segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

ABERTURA DO TRÁFEGO ENTRE TAIPU E BAIXA VERDE

     O engenheiro Costa Junior, engenheiro chefe da EFCRGN, tornou público em 13/10/1910 a abertura do tráfego entre Taipu e Baixa Verde, começando na segunda-feira dia 17/10/1910 cuja circulação dos trens regulares seria de acordo com o horário estabelecido.

Ida
Segundas-feiras
Estações
Chegada
Partida
Taipu
--------
11h22
Baixa Verde
12h44
---------
Volta
Terças-feiras
Estações
Chegada
Partida
Baixa Verde
-------------
07h00
Taipu
08h22
------------

Entre Natal e Taipu e vice-versa o horário continuaria a ser o mesmo que vigorava até então.

Fonte: A República, 15 de Outubro de 1910, p.2.


                                     A estação de Baixa Verde



                          A estação  de João Câmara



A estação do distrito de Baixa Verde foi inaugurada no dia 12/10/1910 no km 88 da EFCRGN. O distrito pertencia ao município de Taipu, sendo a época a sede daquele distrito uma nascente povoação que foi dinamizada pela construção da ferrovia em seu território. Atualmente é a cidade de João Câmara.
A distância entre a vila de Taipu e a povoação do distrito de Baixa Verde por ferrovia é de 28 km e como visto pelo horário a cima eram percorridos em 1 hora e 22 minutos.
Tanto o distrito como a estação conservaram o nome Baixa Verde até 1953 quando houve a mudança toponímica para João Câmara, já no atual município onde ali se encontra a referida estação. 


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