terça-feira, 5 de dezembro de 2017

ALZIRA TEIXEIRA SORIANO A PRIMEIRA PREFEITA DO BRASIL


           
            Alzira Soriano nasceu em 29/04/1896 em Jardim de Angicos, casou aos 29/04/1914 com Thomas Soriano, promotor público da comarca de Jardim de Angicos, do casamento nasceram três filhas Sônia, Ismenia e Ivonilde, nenhuma seguiu a carreira política. Ao ficar viúva retornou a morar com os pais na fazenda Primavera, distante 3 km da sede de Jardim de Angicos, sua cidade natal.
            Daí em diante intensificou os contatos políticos, ajudando seu pai nas campanhas políticas. Alzira tinha um grande controle e facilidade de comunicação que cativava o povo da região.
            Foi Berth lutz que enxergando em Alzira Soriano uma grande líder sugeriu ao então governador Juvenal Lamartine que aa convidasse pare se candidatar a prefeitura de Lajes.
     Eleita com 60% dos votos pelo Partido Republicano Federal, Alzira Soriano havia derrotado seu adversário candidato Sérvulo Pires Neto Galvão tornando-se assim a primeira prefeita eleita do Brasil. Jornais do Brasil e do mundo repercutiram o fato ocorrido em terras potiguares, a nova prefeita foi muito festejada, tanto o governo estadual como o federal prestigiaram a posse. Assim como foi a primeira prefeita eleita, Alzira Soriano foi também a primeira a perder o cargo devido a Revolução de 1930.Foi convidada a permanecer no cargo segundo as normas do regime ditatorial de Getúlio Vargas, recusou prontamente, preferindo voltar a vida caseira.
      Voltou a cena política com a abertura democrática, se elegendo por 3 vezes vereadora do município de Jardim de Angicos em 1945 com o retorno da democracia no Brasil. Liderava a bancada da UDN. Ao se retirar da política passou a viver e administrar a fazenda Primavera em Jardim de Angicos.
     Ao final do seu primeiro mandato até os antifeministas reconheceram que ela havia feito um bom governo.
     Em 13/02/1962, o jornal O Globo a entrevistou para o caderno feminino, seria a última entrevista, perguntada se gostaria de ser prefeita novamente respondeu: “claro que sim, desde que seja pela vontade do povo”. Embora apresentasse a época vitalidade, já afirmava que estava “velha e cansada” (O POTI 1980, p. 24).

      Faleceu em 28/05/1963 depois de regressar do Rio e de São Paulo onde for ame busca de tratamento de saúde.



Alzira Soriano e suas filhas.A atividade de prefeita não prejudicou sua vida doméstica.Foto: O Poti, 1980, p. 24

Casa da fazenda Primavera onde Alzira Soriano morou depois de ficar viúva e depois de se retirar da vida pública.A fazenda se situa no municipio de Jardim de Angicos.Foto: O Poti, 1980, p. 24.

Ultima imagem de Alzira Soriano antes de sua morte.Foto: O Poti, 1980, p. 24.

Imagem de Alzira Soriano publicada na Revista da Semana em 1931 Foto: Revista da Semana, 1931, p. 17.


Nenhum comentário:

Postar um comentário