A capela São Judas Tadeu foi construída no território da paróquia de Santa Teresinha no Tirol, tendo sido construída na Av. Rodrigues Alves com o cruzamento da rua Otávio Lamartine naquele bairro da capital potiguar.
De acordo com o jornal A Ordem com brilhantes cerimônias litúrgicas foi inaugurada em 16/09/1951 a capela de São Judas Tadeu. A capela foi construída por iniciativa e às expensas do Dr. Véscio Barreto em pagamento de uma promessa.
A benção da nova capela ocorreu as 06h45 pelo então Pe. Heitor Sales, a época vigário da paróquia do Tirol, atualmente arcebispo emérito de Natal, tendo o bispo diocesano, dom Marcolino Dantas celebrado missa solene as 07h15.
A data para a inauguração foi escolhida em homenagem ao transcurso do aniversário de 80 anos do Des. Horácio Barreto, progenitor do Dr. Véscio Barreto (A ORDEM, 12/09/1951, p.4).
No ano seguinte a capela São Judas passou por uma reforma tendo sido interrompidas as celebrações de missa ali, sendo as mesmas retomadas após a conclusão das obras em 20/04/1952 quando o então Pe. Heitor Sales deu a benção do belíssimo sacrário ofertado pelo Sr. Gumercindo Saraiva e esposa, assim como as imagens de Nossa Senhora das Graças e São Francisco das Chagas doadas por outros devotos (A ORDEM, 18/04/04/1952, p.4).
A igreja de São Judas não acompanhou o crescimento urbanístico do entorno onde está situada, destoando na paisagem entre os arranha-céus e prédios modernos da Av. Rodrigues Alves. A igreja mais parece uma simples capela de interior do que uma igreja de uma grande capital. Por outro lado, se a igreja não acompanhou o desenvolvimento do bairro do Tirol permaneceu como testemunho vivo da simplicidade que outrora fora aquele bairro da capital potiguar.
Igreja São Judas Tadeu do Tirol. |
Aspecto interno da igreja São Judas Tadeu do Tirol onde se vê a esquerda o orago da referida igreja e direita a imagem de Nossa Senhora das Graças. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário