terça-feira, 10 de dezembro de 2019

MEMÓRIA FERROVIÁRIA DE TAIPÚ: UMA VISITA AS OBRAS DA FERROVIA EM CONSTRUÇÃO



         No dia 19/07/1907 o engenheiro chefe da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte havia convidado o Dr. Antonio Olinto para fazer uma viagem de inspeção das obras da ferrovia em construção até Taipu e também para examinar in loco o vale do Ceará-Mirim relativo ao trabalho que ali se fazia contra os efeitos da seca.
         Segundo o jornal A Republica, “a chuva que caía insistentemente até Taipu prejudicou em parte a finalidade da excussão, o que não deixou de ser alegremente comentado pelos excursionistas, que viajavam debaixo de um aguaceiro em companhia do superintendente das obras contra as secas, espetáculo raro nesta zona flagelada”.
         Mesmo coma chuva foi realizada a sondagem dos terrenos próximo as obras da ferrovia em construção.De acordo com o referido jornal “ talvez não estejamos em erro, afirmando que logo que se ultime o lançamento dos trilhos até Taipu, o dr.Olinto mandará ali perfurar um poço a jusante da grande barragem que está sendo feita perto da vila pela Estrada de Ferro”.
     A excussão foi assessorada pelo engenheiro José Luiz da Silva que obsequiou gentilmente seus convidados dentre os quais, o já citado Dr. Antonio Olinto, Roberto Reis, encarregado das obras contra as secas no estado do RN, os jornalistas d’A República, Manoel Dantas e Sérgio Barreto e o coronel Fabrício Maranhão, presidente do Congresso Estadual,atual Assembleia Legislativa, Afonso Barata e outros.
         A comitiva almoçou em Ceará-Mirim na sede da comissão de construção da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, onde foram feitos os discursos de praxe.
         Na volta o trem especial chegou a estação da Coroa pelas 19h00 sempre perseguido pela chuva persistente e miudinha numa manifestação esporádica do inverno, disse A República.


Fonte: A Republica, 20/07/1907, p.1.

Nota: A "grande barragem" citada no texto a cima, na verdade é o açude da estrada de ferro situado na zona urbana de Taipu que foi construído pela EFCRGN par ao abastecimento das locomotivas.
O poço só foi construído pela Inspetoria de Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS somente em 1917.


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