sábado, 2 de dezembro de 2017

A HISTÓRIA DE ANTÔNIO TEODORICO MIRANDA ZELADOR DA CAPELA DE GALINHOS


     Esta é daquelas histórias cujo roteiro daria um filme. Trata-se da história do velho Antônio Teodorico Miranda, zelador da capela de Galinhos.
     Galinhos era uma povoação destinada a desaparecer sob as areias que iam a cada dia sepultando o povoado com avanço dos morros sobres as casas e expulsando impiedosamente os moradores da localidade.
    Certo dia quando não mais era possível impedir a marcha areias jogadas pelos fortes ventos o Apostolado da Oração da capelinha se reuniu com o vigário de Macau para tirar um retrato de despedida.
      Na semana seguinte muitas famílias começariam a se retirar em busca de outras praias. Galinhos ficaria entregue a ação dos ventos e dos morros. Na orla do mar os pescadores iam construindo seus ranchos.
       Entre os que teimaram em ficar estava Antônio Teodorico de Miranda, velho e aleijado em virtude do reumatismo, morando distante, todos os dias ia a capela para rezar o terço e para varrer das portas a areia que o vento juntava a noite.
     Aquela capela fazia parte de sua vida. Fora ele quem comprara todos os utensílios e paramentos litúrgicos necessários as celebrações das missas com a ajuda dos pescadores locais.
    A capela tinha cálice, missal, ambula, ornamentos de todas as cores litúrgicas, tudo em bom estado de conservação, limpos e espanados diariamente. Além do zelo pela capela Antônio Teodorico ministrava as aulas de catecismo para as crianças daquela comunidade.
       A morte o alcançou em 1941.Não lhe abatia o reumatismo, não o venceu as areias, venceu a morte.
        Porém, o velho Teodorico morreu vencendo, porque seu nome ficou ligado a história religiosa da linda praia e de boa gente de Galinhos. O povo haveria de lhe eternizar sua memória.
        A capelinha, com seus santos bonitos e com seus paramentos que faziam inveja a muitas igrejas matrizes recordaria sempre o apostolo, o homem de ação católica, o zelador e o catequista, o devoto de Nossa Senhora que todas as tardes repicava os sinos convocando os fiéis para o terço que ali se rezava.
      O exemplo de Antônio Teodorico Mirando mostra o quanto é possível a vontade fortalecida pela graça, seu apostolado humilde é uma lição para todos. O que ele fez podia ser imitado. O trabalho do velho zelador da capela de Galinhos deveria servir de modelo de encorajamento a tantas pessoas que desanimam diante das dificuldades.
        Antônio Teodorico Miranda foi um exemplo magnifico de apostolado leigo na igreja católica exercendo a função de zelador e catequista da capela da então povoação de Galinhos.

Fonte: A Ordem, 09/09/1941, p.1.


     Não sei se a atual cidade de Galinhos faz de alguma forma homenagem a memória do velho zelador e catequista Antônio Teodorico Miranda. A capela também não é a mesma que era zelada por ele. Uma nova igreja foi construída na cidade. Galinhos é atualmente capela sufragânea da paróquia de Jandaira.

      O município de Galinhos é dos menores contingente populacionais do estado do Rio Grande do Norte com  seus 2.150 habitantes segundo IBGE/2010 e está distante até 166 km de Natal.





Igreja atual de Galinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário