terça-feira, 10 de dezembro de 2019

ESTATÍSTICAS DA EFCRGN EM 1907



         Em 24/07/1907 o jornal A República publicou um relatório estatístico da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte-EFCRGN, que havia sido inaugurada a pouco mais de um ano, em 13/06/1906.
         Segundo o referido jornal o serviço da seção em trafego da EFCRGN correu com toda regularidade, não tenso sido felizmente, ocorrido nenhum incidente desagradável.
         Circularam na linha 91 trens, percorrendo 2.485 km; estes trens foram compostos por 163 carro com percurso de 5.242 km, foram 52 em serviço ordinário, 14 em serviço próprio do tráfego, 10 em serviço de transporte de material para a seção em construção e 15 em material para  a construção do trapiche da estação inicial da Coroa.
nos  trens ordinários viajaram 943 passageiros em ambas as classes, no rebocador Ceará-Mirim viajaram 577 passageiros e foram transportados 175 volumes de bagagens.
         O movimento de mercadorias foi de 189,656 toneladas e o de bagagens 5,556 toneladas e foi transportado em animal.
         O serviço de telegrafo constou de 131 telegramas, sendo: 4 oficiais, 64 particulares, 1º em serviço de trafego e 62 em serviço da 2ª seção.
         A receita total do tráfego foi de 2: 639$109, com a seguinte descriminação:
Passagem: 1.338$100.
Mercadorias: 874$500.
Bagagens: 200$600.
Animais: $900.
Telegramas: 104$400.
Rebocador Ceará-Mirim: 75$200.
Eventuais: 458$400.
         O serviço de conservação da linha tinha sido executado com regularidade, estando a mesma em boas condições de estabilidade e segurança.
         Foi nomeado armazenista da EFCRGN o Sr. Joaquim Bezerra de Melo, que ocupava o lugar de chefe da estação da Coroa.


Fonte: A República, 24/07/1907,p.1.


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