Desde
fevereiro de 1910 que a Great Western estava trabalhando na construção do seu
novo ramal, de Independência (Guarabira) a Picuí.
Essa linha teria do seu inicio ao
término um total de 136 km, percorrendo o interior do estado da Paraiba.
O Governo Federal havia até aquela data
autorizado somente a construção de 36 km.
O serviço
de construção estava atacado no trecho autorizado sob a direção do engenheiro
Scoones.
Eram os contratantes das obras os srs.
Costa Rego & Cia, ali representados pelos drs. José Henorinildes de Holando
Costa e Celso Cirne.
Naquela zona onde já estava se
trabalhando, ficaram as estação de Pirpirituba no km 6 e Boa Vista no km 25,
nos municípios de Guarabira e Bananeiras respectivamente.
Estavam trabalhando na construção
daquele trecho cerca de 1.000 homens.
O serviço
de locação, feito de acordo com o projeto traçado do engenheiro da GWBR José
Gomes Neto, foi dirigido pelo engenheiro Zeno da Silva.
Devido a ser muito acidentada aquela
zona e, além disto, terem sido encontrados outros obstáculos, a construção
demoraria mais que o esperado para concluir o primeiro trecho da linha em
questão.
No entanto, esperava-se que fosse
inaugurada em dezembro a estação de Pirpirituba.
Fonte:
A República, 22/09/1910,p.1.
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