O jornal A Ordem em matéria publicada
sobre as obras realizadas pelo governo do estado no interior escreveu: "Acompanhado do deputado Aluízio Alves, e dos
engenheiros Apolônio Zenaide e Roberto Freire, o Sr. Governador José Varela
esteve em visita, ontem, às obras de
construção da ponte sobre o rio Ceará-Mirim, que mede 120 metros de
comprimentos por 9,60 de largura".
Com a construção da ponte sobre o rio
Ceará-Mirim no município de Taipu a administração José Varela realizava
importantes obras previstas no plano rodoviário do Estado. Seria a maior obra
desse gênero até então já construída no estado. A ponte ligaria importantes
centros produtores como a s cidades de Baixa Verde, Pendência, Macau e Touros.
A cultura das frutas era uma das
principais fontes de riqueza a época entre outros produtos industriais. Tudo
isso durante o inverno, tomava as vezes o caminho mais longo do Seridó, antes
de alcançar a capital, ou seja, desviava para Campina Grande.
O jornal Diário de Natal esteve no
canteiro de obras da ponte no dia em que todos os pilares já se achavam prontos
envoltos num emaranhado de ferro e madeira e preparava-se o lastreamento da
primeira seção que seria concluída no dia 25/12/1949.
A obra foi orçada em 2 milhões
de cruzeiros e tendo sido iniciada em dezembro de 1948 estava sendo construída
em tempo que podemos considerar Record, apesar das dificuldades encontradas
para o assentamento das fundações de um dos pilares cujas escavações foram cair
exatamente sobre abundante vertente.
Essa ponte foi inteiramente destruída pela enchente de 1964 quando naquele ano ocorreu a maior catástrofe climática já ocorrida em Taipu.
A ponte destruída pela enchente em 1964. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário