quinta-feira, 30 de novembro de 2017

SOBRE OS ESTRONDOS DE BAIXA VERDE EM 1949


      Há muitos anos se ouviam falar nos estrondos de Baixa Verde que se faziam ouvir algumas vezes por ano.Os moradores mais antigos de Baixa Verde afirmavam que os estrondos eram ouvidos desde 1915, desde então, em anos intercalados eram ouvidos tais estrondos.
     Em noites de muita calma, ouvia-se ao longe, um barulho como um tiro de canhão, que cresciam em intensidade, a tal ponto das pessoas afirmarem de estarem sentindo a terra tremer.
     Certo morador de João Câmara afirmava ter ouvido no dia 24 de dezembro de 1946 aproximadamente as 7h30 um grande estrondo acompanhado de tremor de terra. Disse ele ter tido a impressão de que fora um tambor de 2 a 3 mil quilos que tinha arriado de uma certa altura, a uns 500 metros de distância.
   A população de Baixa Verde e redondezas testemunhavam tais fatos amedrontada pois que os estrondos a cada dia se faziam mais frequentes e aumentando igualmente de intensidade.
      Em 1949, por exemplo, novos casos de estrondos e abalos foram relatados pelos moradores de Baixa Verde trazendo grande pavor e nervosismo a população.Em 19 de abril de 1949 um sábado, das 8h da manhã até a madrugada foram ouvidos cerca de 11 estrondos na cidade de Baixa Verde todos acompanhados de tremores de terra.
      No dia 22/04/1949 a partir das 20h começou a estrondar até altas horas da madrugada, onde foram contados até 19 estrondos, ora fracos, ora fortíssimos.
      Varias famílias ficaram sobressaltadas e altas horas da madrugada valera-se de suas orações para se tranquilizar.A situação parecia aterradora, haviam familias já se retirando do município com receio de acontecer algo mais grave.O certo era que a população desconhecia a origem daqueles fenômenos até então.
    A população enviou um telegrama ao governador José Augusto Varela no sentido de se tomar providencias para investigar os fenômenos geológicos que estavam ocorrendo em Baixa Verde, a intenção era que o governador entrasse em contato com técnicos do governo federal intendidos do assunto para investigar tal casos, no entanto até aquele momento não havia sido dada resposta alguma por parte do governador.
    A solução encontrada pelo povo de Baixa Verde foi apelar a imprensa para que se divulgasse a situação caótica que se verificava na cidade a fim de sensibilizar o governador para se tomara as devidas providências para tranquilizar as famílias que lai residiam.




A Ordem, 03/03/1949, p. 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário