O engenheiro Costa Junior, engenheiro chefe
da EFCRGN, tornou público em 13/10/1910 a abertura do tráfego entre Taipu e
Baixa Verde, começando na segunda-feira dia 17/10/1910 cuja circulação dos
trens regulares seria de acordo com o horário estabelecido.
Ida
Segundas-feiras
|
||
Estações
|
Chegada
|
Partida
|
Taipu
|
--------
|
11h22
|
Baixa Verde
|
12h44
|
---------
|
Volta
Terças-feiras
|
||
Estações
|
Chegada
|
Partida
|
Baixa Verde
|
-------------
|
07h00
|
Taipu
|
08h22
|
------------
|
Entre
Natal e Taipu e vice-versa o horário continuaria a ser o mesmo que vigorava até
então.
Fonte:
A República, 15 de Outubro de 1910, p.2.
A estação de Baixa Verde
A estação de João Câmara
A
estação do distrito de Baixa Verde foi inaugurada no dia 12/10/1910 no km 88 da
EFCRGN. O distrito pertencia ao município de Taipu, sendo a época a sede
daquele distrito uma nascente povoação que foi dinamizada pela construção da
ferrovia em seu território. Atualmente é a cidade de João Câmara.
A
distância entre a vila de Taipu e a povoação do distrito de Baixa Verde por
ferrovia é de 28 km e como visto pelo horário a cima eram percorridos em 1 hora
e 22 minutos.
Tanto o distrito como a estação conservaram o nome Baixa Verde até 1953 quando houve a mudança toponímica para João Câmara, já no atual município onde ali se encontra a referida estação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário