Em 24/07/1907 o jornal A República
publicou um relatório estatístico da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do
Norte-EFCRGN, que havia sido inaugurada a pouco mais de um ano, em 13/06/1906.
Segundo o referido jornal o serviço da
seção em trafego da EFCRGN correu com toda regularidade, não tenso sido
felizmente, ocorrido nenhum incidente desagradável.
Circularam na linha 91 trens, percorrendo
2.485 km; estes trens foram compostos por 163 carro com percurso de 5.242 km,
foram 52 em serviço ordinário, 14 em serviço próprio do tráfego, 10 em serviço
de transporte de material para a seção em construção e 15 em material para a construção do trapiche da estação inicial
da Coroa.
nos trens ordinários viajaram 943 passageiros em
ambas as classes, no rebocador Ceará-Mirim viajaram 577 passageiros e foram
transportados 175 volumes de bagagens.
O movimento de mercadorias foi de 189,656
toneladas e o de bagagens 5,556 toneladas e foi transportado em animal.
O serviço de telegrafo constou de 131
telegramas, sendo: 4 oficiais, 64 particulares, 1º em serviço de trafego e 62
em serviço da 2ª seção.
A receita total do tráfego foi de 2:
639$109, com a seguinte descriminação:
Passagem:
1.338$100.
Mercadorias:
874$500.
Bagagens:
200$600.
Animais:
$900.
Telegramas:
104$400.
Rebocador
Ceará-Mirim: 75$200.
Eventuais:
458$400.
O serviço de conservação da linha tinha
sido executado com regularidade, estando a mesma em boas condições de
estabilidade e segurança.
Foi nomeado armazenista da EFCRGN o Sr.
Joaquim Bezerra de Melo, que ocupava o lugar de chefe da estação da Coroa.
Fonte:
A República, 24/07/1907,p.1.
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