Em
1952 foi cogitado pela direção da Estrada de Ferro Sampaio Correia-EFSC a
construção de um novo edifício para servir de estação do então distrito de
Extremoz, a época pertencente ao município de Ceará-Mirim.
Segundo
o jornal A Ordem, o engenheiro João Galvão,. Diretor da Estrada de Ferro
Sampaio Correia, em viagem de inspeção a linha Natal- Oscar Nelson, em
construção teve a ocasião de verificar a necessidade de ser construído um prédio para a estação de
Extremoz, de vez que o ali existente não satisfazia mais o intenso movimento de
passageiros daquela estação.
Ainda de acordo com o referido jornal,
o diretor da EFSC determinou que fosse iniciada a construção da estação,
estando para esse fim, sendo elaborados planta e orçamento, devendo os serviços
serem iniciados em breve.
A população daquela localidade recebeu
com satisfação essa determinação do engenheiro João Galvão, diretor da EFSC.
A ideia, porém, ficou apenas no campo das
boas intenções, pois a estação nunca fora aumentada, tão pouco se concretizou a
construção de um novo prédio para estação de Extremoz.
A estação de Extremoz
Atualmente a estação de Extremoz faz
parte do sistema norte de trens urbanos da CBTU.O prédio, passou por algumas
adaptações estruturais mas não perdeu suas características arquitetônicas originais,
que datam de sua inauguração em 13/06/1906 pela Estrada de Ferro Central
do Rio Grande do Norte.
O prédio da estação ferroviária faz
parte do patrimônio histórico e cultural daquela cidade.
Fonte:
A Ordem, 19/09/1952,p.4.
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