terça-feira, 5 de dezembro de 2017

HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR CLOTILDE DE MOURA LIMA, O GINÁSIO DE TAIPU


    O grupo escolar Clotilde de Moura Lima em Taipu funcionou inicialmente no prédio onde atualmente se situa a Escola Estadual Adão Marcelo da Rocha, na rua Cândido Marcolino, no Alto da Boa Vista em Taipu, inicialmente foi criado com o nome de grupo escolar Nossa Senhora do Livramento, depois teve o nome alterado para Clotilde de moura Lima.
   Em 1971 foi feito um requerimento do deputado estadual Magnus Kelly solicitando melhorias no grupo escolar Clotilde de Moura Lima em Taipu (DIÁRIO DE NATAL, 25/08/1971).
      Em 1975 se lia no mesmo jornal relembrando o empenho que vinha fazendo o já citado deputado para conquistar um ginásio para Taipu aguardando que isto fosse obtido do governador Tarcísio Maia (DIÁRIO DE NATAL, 1975, p.5). Havia, segundo o deputado Pedro Lucena, uma verba de 50 mil cruzeiros para essa finalidade, mas que estranhava o desinteresse do prefeito nesse sentido “quando para este problema não deveria existir fronteiras partidárias”.  
    Em 23/08/1975 o jornal trazia uma matéria sobre o tema com o título “Secretaria de Educação assegura ginásio para Taipu em 1976”, a matéria dizia que o deputado Magnos Kelly havia recebido uma correspondência do secretário de educação “a respeito de medida que há muitos anos vem pleiteando para beneficiar a   população estudiosa de Taipu”, essa luta era a criação de um ginásio na cidade de Taipu.
   O secretário explicou ao deputado depois de esclarecer as providencias indispensáveis da parte do município de Taipu que o funcionamento do ginásio não ficaria condicionado a construção de um prédio próprio podendo a construção do prédio dar-se paralelamente ao funcionamento da instituição escolar, ou seja, para funcionar o ginásio não precisaria necessariamente de um prédio próprio, podendo funcionar em outro prédio cedido.
     Da tribuna da assembleia o deputado Magnos Kelly elogiou o comportamento do governador Tarcísio Maia o qual havia se mostrado sensível a esta reivindicação que não era apenas de sua iniciativa, mas de toda a população de Taipu. Fez ainda um apelo para que o projeto de criação do ginásio de Taipu pelo prefeito de Taipu encontrasse apoio na câmara municipal sem nenhuma conotação partidária em benefício de Taipu para que já a partir de 1976 os jovens taipuenses pudessem estudar no curso ginasial sem a necessidade de ir buscar este tipo de estudo em outras cidades as custas de enormes sacrifícios. (DIÁRIO DE NATAL, 23/08/1975, p.5).
    Assim a secretaria de educação havia assegurado todas as condições a prefeitura de Taipu para que o ginásio de Taipu tivesse condições de funcionar em 1976, para tanto bastava que o prefeito enviasse uma mensagem a câmara de vereadores criando o ginásio.
    A criação do ginásio implicaria na vitória política de um deputado da oposição, razão pela qual a câmara de vereadores de Taipu preferiu não aprovar a mensagem. Diante disso o deputado Magnos Kelly resolveu lutar para conseguir recursos para a construção de um prédio proprio para que Taipu pudesse criar finalmente o seu ginásio. Segundo a matéria exibida no jornal 7 vereadores de Taipu não aprovaram a mensagem de criação do ginásio de Taipu (Diário de Natal, 26/11/1975, p.5).
       A várias legislaturas que deputado Magnos Kelly se dedicava a obtenção de um ginásio para a cidade de Taipu “pois os que querem ali estudar tem de deslocar-se todos os dias para Ceará-Mirim, a falta de estabelecimento que naquela cidade possa ministrar o curso de que necessitam” (DIÁRIO DE NATAL, 02/04/1976, p. 3). Disse ainda o parlamentar que “depois de intensa luta pela implantação do ginásio, problemas políticos regionais estão dificultando os eu funcionamento. Contudo tranquiliza a juventude e diz que que o próximo ano será decisivo para consolidação do ginásio” (Diário de Natal, 20/10/1978, p.5).
      Em 1978, o jornal O Poti, em matéria sobre a atuação do deputado Magnos Kely diz que foi ele quem conseguiu a construção do grupo escolar Clotilde de Moura Lima, diz ainda que o mesmo conseguiu construir em dois anos um ginásio noturno que mesmo estivesse funcionado ainda não havia sido inaugurado por divergências políticas (O Poti, 27/08/1978, p.5).

       O prédio do grupo escolar Clotilde de Moura Lima foi inaugurado no final da década de 1970.Na parede da escola há uma placa em que diz que passou por uma reforma em 1980.


Terreno onde foi construído o ginásio Clotilde de Moura Lima na rua Antônio Gomes da Costa [rua do Fogo], 1977.Acervo de João Batista dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário