sexta-feira, 27 de agosto de 2021

O CINEMATÓGRAFO EM NATAL


"Dessa bela novidade

fui à primeira função,

E saí pensado mesmo

Ser aquilo arte do cão!"

A epigrafe a cima foi assinada por um certo Lulu Capeta e registrado no jornal A República em 19/04/1898 para se referir a novidade do cinema em Natal, à época chamado de cinematógrafo.

De fato era novidade a exibição de cenas em movimento visto ter sido a invenção dos irmãos Lumiere aparecido em 1895.

Uma visão mais otimista que a de Lulu Capeta do cinematógrafo foi exibida no mesmo jornal, segundo o qual:

"Sábado à noite o Sr. Nicolau Parente fez uma excelente exibição do cinematógrafo - mais uma das grandes aplicações da eletricidade, devida ao grande gênio de Edison. O trabalho agradou bastante e é uma das melhores diversões que temos gozado nesta capital".

Ainda de acordo com o citado jornal foram exibidas naquele sábado cenas do Jubileu da rainha Vitória, "onde viam-se todos os movimentos do grande cortejo", os Banhos da Alvorada, a Catedral de Milão, o Casamento do Príncipe de Nápoles, o Panorama de Veneza, a Chegada em Gondolas, a Comida aos Pombos na Praça São Marcos e a Chegada do Trem.

Sobre a exibição desses filmes escreveu o jornalista de A República: É de notar a naturalidade com que são apresentadas todas as cenas, dando a ilusão do natural. Os 'Banhos da Alvorada', sobretudo, merecem os favores do público distinguindo-se perfeitamente os gestos dos banhistas e os salpicos d'água".

De acordo ainda com o jornal citado o Sr. Parente pretendia demora-se na capital potiguar, exibindo muitas outras cenas do cinematógrafo, no entanto os filmes seriam sempre os mesmos, ou seja o jubileu da Rainha Vitória, os Banhos da Alvorada e a Chegada do trem, apesar de prometer nos dias seguintes serem mais variados.

"O público ficará agradavelmente e surpreendido com as aplicações do cinematógrafo, e é de esperar que proporcione extraordinárias enchentes à excelentes distração de que nos vimos ocupando" escreveu o jornalista do jornal citado (A REPÚBLICA, 19/04/1898, p.1).





Recortes do anúncio de exibição do cinematógrafo em Natal.
Fonte: A República, 19/04/1898, p.1.

No dia 26/04/1898 o jornal A República voltou a se ocupar da novidade do cinematógrafo em Natal, onde escreveu: "conforme estava anunciado o Sr. Nicola Maria Parente, sábado à noite, exibiu novas e interessantes vistas no 'Cinematógrafo', satisfazendo, como sempre, às exigências do público desta capital, sequioso de diversões agradáveis de um povo civilizado"( A REPÚBLICA, 26/04/1898, p.2).

Dentre as cenas exibidas salientou o jornal citado a naturalidade admirável da cena "os jogadores de cartas" e o "homem cão". Entretanto, o que mais mais surpreendeu, de acordo com o mesmo jornal, foi o final do quadro "banhos da alvorada" em que "naturalmente por uma inversão das fotografias ou do aparelho projetor, os banhistas que atiravam-se à água tornavam a ascender como impelidos por uma mola, dando cambalhotas no ar e indo cair precisamente nas extremidades dos trampolins que tinham servido para lhes darem impulso no primitivo salto. É o caso de dizermos: digam os sábios da escritura, que segredos são esses da natura" ( A REPÚBLICA, 26/04/1898, p.2).Eis, então, a mais antiga, se não a primeira, descrição de um filme cinematográfico e sua critica feita em Natal.

De acordo com o mesmo jornal a exibição dos filmes naquele dia atraiu bastantes pessoas tendo o jornalista usado a expressão "a enchente foi completa"  para indicar que o o local das exibições estava lotado.

Se prometia novas exibições no dia seguinte.

O cinematógrafo foi uma invenção dos irmãos Louis e Auguste Lumiere o qual o patentearam em 13/02/1895.

O aperfeiçoamento capital introduzido nesse aparelho foi o de substituir e desenrolar continuamente a película por um movimento descontinuo, cortado de interrupções regulares, que permitia uma maior duração da iluminação, 1/24 de segundos para 16 imagens por segundo, ao invés de 1/6.000 do Kinetoscopia de Edison.

Dos filmes listados a cima que foram os primeiros a serem exibidos em Natal encontramos apenas a chegada do trem na estação que é o primeiro filme de cinema a ser produzido em 1895.O link desse filme está a baixo.

https://www.youtube.com/watch?v=LWwYhG4UW8E


Nenhum comentário:

Postar um comentário