sexta-feira, 27 de agosto de 2021

A INAUGURAÇÃO DA IGREJA EVANGÉLICA DE NATAL

      De acordo com o jornal A República no dia 03/09/1898, um sábado a tarde, foi inaugurada na capital potiguar, perante a presença de fiéis e assistência de convidados, o tempo da Igreja Evangélica, edifício sólido e elegante, ainda não acabado totalmente.

O ato foi solene e começou por um hino religioso, seguindo-se uma invocação pelo ministro Wiliam Porter, ouvida de pé pelos presentes, a exceção de um outro hino, explicação de um trecho da bíblia sobre a importância dos templos e o ato propriamente da inauguração, que constituiu-se em uma ata de assinaturas pessoas presentes, a qual foi encerrada em uma caixa de madeira onde também se depositaram uma bíblia, livros religiosos, e jornais, sendo tudo enterrado sob uma pedra de mármore na entrada do edifício.

Por ocasião da inauguração se fizeram discursos análogos ao ato o Dr. Diógenes Nobrega e o capitão João Ferreira Nobre, tocando as músicas a banda de música do Batalhão de Segurança o hino nacional (A REPÚBLICA, 07/09/1898, p.1).Por equivoco de paginação a noticia deixou de ser publicada na edição do dia anterior, ou seja, no dia 06/09/1898.

Penso, salvo engano, tratar-se da Igreja Presbiteriana de Natal localizada no largo da Av. Junqueira Aires, por trás da prefeitura de Natal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário