quarta-feira, 3 de julho de 2019

SOBRE A INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PATU


       
 A  Vila de Patu a época da inauguração da estação
A vila de Patu se incluía no número das localidades florescentes do hiterland potiguar em 1936.
Segundo o jornal A Ordem a frente dos destinos da citada vila estavam elementos de reconhecido valor: de um lado o pároco Frederico Pastors cuidando com zelo e dedicação dos interesses da matriz e dos seus paroquianos; de outro lado o prefeito Julio Fernandes cooperado por outros vultos de real prestigio político-social, entre eles os quais  a figura simpática de Rafael Godeiro, homem empreendedor e progressista.
Grandes realizações estavam se concretizando para o soerguimento do município, cujo futuro era assaz promissor, disse o referido jornal.
Dentre estas realizações daquele ano de 1936 estavam a inauguração do trecho da Estrada de Ferro de Mossoró entre Caraúbas e Patu e a respectiva estação da vila, a empresa algodoeira SANBRA que seria inaugurada em breve e a luza elétrica que seria instalada na vila (A ORDEM, 26/09/1936, p.2)

A Estrada de Ferro de Mossoró
         Naquele ano de 1936 a ferrovia se achava entregue a Companhia Estrada de Ferro de Mossoró compreendendo os seguintes trechos: Porto Franco, ponto de parada, à margem esquerda do rio Mossoró, defronte de Areia Branca, atualmente Grossos, até Mossoró com 37,447 km; de Mossoró a São Sebastião, atual Governador Dix-Sept Rosado, com 39,563 km; de São Sebastião a Caraúbas, com 43,920 km, perfazendo um total de 120,970 km.O trecho inaugurado em 1936 entre Caraúbas e Patu tinha uma extensão de 36,640km, ficaria, portanto a EFM com 157,710 km em tráfego.
         Restava ainda a conclusão dos trechos de Patu a Almino Afonso com 17, 280 km; de Almino Afonso a Boa Esperança com 24,074 km, todo este trecho em território do Rio Grande do Norte e o último trecho entre Boa Esperança à cidade de Souza, na Paraíba. Em números redondos teria um total de 280 km.
         Na cidade de Souza a EFM se entroncaria com a Rede de Viação Cearense, que por sua vez se ligaria a Great Western-GWBR.Ficaria assim o nordeste brasileiro todo recortado por ferrovias aproximando distancias, arejando sítios até então esquecidos, tecendo a grande peça da unidade nacional (A ORDEM, 30/09/1936, p.1).

A inauguração da estação de Patu
Foi escolhida a data de 30/09/1936 para a inauguração do trecho entre Caraúbas e Patu e a respectiva estação da vila.Esteve presente a solenidade o então Interventor Federal Rafael Fernandes que viajou de Natal a Mossoró em avião da Pan Air e depois para a vila de Patu em trem especial com a comitiva para os atos inaugurais daquele trecho ferroviário.
        Mesmo com essa inauguração a EFM não ficava com o tráfego completo. Os trabalhos continuaram no trecho além de Patu até Almino Afonso.O trecho entre Caraúbas e Patu ocorreu 21 anos depois da inauguração do primeiro trecho da citada ferrovia entre Porto Franco e Mossoró em 15/03/1915.
    O ato de inauguração da estação ferroviária de Patú se revestiu da maior solenidade.Para ir até a vila foi organizado um comboio especial levando o interventor Rafael Fernandes, demais autoridades, convidados e representantes da imprensa.


      A aproximação do trem  da vila lia-se a seguinte faixa “ Patú saúda os trilhos do progresso”.
Recebidos por entre aclamações do povo, o interventor, sua comitiva e engenheiros desceram até o local do leito da estrada onde se achava estendida a fita simbólica que foi cortada pelo interventor Rafael Fernandes.
      Em seguida o trem se dirigiu até a gare, por entre os aplausos da população e dos operários da estrada dispostos em fila com os seus instrumentos de trabalho.
         No interior da estação falaram o engenheiro José Luiz Batista que se congratulou com os patuenses pelo melhoramento que acabava de ser inaugurado, tendo palavras de elogio para com o governo da Republica e realçando a atuação do ex-ministro José Américo de Almeida.


        O dr. Arthur Castilhos discursou sobre as vantagens e o elevado alcance econômico da ferrovia entre Mossoró e Alexandria, como propulsora do progresso de uma vasta região e para o qual o governo federal olharia com a devida atenção; e, finalmente o farmacêutico Vicente de Almeida que em nome dos seus conterrâneos saudou o interventor Rafael Fernandes, todos os engenheiros e demais pessoas presentes num substancioso discurso que a todos encantou.
         As 12h00 no edifício do Grupo Escolar João Godeiro, houve o banquete oferecido pelo município de Patú aos ilustres hospedes, falando por delegação do prefeito o Dr. Bianor Fernandes.
      A mesa estava em dispostas em formato de U onde se sentaram cerca de 60 cavalheiros presentes aquela solenidade tendo sido servidos pelas senhoritas da sociedade local. (DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 11/10/1936,p.9).





Elevação da categoria de cidade
         Dois meses após a inauguração da estação de Patu a vila foi  elevada a  categoria de cidade por lei estadual de 03 de novembro de 1936 tendo sido nomeado prefeito o Sr. Rafael Godeiro, agricultor naquele município em 27/11/1936.

Telegrama enviado a Getúlio Vargas
     O interventor Rafael Fernandes enviou o seguinte telegrama ao presidente da República:
       Mossoró, 1-Tenho satisfação de comunicar a v.ex., a inauguração da estação ferroviária de Patú, da Estrada de Ferro de Mossoró neste Estado.À cerimônia foi revestida de grande solenidade, estiveram presentes os representantes do inspetor federal das estradas e outras autoridades federais, estaduais e municipais.Este melhoramento representa um grande serviço para importante região do Estado, motivo porque, transmito ao eminente chefe da nação respeitosos agradecimentos da população do Rio Grande do Norte, pela valiosa cooperação que dispensou em favor da sua efetivação.Saudações cordiais-Rafael Fernandes, governador. (REVISTA DAS ESTRADAS DE FERRO, 15/10/1936, p.12).










O PRIMEIRO GOVERNADOR DO ACRE FOI UM POTIGUAR



         Epaminondas Tito Jácome nasceu na Vila de Augusto Severo, atual Campo Grande, em 20/04/ 1867.
Foi médico sanitarista, deputado provincial e, juntamente com José Plácido de Castro, participou da Revolução Acriana, em outubro de 1902, que culminou na nacionalização daquele território.


Epaminondas Jacome foi o primeiro governador do Acre, nomeado pelo então presidente Epitácio Pessoa. Exerceu o mandato de 01/01/1921 a 22/06/1922
         No Acre, na qualidade de governador fundou o grupo escolar João Ribeiro, as escolas noturnas Euclides da Cunha, Ângelo Ferreira, adquiriu do coronel Van-Dick Tocantins, uma arca de terras que deu o nome de Colônia Epitácio Pessoa (A REFORMA, 08/04/1928, p.4).
         Faleceu em Natal em 29 de março de 1929 aos 61 anos de idade, era casado.

         Abaixo o quadro na escola João Ribeiro em homenagem ao governador Epaminondas Jácome.



No quadro está escrito “homenagem do corpo docente do Grupo Escolar João Ribeiro ao fundador Exmº  Sr. Epaminondas Jácome".

terça-feira, 2 de julho de 2019

A MULHER QUE AJUDOU A CARREGAR PEDRAS PARA OS ALICERCES DA IGREJA DE CEARÁ-MIRIM



Em 1947 Joana Maria da Conceição contava já 109 anos de idade de acordo com a data apresentada na Revista A Noite Ilustrada naquele ano, ela teria ajudado a carregar pedra para os alicerces da capela de Nossa Senhora da Conceição, atual igreja matriz daquela cidade.
         Eis o texto da citada revista:
         Joana Maria da Conceição nasceu na cidade de Ceará-Mirim,no Rio Grande do Norte, em 1838, e, apesar da vida cheia de dificuldades, ainda é perfeitamente lúcida e conversa com desembaraço.Na localidade em que reside é conhecida como Moça-Velha e essa denominação lhe vai bem, pois é solteira e tem o espírito jovem.Reside numa casa humilde, de propriedade de D. Carminha, senhora de altos predicados morais e que diariamente lhe manda as refeições.Diz Joana Maria da Conceição que, quando criança, ajudou a carregar pedras para os alicerces da igreja local, ali por  1850, quando se iniciou a construção.Ao avistar o fotografo, perguntou: -Para que vocês querem cara tão feia? É pra mangar? (A NOITE ILUSTRADA, 04/11/1947, p.29).

Foto:A NOITE ILUSTRADA, 04/11/1947, p.29).

          Na foto está escrito: “lembrança de Ceará-Mirim, foto de Breber, Joana moça com 108 anos, nasceu em Jacoca em [ilegível ... Foto... ilegível]".
         Com se sabe Moça-Velha é uma expressão pra dizer que a mulher nunca se casou, permaneceu solteira. Assim era Joana Maria da Conceição.
         A capela de Nossa Senhora da Conceição que é a atual matriz daquela cidade teve inicio em meados da década de 1850.Se Joana Maria da Conceição teria nascido em 1838 ela teria na época do inicio da construção por volta de 12 ou 13 anos.Em relatório do presidente da província de 1861 o mesmo disse que a capela ainda se encontrava nos alicerces.




domingo, 30 de junho de 2019

A PONTE SOBRE O RIO CEARÁ –MIRIM



A Ponte sobre o Rio Ceará –Mirim foi construída na então rodovia RN 04 (atualmente BR 406) no sentido Taipu — João Câmara  com uma extensão de 100 m tendo sido o valor da obra  Cr$ 167.192,05 (Cf  Revista RN ECONÔMICO, 1970, p. 10), sendo executada pelo DER-RN no governo de Walfredo Gurgel (1965-1969).Esta ponte foi erguida para substituir a ponte que desabou com a enchente de 1964.



A baixo as imagens da primeira ponte sobre o rio Ceará-Mirim inaugurada em 1950 e destruída pela enchente de 1964.



Aqui as ruínas dessa ponte que ainda podem ser vistas as margens da BR-406 no sentido Taipu-João Câmara.




























sábado, 29 de junho de 2019

PROJETOS DE DOIS RAMAIS FERROVIÁRIOS QUE NUNCA SAÍRAM DO PAPEL



         Um novo plano de viação nacional foi enviado em 1949 a Câmara dos Deputados e continuava em estudos em 1950 na comissão de transportes.
O plano procurava melhorar a rede de comunicações ferroviárias do Estado do Rio Grande do Norte e para ser apreciado conjuntamente com aquele plano o deputado Gil Soares apresentou o seguinte projeto:

Projeto nº 819 de 1950 Altera o plano nacional para inclusão de dois ramais ferroviários no Rio Grande do Norte.
Art. 1º- Fica alterado o Plano Geral de Viação Nacional para inclusão dos seguintes ramais no Estado do Rio Grande do Norte:
I-RAMAL DE APODI- Da Estrada de Ferro Sampaio Correia, que partirá do trecho Angicos-São Rafael e atravessará o território dos municípios de Assu, Augusto Severo e Caraúbas, para terminar na cidade de Apodi.
II-RAMAL DE PAU DOS FERROS- Da estrada de Ferro de Mossoró que partirá da estação de Demétrio Lemos, no Município de Martins, com destino a cidade de Pau dos Ferros.
         Art. 2º A presente lei entrará em vigor na data de sua publicação,  revogadas as disposições em contrário.

Justificativas
         1. A Estrada de Ferro Sampaio Correia (ex Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte) seguia pela faixa litorânea ao sul do estado em direção a Nova Cruz de onde penetrava no território paraibano, na zona de Guarabira, para ligar-se à Great Western of Brazil  até Maceió.
         Partindo ainda do porto de Natal passava pela região do Ceará-Mirim para alcançar Angicos e prosseguindo para São Rafael a margem direita do rio Açu. Dai tomaria o rumo de Caicó, via Jucurutu, segundo o primitivo traçado.
         O Ramal de Macau partia de Lajes, a época chamada Itaretama, mas os trens ainda não ultrapassavam a velha estação de Gaspar Lopes, posteriormente Epitácio Pessoa, atual Pedro Avelino.
2. O porto de Areia Branca era ponto de partida igualmente de outra estrada de ferro que atravessava os municípios de Mossoró, Caraúbas, Patu, Martin e Alexandria. Os trilhos já estavam em terras do estado da Paraiba, em demanda da cidade de Souza, onde se encontraria com os trilhos da Rede de Viação Cearense.
3.Era inprescidivel, portanto para a prosperidade econômica do Rio Grande do Norte a ligação das duas ferrovias do estado, a EFSC e a EFMS.E que isso se faria de maneira a colocar, também, Natal e Mossoró em comunicação muito mais rápida com os municípios mais distantes que eram justamente os situados na Zona Oeste.
4.A outra finalidade deste projeto era a de levar os trilhos até Apodi, uma das regiões ainda muito precária de comunicação por transporte terrestre.
5. Em consequência:
a) A cidade de Açu enquanto não houvesse daí ramal direto para Mossoró seria ponto de embarque e desembarque de mercadorias no que se referisse a Mossoró e Areia Branca com a utilização dos 74 km da grande rodovia construída pelo DNOCS.
b) A cidade de Caraúbas pela sua magnífica posição geográfica serviria de ponto de cruzamento da EFSC com a EFMS.
c) A Vila de Demétrios Lemos, antiga Boa Esperança, no município de Martins colocaria a cidade de Pau dos Ferros que era o maior entroncamento rodoviário da Zona Oeste em comunicação com Mossoró e Natal e o território da Paraíba.
6. Finalmente o sistema ferroviário do Rio Grande do Norte atingiria assim a mais completa eficiência.
         O projeto foi protocolado na sala das sessões do Congresso Nacional em 05/09/1950 pelo deputado Gil Soares. (DIÁRIO DE NATAL, 13/09/1950, p.4).
         Tudo muito bonito, mas como se sabe tais ramais jamais saíram do papel, do campo  da ideias e da boas intenções.