segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

EDITAL DE CONCORRÊNCIA DO ATERRO NO CEARÁ-MIRIM



      Em O2/09/1910 Henrique Castriciano de Souza, secretário do Governo, de ordem do Governador do Estado, Alberto Maranhão, convidava os interessados a virem apresentar naquela secretaria propostas para a construção do aterro e ponte sobre o rio Ceará-Mirim, na cidade do mesmo nome, ligando as duas margens do vale para a estrada de rodagem do Cearár-Mirim a Touros, sob as seguintes condições:
         1ª- O aterro será de vinte e cinco palmos de largura, em nível superior a três palmos acima da maior enchente até hoje verificada e será guarnecido de ambos os lados por paredões de alvenaria com argamassa de cal em proporção de uma parte de cal para duas de areia, com meio metro de largura até o nível do aterro e trinta e cinco e seis centímetros até dois palmos acima desse nível.
       2ª- A ponte terá vão suficiente para dá passagem as águas nas maiores enchentes e será construída de madeira de lei, com guarnições laterais em gradis da mesma madeira, com um metro de altura.
       3ª-Deverão ser aproveitadas as obras já existentes.

            Antiga ponte sobre o rio Ceará-Mirim na cidade homônima



Atual ponte sobre o rio Ceará-Mirim na cidade homônima




Fonte: A República, 06/09/1910,p.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário