disso, Nestor Lima teria feito um balanço da região, pelo qual foram encontrados 103 pontos de concentração populacional: povoados, arruados, fazendas e vilas, sem contudo citar Jandaíra.
A capela
O registro mais antigo por nós encontrado a cerca da realização de atos religiosos católicos em Jandaíra data de 16/07/1942 quando o bispo diocesano, Dom Marcolino Dantas, concedeu licença ao vigário de Lajes para celebrar missa em oratório privado, sob o titulo de desobriga, no lugar Jandaíra (A ORDEM, 16/07/1942, p.1).
Já em 17/05/1943 o bispo diocesano deu licença ao Pe. Ramiro Varela, vigário da freguesia de Lajes, para celebrar uma missa no povoado Jandaíra a titulo de desobriga contanto que o mesmo vigário cuidasse da construção de uma capela no dito povoado (A ORDEM,17/05/1943, p.1) a informação supra citada revela dois aspectos importantes para a história de Jandaíra.
Primeiro que em 1942 já se conhecia o local como um povoado, ou seja, um pequeno aglomerado urbano segundo a hierarquia urbana (arruado, povoado, povoação, vila, cidade).Segundo que o bispo diocesano já percebia a necessidade de se construir a capela para a realização dos atos litúrgicos, coisa que só se justificava se houvesse população suficiente para tanto.
Igreja matriz de Jandaíra. |
Jandaíra tem como padroeiro São José Operário. A paróquia foi criada em 1988 por Dom Alair Vilar, arcebispo metropolitano. A igreja matriz foi restaurada e ampliada em 2002.
Formação Administrativa
Em divisão territorial datada de 01/07/1950, o distrito de Jandaíra figurava no município de Lajes.
O povoado apresentava um ritmo de crescimento razoável ao longo do tempo, e, 31/12/1958, foi elevado à condição de vila. O Distrito fora criado com a denominação de Jandaíra ex-povoado, com terras desmembra do distrito de Pedra Preta, pela lei estadual nº 2343, de 31-12-1958, subordinado ao município de Lajes.
De Jandaíra como distrito têm-se as seguintes informações.
Em 1950 o inspetor de ensino do estado realizou uma demorada visita a Escola Isolada de Jandaíra (DIÁRIO DE NATAL, 04/06/1950, p.4).
Em 1953 o jornal Diário de Natal relatou que em virtude da estiagem prolongada a população de Jandaíra havia abandonado suas residências, encontrando-se todas as casas fechadas, tanto pela fome como pela falta de água (DIÁRIO DE NATAL, 21/02/1953, p.8).
Em 29/03/1958 foi nomeado para o distrito policial daquela localidade o cabo Paulo de Souza Revoredo ( O POTI, 29/03/1958, p.5).
A criação do distrito administrativo
Em 08/01/1959 o governador Dinarte Mariz assinou o decreto que criava o distrito administrativo e judiciário de Jandaíra, no município de Lajes. ( DIÁRIO DE NATAL, 08/01/1959,p.3).
Já em 1961 deu-se inicio a construção pelo DER do primeiro trecho de 42 km da estrada de rodagem ligando o município de João Câmara ao distrito de Jandaíra, em Lajes, tendo sido esse trecho inaugurado no primeiro ano da administração do governador.
Em 14/11/1962 foi nomeado o cabo José Argemiro Pedro como subdelegado de Poço de Jandaíra, no município de Lajes ( DIÁRIO DE NATAL, 14/11/1962, p.2).
A emancipação politica e administrativa
Em 27/12/1963, através da Lei nº 3.036, Jandaíra conquistou sua emancipação política, desmembrando-se de Lajes e tornando-se um novo município do Rio Grande do Norte.
Elevado à categoria de município com a denominação de Jandaíra, pela lei estadual nº 3036, de 27/12/1963, desmembrado de Lajes. Sede no antigo distrito de Jandaíra ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 26/01/1964.
Jandaíra foi um dos inúmeros municípios criados no Rio Grande do Norte no inicio da década de 1960 pulverizando o território do estado com municípios sem a mínima estrutura para tanto, inclusive o básico que era o número necessários de habitantes e eleitores para a criação de um município, requisitos que obviamente Jandaíra não preenchia ao ser criado por meio da imposição da vontade do deputado estadual que propôs o projeto no plenário da Assembleia Legislativa.
Jandaíra foi um dos 4 municípios criados por desmembramento do munícipios de Lajes, sendo o demais Pedra Preta, Jardim de Angicos e Caiçara do Rio do Vento, todos em 1962.
Ao ser criado o município de Jandaíra foi delimitado seu território em 353 km².
Foi aberto um crédito de 599 mil cruzeiro pelo governador Aluízio Alves destinado a atender a instalação dos novos municípios de Serrinha, Passagem e Jandaíra, (DIÁRIO DE NATAL, 20/01/1964, p.8), todos criados no ano anterior.
Em 1965 constava que havia apenas 302 eleitores no município de Jandaíra (DIÁRIO DE NATAL,11/01/1965, p.6).
Prefeitos
No pleito eleitoral ocorrido em 196 foi eleito José Maria dos Santos (PDC) como prefeito de Jandaíra, sendo o seu vice Francisco de Assis Fernandes, tendo vencido o candidato Ramiro Pereira da Silva (PTB). foi portanto, aquele o primeiro prefeito eleito de Jandaíra.
Em 1969 foi eleito Jonas Secundo Lopes como prefeito em Jandaíra, sendo o vice Agripino Baracho da Costa, ambos da ARENA.
Em 1972 Jonas Secundo Lopes foi reeleito para o mesmo cargo com 467 votos.
Em 1977 José Assunção da Costa foi eleito prefeito da ARENA.
José Assunção da Costa. |
Panorama em 1974
O município de Jandaíra está encravado numa região onde a natureza nem sempre beneficiava com chuvas, apesar disso, ia vencendo todos os obstáculos e se firmando com um dos municípios que apresentavam quadros progressistas em pouco mais de 10 anos de criado, segundo o jornal Diário de Natal.
No ano de 1974 o prefeito Jonas Secundo apresentou no citado jornal um relatório de sua administração a frente daquele município.
Educação
Na administração do prefeito Jonas Secundo foram construídas as seguintes escolas:
1. Escola Municipal José Maria dos Santos, no povoado de Tubibau.
2.Escola Municipal Santos Dumont, na Fazenda Jandaíra.
3.Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, instalada no povoado de Aroeira.
4.Escola Municipal Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, no povoado Olho d'Água.
5.Escola Municipal Ricardo Fernandes Rocha, na sede municipal.
6.Escola Municipal 26 de Janeiro, na sede municipal.
Além do aumento da rede escolar, o prefeito criou o serviço de alto falante que mantinha programas esportivos, musicais, educacionais, informações, etc. (DIÁRIO DE NATAL, 31/01/1974, p.19).
Estava em construção em 1974 três salas de aula em Olho d'Água, Baixa do Feijão e Santa Teresinha, em convênio com o Ministério da Educação.
Havia além destas já citadas as seguintes escolas no município:
A) Escola Municipal São Geraldo, a fazenda homônima.
b) Escola Municipal Baixa do Feijão, na fazenda homônima.
c) Escola municipal Santa Teresinha, na fazenda de mesmo nome.
d) Escola Municipal de Trincheiras, na fazenda de mesmo nome.
De acordo como relatório apresentado pelo prefeito Jonas Secundo haviam naquele ano de 194 em Jandaíra 10 escolas municipais, com média de 35 alun0s por escola totalizando 350 alunos, além de salas de aula espalhadas pelos povoados.
Uma escola municipal de Jandaíra. Foto: Diário de Natal, 31/01/1974, p.19. |
Havia ainda, "prestando valioso serviço no campo da educação, a Escola do Mobral, lutando lado a lado com a administração municipal pela erradicação do analfabetismo em Jandaíra" (DIÁRIO DE NATAL, 31/01/1974, p.19).
Esporte
Naquele ano de 1974 o município ostentava o título de campeão estadual do campeonato interiorano (Matutão) após disputas com fortes times adversários como Nova Cruz, Goianinha, Macaíba, Ceará-Mirim, Parnamirim entre outros.A final aconteceu no estádio Castelão com Jandaíra ganhando de Areia Branca, ficando de posse do troféu do campeonato daquele ano.
De fato os jornais Diário de Natal e O Poti, promotores do Matutão, exibiam grandes reportagens de páginas inteiras sobre a equipe de futebol de Jandaíra e sua qualidade técnica, eis ai um grande campo de estudos a ser investigado por historiadores locais.
Saúde
Havia em Jandaíra um posto de saúde em funcionamento, além de convênios com APAMI com médico e dentista a disposição da população mais humilde. Nos casos mais graves havia o encaminhamento para a cidade de Lajes em ambulância própria da municipalidade. A assistência a gestante era dada antes, durante e após o parto.
Posto de saúde de Jandaíra, 1974. Foto: Diário de Natal, 31/01/1974, p.19. |
Água
Havia em funcionamento dois poços tubulares que mantinham abastecida a população da cidade.
Um dos poços tubulares que abastecia a cidade de Jandaíra. Foto: Diário de Natal, 31/01/1974, p.19. |
Eletrificação
Naquele ano de 1974 estavam prontos os serviçs de eletrificação de Jandaíra em convênio firmado com a COSERN. Dentro em breve dias a população seria beneficiada com a energia da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso-BA. A energia elétrica em Jandaíra foi inaugurada em 10/11/1974 com a governador Cortez Pereira em grande solenidade.
Demografia
De acordo com o jornal Diário de Natal em 1974 havia em Jandaíra 3.100 habitantes (DIÁRIO DE NATAL, 31/01/1974, p.19).Em 1975 a população foi estimada em 3.749 habitantes ( O POTI, 22/06/1975, p10).
Sistema de abastecimento da CAERN
Em 1974 a CAERN abriu edital para implantação do sistema de abastecimento de água em Jandaíra.
A primeira feira livre em Jandaíra
De acordo com o jornal Diário de Natal a primeira feira livre realizada na cidade de Jandaíra ocorreu em 1977: "A primeira feir livre do município foi realizada domingo passado com a participação dos feirantes e povo da cidade, distritos e cidades vizinhas".
Ainda segundo o referido jornal o maior incentivo para a realização da feira na cidade foi dado pelos proprietários de imóveis rurais que preferiram deixar o pagamento do pessoal para a aquela ocasião (DIÁRIO DE NATAL, 07/10/1977, p.15).A inciativa de feira foi do prefeito José Assunção Costa com a colaboração de todos os fazendeiros do município.
Sobre a feira de Jandaíra escreveu o jornalista e ex padre José Luís da Silva " sabe-se agora que Jandaíra mantém uma das mais movimentadas feiras da região, sendo esta sua última referência. Trata-se de um acontecimento recente, iniciativa do atual prefeito e de sua assessoria administrativa. A feira acontece sempre aos domingos, tendo o volume de transações aumentado visivelmente, inclusive decorrendo daí outra movimentação, qual seja a instalação de parque de diversão, ajuntamentos motivados pela feira, etc" (DIÁRIO DE NATAL, 08/11/1977, p.14).
As outras referências a que se referia o citado jornalista eram Jandaíra ter o epiteto de "terra do mel', além disso eram conhecidos o sisal, o algodão e a cal virgem que eram ali produzidos.
Panorama em 1977
Constava como prefeito do município José Assunção Costa, o vice era Manoel Germano de Freitas. A Câmara de Vereadores esta composta pelos seguintes membros: Vivaldo Damasceno, Severino Mendes da Silva, Francisco Martins de Melo, Silvano Pinheiro da Câmara, Francisco Pinheiro da Silva, todos da ARENA e Gilvanir de Souza Martins, Alfredo Félix da Costa, do MDB.
Exercia o cargo de delegado o 3º sargento Lourival Florêncio da Silva.
O município estava incluído na Microrregião da Serra Verde contando com uma população estimada em 3.867 habitantes, tendo como atividades econômicas a cultura agrícola, extração vegetal, pecuária e indústria de extração mineral, exportando algodão, sisal e cal virgem, importando gêneros alimentícios, tecidos, medicamentos, artigos domésticos, etc.
O município esta ligado por rodovia com Galinhos (BR 406 e estrada carroçável municipal e RN 221) a 50 km de distância, Guamaré Galinhos (BR 406 e estrada carroçável municipal e RN 221), a 50 km, Jardim de Angicos ( RN 129, RN 263 e estrada carroçável municipal) a 45 km, João Câmara (BR 406) a 43 km de distância, Lajes (RN 129 e estrada carroçável) a 48 km, Pedra Preta ( RN 129) a 25 km de distância, Pedro Avelino ( BR 406 e estrada carroçável) a 41 km, São Bento do Norte ( BR 406 e RN 129) a 37 km de distância, Natal ( BR 406 via João Câmara) 118 km de distância, percurso este realizado em 3 horas.
Toponímia
O vocábulo Jandaíra deriva do idioma indígena "iandi-eira" que significa abelha de mel ou abelha de muito mel.
A produção de mel de abelha Jandaíra foi outro motivo para que a localidade tivesse essa denominação, considerando que além disso, todos os anos aquela área tem elevada quantidade desse produto, sem exploração organizada ou sistemática, enquanto os caçadores é que fazem a coleta artesanal dentro dos matos, ainda de modo bastante impróprio, ou sem a tecnologia moderna.
Abelhas Jandaíras. |
Inicialmente fora denominado Poço Jandaíra. A presença humana na região está explicada e justificada pela existência do "Poço" com suas águas permanentes determinando assim a fixação.
Abastecimento de água
Em 1979 a CAERN estava perfurando poços artesianos no município de Jandaíra, eliminando um dos grandes problemas do povo daquele município. No mesmo ano o prefeito José Assunção da Costa estava pleiteando recursos financeiros junto ao Banco do Nordeste para a eletrificação da localidade de Aroeira (O POTI, 04/11/1979, p.22).
O meu avô Alfredo Félix da Costa o senhor Gilvanir de Souza Martins e o senhor Manoel Martins que chegou a ser prefeito duas vezes do municipio de Jandaira de (1989-1992) e de(1997-2000)foram os 3 fundadores do MDB de jandaira em 1971.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFaltou citar Severino Matias de Melo. Foi primeiro Prefeito de Jandaira, sendo nomeado interventor do município.
ResponderExcluirJandaira minha terrinha que tanto amo onde nascei crecie e até hoje moro na minha terra natal amo de verdade e e de todo meu ❤️💓
ResponderExcluirMuito interessante pois eu só sabia que o nome da cidade vem da abelha e que pertencia a Lajes.
ResponderExcluir