terça-feira, 12 de dezembro de 2017

A VISITA DO PRESIDENTE JOSÉ SARNEY A JOÃO CÂMARA


     Conviver com os abalos sísmicos demonstrando, acima de tudo que o homem nordestino é forte e não foge ante as dificuldades. Foi como se expressou inicialmente o então presidente da república José Sarney, parafraseando Euclides da Cunha no livro Os Sertões, em visita a cidade de João Câmara por ocasião das séries catastróficas dos abalos ali ocorridos em 1986.
  José Sarney esteve na cidade de João Câmara no dia 12/12/ 1986.O pronunciamento inicial foi feito em frente a igreja matriz, logo após o presidente percorreu as áreas da cidade atingidas pelos abalos sísmicos e ouviu os as explicações dos sismólogos que estavam estudando o fenômeno na região.
   A imprensa o presidente disse que estava ali em João Câmara para levar solidariedade moral e ultimar providencias para a recuperação da cidade. Acalmou a população dizendo que “ o conhecimento humano hoje, já domina uma grande parte daquilo que aqui ocorre. E a palavra que ouvi dos cientistas é uma palavra de tranquilidade e não possibilidade, a nível cientifico, de que possam ocorrer danos maiores e catastróficos aqui nessa região”.
    Ainda disse que o que se tinha a fazer era prevenir os danos que poderiam ocorrer futuramente caso os abalos voltassem a se repetir, cabendo ao Governo Federal reparar os danos que já haviam sido causados.
    Em sua mensagem de encorajamento ao povo de João Câmara disse José Sarney que “a história do gênero humano é uma história de coragem. Coragem que é do povo nordestino. Coragem da perseverança” e concluiu “ vamos reparar os danos que  ocorreram em João Câmara e continuar todos nesta cidade”.
    O presidente José Sarney se reuniu com as lideranças no pátio do colégio João XXIII, cujas as paredes ficaram rachadas pelos abalos, ali Sarney ouvi as explicações dos sismologos, quando constatou que na parte de trás do colégio havia um alto falante, o presidente perguntou ao monsenhor Lucena, se o sistema de som estava em condições de funcionar “porque desejo falar ao povo”, ao que foi providenciado e Sarney fez uma pronunciamento improvisado e em tom emocional, em suas palavras pediu calma a população que foram muito aplaudidas pelo povo que antes gritava “promessa não, queremos ação”.
     Saindo do colégio João XXIII Sarney percorreu as ruas da cidade recebendo cartas, bilhetes e ouvindo reclamações da população, de modo geral, a população demonstrou confiança nas providencias anunciadas pelo presidente José Sarney, outros porem discordavam da proposta de se conviver com os abalos.
   Sarney e a comitiva que esteve em João Câmara desembarcaram em helicóptero que pouso no estádio municipal de João Câmara.


Fonte: Diário de Natal, 12/12/ 1986, p.1.





      O presidente José Sarney, ao centro, o governador Radir Pereira, a esquerda e o prefeito de João Câmara, José Ribamar, a direita, percorrendo as ruas de João Câmara.Fonte: Diário de Natal, 12/12/ 1986, p.1.



    O presidente José Sarney falando a imprensa no pátio do Colégio João XXIII.Fonte: Diário de Natal, 12/12/ 1986, p.1.


    A multidão que se formou em frente ao Colégio João XXII para ouvir o presidente José Sarney.Fonte: Diário de Natal, 12/12/ 1986, p.1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário