segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

NOVO RAMAL DA GREAT WESTERN (RAMAL DE PICUÍ)



Desde fevereiro de 1910 que a Great Western estava trabalhando na construção do seu novo ramal, de Independência (Guarabira) a Picuí.
         Essa linha teria do seu inicio ao término um total de 136 km, percorrendo o interior do estado da Paraiba.
         O Governo Federal havia até aquela data autorizado somente a construção de 36 km.
O serviço de construção estava atacado no trecho autorizado sob a direção do engenheiro Scoones.
         Eram os contratantes das obras os srs. Costa Rego & Cia, ali representados pelos drs. José Henorinildes de Holando Costa e Celso Cirne.
         Naquela zona onde já estava se trabalhando, ficaram as estação de Pirpirituba no km 6 e Boa Vista no km 25, nos municípios de Guarabira e Bananeiras respectivamente.
         Estavam trabalhando na construção daquele trecho cerca de 1.000 homens.
O serviço de locação, feito de acordo com o projeto traçado do engenheiro da GWBR José Gomes Neto, foi dirigido pelo engenheiro Zeno da Silva.
         Devido a ser muito acidentada aquela zona e, além disto, terem sido encontrados outros obstáculos, a construção demoraria mais que o esperado para concluir o primeiro trecho da linha em questão.
         No entanto, esperava-se que fosse inaugurada em dezembro a estação de Pirpirituba.

Fonte: A República,   22/09/1910,p.1.

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