terça-feira, 17 de agosto de 2021

SOBRE A CAPELA SÃO JUDAS TADEU DO TIROL

 

A capela São Judas Tadeu foi construída no território da paróquia de Santa Teresinha no Tirol, tendo sido construída na Av. Rodrigues Alves com o cruzamento da rua Otávio Lamartine naquele bairro da capital potiguar.

De acordo com o jornal A Ordem com brilhantes cerimônias litúrgicas foi inaugurada em 16/09/1951 a capela de São Judas Tadeu. A capela foi construída por iniciativa e às expensas do Dr. Véscio Barreto em pagamento de uma promessa.

A benção da nova capela ocorreu as 06h45 pelo então Pe. Heitor Sales, a época vigário da paróquia do Tirol, atualmente arcebispo emérito de Natal, tendo o bispo diocesano, dom Marcolino Dantas celebrado missa solene as 07h15.

A data para a inauguração foi escolhida em homenagem ao transcurso do aniversário de 80 anos do Des. Horácio Barreto, progenitor do Dr. Véscio Barreto (A ORDEM, 12/09/1951, p.4).

No ano seguinte a capela São Judas passou por uma reforma tendo sido interrompidas as celebrações de missa ali, sendo as mesmas retomadas após a conclusão das obras em 20/04/1952 quando o então Pe. Heitor Sales deu a benção do belíssimo sacrário ofertado pelo Sr. Gumercindo Saraiva e esposa, assim como as imagens de Nossa Senhora das Graças e São Francisco das Chagas doadas por outros devotos (A ORDEM, 18/04/04/1952, p.4).

A igreja de São Judas não acompanhou o crescimento urbanístico do entorno onde está situada, destoando na paisagem entre os arranha-céus e prédios modernos da Av. Rodrigues Alves. A igreja mais parece uma simples capela de interior do que uma igreja de uma grande capital. Por outro lado, se a igreja não acompanhou o  desenvolvimento do bairro do Tirol permaneceu como testemunho vivo da simplicidade que outrora fora aquele bairro da capital potiguar.

Igreja São Judas Tadeu do Tirol.


Aspecto interno da igreja São Judas Tadeu do Tirol onde se vê a esquerda o orago da referida igreja e direita a imagem de Nossa Senhora das Graças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário