quinta-feira, 4 de março de 2021

SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PONTE RODOVIÁRIA DE TAIPU EM 1949 #TAIPU130ANOS #19

 

O jornal A Ordem em matéria publicada sobre as obras realizadas pelo governo do estado no interior escreveu: "Acompanhado do deputado Aluízio Alves, e dos engenheiros Apolônio Zenaide e Roberto Freire, o Sr. Governador José Varela esteve em visita, ontem, às obras  de construção da ponte sobre o rio Ceará-Mirim, que mede 120 metros de comprimentos por 9,60 de largura".(A ORDEM, 09/11/1949, p.1).

Com a construção da ponte sobre o rio Ceará-Mirim no município de Taipu a administração José Varela realizava importantes obras previstas no plano rodoviário do Estado. Seria a maior obra desse gênero até então já construída no estado. A ponte ligaria importantes centros produtores como a s cidades de Baixa Verde, Pendência, Macau e Touros.

A cultura das frutas era uma das principais fontes de riqueza a época entre outros produtos industriais. Tudo isso durante o inverno, tomava as vezes o caminho mais longo do Seridó, antes de alcançar a capital, ou seja, desviava para Campina Grande.

 O projeto que estava sendo executado pelo mestre José Pereira, tinha 110 metros de vão, com 5,5 de largura, tudo em concreto armado, prevendo a passagem de veículos de até 24 toneladas. 
     A estrutura de 110 metros estava dividida em duas seções, repousando sobre 5 gigantescos pilares e dois encontros, tudo em alvenaria de pedra, formando 6 vãos, dos quais há 6 de 20 metros.com os aterros que seriam posteriormente executados ficaria a ponte com a extensão total aproximada de 1 km (1.000 metros) o que dava a ideia do vulto do empreendimento (pra se ter uma ideia a ponte de Igapó tem 740 metros).
       O trabalho de aterro, era um dos maiores da obra, esperava a empresa resolver com patrulha mecânica , sem grandes dificuldades antes da chegada do inverno.

O jornal Diário de Natal esteve no canteiro de obras da ponte no dia em que todos os pilares já se achavam prontos envoltos num emaranhado de ferro e madeira e preparava-se o lastreamento da primeira seção que seria concluída no dia 25/12/1949.

  A obra foi orçada em 2 milhões de cruzeiros e tendo sido iniciada em dezembro de 1948 estava sendo construída em tempo que podemos considerar Record, apesar das dificuldades encontradas para o assentamento das fundações de um dos pilares cujas escavações foram cair exatamente sobre abundante vertente.

Essa ponte foi inteiramente destruída pela enchente de 1964 quando naquele ano ocorreu a maior catástrofe climática já ocorrida em Taipu.


A ponte destruída pela enchente em 1964.


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