quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

NOVA ESTAÇÃO DE EXTREMOZ ?



Em 1952 foi cogitado pela direção da Estrada de Ferro Sampaio Correia-EFSC a construção de um novo edifício para servir de estação do então distrito de Extremoz, a época pertencente ao município de Ceará-Mirim.
Segundo o jornal A Ordem, o engenheiro João Galvão,. Diretor da Estrada de Ferro Sampaio Correia, em viagem de inspeção a linha Natal- Oscar Nelson, em construção teve a ocasião de verificar a necessidade  de ser construído um prédio para a estação de Extremoz, de vez que o ali existente não satisfazia mais o intenso movimento de passageiros daquela estação.
         Ainda de acordo com o referido jornal, o diretor da EFSC determinou que fosse iniciada a construção da estação, estando para esse fim, sendo elaborados planta e orçamento, devendo os serviços serem iniciados em breve.
         A população daquela localidade recebeu com satisfação essa determinação do engenheiro João Galvão, diretor da EFSC.
         A ideia, porém, ficou apenas no campo das boas intenções, pois a estação nunca fora aumentada, tão pouco se concretizou a construção de um novo prédio para estação de Extremoz.

                                    A estação de Extremoz


         Atualmente a estação de Extremoz faz parte do sistema norte de trens urbanos da CBTU.O prédio, passou por algumas adaptações estruturais mas não perdeu suas características arquitetônicas originais, que datam de sua inauguração em 13/06/1906 pela Estrada de Ferro Central do  Rio Grande do Norte.
         O prédio da estação ferroviária faz parte do patrimônio histórico e cultural daquela cidade.


Fonte: A Ordem, 19/09/1952,p.4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário