terça-feira, 5 de dezembro de 2017

SOBRE A POSSE DO SENADOR JOÃO CÂMARA


    João Câmara chegou ao Rio de Janeiro no dia 14/09/1948. No aeroporto Santo Dumont João Câmara foi recebido pelos parlamentares potiguares que o aguardava para o ato de posse no senado, entre estes estavam o senador Georgino Avelino, os deputados federais Dioclécio Duarte Mota Neto, Walfredo Gurgel e José Arnauld, seu genro (A manhã, 1948, p. 8).
     Sobre a posse do senador João Câmara se lia no jornal A Manhã em 1948: “Tomou posse, ontem [15 de setembro], de sua cadeira no Senado o Sr. João Severiano da Câmara, eleito pelo PSD do Rio Grande do Norte”.
   Presidiu a sessão do senado naquele dia o senador Nereu Ramos, que anunciou que se achava na mesa da presidência o diploma do senador João Câmara, expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. João Câmara se achava na antessala, o presidente da sessão designou uma comissão formada por Melo Viana, Georgino Avelino e Vergniauld Wanderley para ir busca-lo, João Câmara prestou o compromisso regimental e tomou lugar na bancada sendo aplaudido pelos seus pares e demais senadores ali presentes.
     No gabinete do 1º secretário do senado o também potiguar Georgino Avelino o novo senador recebeu os cumprimentos dos seus pares e demais pessoas que assistiram ao ato de posse de João Câmara.
     Em entrevista ao jornal A Manhã o senador João Câmara disse que em breve retornaria ao estado do Rio Grande do Norte, mas que ali ficaria poucos dias, de onde retornaria para o Rio de Janeiro para tomar parte nas atividades do senado.
   No seu primeiro discurso João Câmara pretendia se pronunciar sobre a situação econômica do nordeste, focalizando sobretudo a cultura do algodão.


Fonte: A Manhã, 16/09/1948, p. 7.

O Senador Georgino Avelino, a esquerda e o senador João Câmara, após a posse deste.Foto: A Manhã,16/09/1948, p. 7.
    
        A imagem a cima foi tirada no gabinete do senador Georgino Avelino que a época era o 1º secretário do senado, o registro foi feito após a posse e onde o novo senador da República pelo Rio Grande do Norte recebeu os cumprimentos dos demais senadores e pessoas presentes a ato.







Nenhum comentário:

Postar um comentário