quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

SOBRE A INAUGURAÇÃO DO CAMPO DE POUSO DE TAIPU


    Em 27/04/1930 foi inaugurado o campo de pouso de Taipu pelo piloto do Aeroclube de Natal Fernando Gomes Pedrosa pilotando o avião Natal I conduzido a bordo também estavam o mecânico do aeroclube Abel de Oliveira. Outro avião denominado Natal II pilotado pelo comandante Djalma Petit tendo como passageiro o governador do estado Juvenal Lamartine.
     As 15h os dois aviões haviam partido de Baixa Verde para Taipu onde seria inaugurado o campo de pouso da vila de Taipu, a viagem durou apenas 25 minutos entre aquela vila e Taipu.
      O campo de pouso de Taipu foi inaugurado com uma pista de 400 metros.
De Taipu decolou para Natal as 16h40 o Natal I, já o avião Natal II ficou em Taipu devido a um incidente verificado no trem de pouso do avião ocorrido durante a aterrissagem.
    Até aquela data eram 23 campos de pouso inaugurados no Rio Grande do Norte. No mesmo dia foram inaugurados os campos de pouso de Baixa Verde, atual João Câmara e o de São Tomé.
    O governador Juvenal Lamartine deixou duas grandes marcas em sua gestão. O incentivo ao voto feminino que culminou com a eleição de Alzira Soriano em Lajes  como primeira prefeita do Brasil e o incentivo a aviação civil com a disseminação de campos de pouso em praticamente todos o municípios do Rio Grande do Norte.


Fonte: O Poti, 1986, p. 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário