quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

SOBRE A ANTIGA CAPELA DE POÇO BRANCO


   Segundo Câmara Cascudo “o Poço Branco vizinho ao Riacho do Cravo justificaria a fixação de um grupo humano determinando a povoação, escola, policiamento, a capela do Sagrado Coração de Jesus [...]” (CASCUDO, 1968, p. 234-235 apud CAVALHEIRO 1999, p. 25).
      A capela teria sido erguida pela iniciativa de Pedro Leite, antigo morador de Poço Branco, no ano de 1912 e ficava no início da rua Nova, próxima ao comércio, na margem direita do rio Ceará-Mirim (CAVALHEIRO 1999, p. 25).
     A antiga povoação de Poço Branco tinha apenas 3 ruas. A Rua de Cima, a Rua Nova e a Rua de Baixo, com alguns caminhos que se interligavam, levando ao Alto da Mina, ao Rabo da Cachorra, ao cemitério que ficava próximo a Pedra da Mina, ao rio, ao caminho qu elevava para Acauã, km 3 acima, ao Contador, 5 km e a Pousa, sempre margeando o rio. (CAVALHEIRO 1999, p. 25).
      A partir da construção da capela de Poço Branco, foi possível a visita, ainda que esporádica, de padres a localidade, para a realização de batizados, casamentos, confissões e missas “sem que fossem necessários se deslocar para Taipu em lombos de Animais, ou caminhando já que não havia automóveis ou estradas abertas para o transito” (CAVALHEIRO 1999, p. 26).
      Se a construção da capela de Poço Branco ocorreu de fato em 1912 a capela era então sufragânea da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Ceará-Mirim, com a criação da paróquia Nossa Senhora do Livramento em 18/04/1913 passa a ser jurisdição desta paróquia, condição vigente até os dias atuais.

      Conforme Cavalheiro  (1999,  p. 29), as pedras retiradas da antiga capela de Poço Branco foram utilizadas na construção da nova igreja situada a 2 km da barragem e de onde estava a antiga povoação, no entanto, assim como todas as famílias do distrito de Poço Branco foram indenizadas pelo DNOCS com a construção de uma nova cidade, a igreja de Poço Branco foi igualmente indenizada, tendo sido construída uma nova igreja ‘moderna’ inaugurada em 1970, onde as características arquitetônicas não deixam transparecer que antigos materiais de construção tenha sido utilizados com a finalidade de se preservar a memória da antiga capela.



Fonte:CAVALHEIRO, Adriano da Silva.Poço Branco no contexto da ocupação do Rio Grande do Norte.Monografia.Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Natal, 1999.





A igreja antiga de Poço Branco.



A igreja atual de Poço Branco.Foto: arquivo da paróquia de Taipu, 2003.






Nenhum comentário:

Postar um comentário