quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

A VILA DE PAU DOS FERROS EM 1864




         Segundo um relato de viagem publicado no jornal O Recreio de 1864 eis como o viajante descreveu a vila de Pau dos Ferros.
         Aquela vila acha situada ao norte do rio denominado Apodi; seu local é alguma coisa pedregoso, e pouco plano, e demasiadamente árido o seu solo.além da matriz, que não é lá das mais asseadas e que se acha ainda por acabar, não já uma só edifício que chame atenção de quem quer que por ali tenha de passar.A edificação, em geral de má construção, não excede a quarenta casas, algumas das quais são do tamanho,ou talvez, menores do que belixes do Iguarassú [?].
         A casa onde nos hospedamos foi a em que funciona a Câmara Municipal (uma das melhores) mandada preparar antecedentemente pelo reverendo Bernardino José de Queiroz  que nos tratou belissimamente, bem como os Srs majores Gurjão e Epifânio, pessoas mais notáveis daquela vila.
         Os proprietários do Termo só vem a Vila nos domingos a missa, ou por força de algum negócio especial e de importância, conservando-se todo o mais tempo em suas fazendas em derredor da mesma vila. (O RECREIO, 27/10/1864, p.2).
                                     Aspectos de Pau dos Ferros






Nenhum comentário:

Postar um comentário