quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

SOBRE A INAUGURAÇÃO DO CAMPO DE POUSO DE BAIXA VERDE

       O campo de pouso de Baixa Verde foi inaugurado em 27/04/1930 as 11h da manhã quando pousou em solo baixa-verdense os aviões Natal I e Natal II, este pilotado pelo comandante Djalma Petit e conduzindo o governador do estado Juvenal Lamartine, o mesmo que criou o município, aquele conduzindo o piloto do aeroclube Fernando Gomes Pedrosa e mecânico Abel de Oliveira, ambos os aviões vinham de São Tomé onde ali também foi inaugurado o campo de pouso daquele município. A viagem entre ambos os municípios durou 35 minutos.
       No discurso feito pelo juiz João Maria Furtado [o desafeto político de João Câmara]  em nome do prefeito de Baixa Verde declarou que aquele campo de pouso teria o nome do comandante Djalma Petit em homenagem ao referido piloto, agradecendo o comandante Petit seguiu-se o discurso do governador e do prefeito de Baixa Verde João Câmara [ o calo no pé do juiz João Maria Furtado].
     Os aviões partiram as 15h para Taipu onde também seria lá inaugurado outro campo de pouso.
      Até aquela data eram 23 campos de pouso inaugurados no Rio Grande do Norte, obras incentivadas pelo entusiasta da aviação civil o governador Juvenal Lamartine que com o incentivo ao voto feminino registrou para a história do Rio Grande do Norte as marcas de sua gestão.


Fonte: O Poti ,1986, p. 29, os grifos são nossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário