Ainda em 1936 foi publicada a nomeação da agente postal Lindalva Ferreira da Cruz para a agência dos correios de Taipu (JORNAL DO BRASIL, 14/10/1936, p.8).
Em 18/09/1937 Rosendo Leite da Fonseca assumiria para mais um mandato o cargo de prefeito de Taipu conforme se lia no comunicado expedido pelo mesmo ao jornal a Ordem dando ciência de sua posse como prefeito constitucional de Taipu.
Fonte: jornal A Ordem, 18/09/1937. |
Em dezembro daquele ano o prefeito Rosendo Leite da Fonseca, baixou uma portaria proibindo as feiras no município aos domingos. Segundo o jornal A Ordem esse ato do prefeito de Taipu era uma gesto que precisava ser destacado, pois “representa uma alta compreensão da necessidade de respeitar os sentimentos religiosos do nosso povo” (A ORDEM, 24/12/1937, p.1).
O ato do prefeito de Taipu se baseava na nova Carta Constitucional que tornava obrigatório o repouso aos domingos. Em telegrama enviado a redação do citado jornal o prefeito de Taipu comunicava que a partir de janeiro todas as feiras seriam transferidas do domingo para o sábado.
O ato do prefeito de Taipu causaria celeuma entre comerciantes e proprietários rurais, como foi o caso do proprietário do antigo engenho da Pitombeira que não aceitando a determinação da prefeitura continuou realizando a feira naquela propriedade aos domingos como e costume.
O diretor de Departamento de Educação
comunicou ao Chefe do Governo ter a suspensão dos trabalhos das escolas
reunidas Joaquim Nabuco da vila do Taipu, onde grassava com intensidade a
epidemia do impaludismo (ORDEM, 09/09/1937, p.4) e segundo o jornal Diário da Tarde a epidemia de malária assolava
o RN em 1938, onde a doença já havia acometido milhares de pessoas em Taipu
(DIÁRIO DA TARDE, 28/07/1938, p.8).
Nenhum comentário:
Postar um comentário