quarta-feira, 3 de março de 2021

SOBRE O PREFEITO JOÃO EUSTÁQUIO DE CASTRO E A COOPERATIVA AGRICOLA DE TAIPU #TAIPU130ANOS #16

 

      Segundo o jornal A Ordem em 1943 uma nova orientação vinha sendo impressa ao município de Taipu tendo a frente o prefeito João Eustáquio de Castro, na qual vários melhoramentos vinham sendo introduzidos, tais como: o asseio geral das ruas, medida, segundo o citado jornal, imprescindível a higienização e que para essa finalidade estava o prefeito cogitando adquirir uma carroça, devidamente aparelhada com o objetivo de trazer a cidade convenientemente limpa, como também para a remoção do lixo domiciliário. (A ORDEM, 12/03/1943, p.2).

         Igualmente, pensava o prefeito em promover a arborização da cidade nas principais ruas, implantou também a instalação de platibandas nas casas que ainda não as possuía e sendo também seu intuito promover a iluminação elétrica da cidade. (A ORDEM, 12/03/1943, p.2).

                                                Aspectos de Taipu

Feira em Taipu na década de 1960.A imagem serve para ilustrar a paisagem urbana de Taipu na citada década de 1940, com exceção do mercado público que ainda não existia na época.

Aspecto de uma vaquejada em Taipu na década de 1960.
As vaquejadas em Taipu remontam a década de 1940 as mais antigas registradas pelo jornal A Ordem.
Com exceção do prédio do fórum que ainda não havia sido erguido a rua ao fundo era semelhante a da década de 1940.

Aspectos da rua lateral a matriz na década de 1960, atual rua Sebastião Dias da Silva.
Para ilustrar as construção que remontam a década de 1940.


Aspectos do centro de Taipu década de 1950.

A Cooperativa Agropecuária de Taipu S.A

Foi inaugurada em 19/04/1943 as 13h00 a Cooperativa Agropecuária de Taipu S.A., dentro das comemorações do aniversário do presidente Getúlio Vargas.

         Segundo o jornal A Ordem era mais uma elo da cadeia cooperativista do Estado, em condições de prestar excelentes serviços a produção.

         A Cooperativa de Taipu tinha por objetivo facilitar o crédito agrícola aos pequenos proprietários, a juros módicos e a longo prazo. O Estado contribuiu com auxilio de Cr 2.000, 000 para a sua instalação, realizando também um empréstimo para aumentar as possibilidades financeiras da instituição. Ao mesmo tempo, prestaria assistência contábil e jurídica. (A ORDEM, 17/04/1943, p.6).

         O governador Aldo Fernandes se fez representar na solenidade de inauguração da Cooperativa Agrícola de Taipu por Francisco Veras Bezerra, subdiretor das Cooperativas.

         A Cooperativa Agrícola de Taipu foi instalada com 52 sócios fundadores e com um capital subscrito de Cr$ 30.000,00 e tinha como diretoria constituída as seguintes pessoas:

Otávio Praxedes - Presidente.

Luiz Ferreira de Miranda - Vice-presidente.

Luiz Gomes da Costa - Gerente.

João Eustáquio de Castro - Secretário.

Rosendo Leite da Fonseca - Conselheiro.

         O Conselho Fiscal ficou constituído dos seguintes membros: Adão Marcelo da Rocha, Alfredo Miranda, Júlio Leite da Fonseca, José Soares Sobrinho, Pedro Gomes da Costa, Gabriel Fernandes Campos. (A ORDEM, 20/04/1943, p.6).

           Não conseguimos saber até quando funcionou a Cooperativa Agrícola de Taipu e onde estava instalada o prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário