sexta-feira, 16 de abril de 2021

SOBRE AS OBRAS DA EFCRGN EM TAIPU EM 1910


        Os serviços de construções marchavam lentamente e nãos e notava nenhuma tendência para melhorar o desenvolvimento das obras da EFCRGN segundo constava no relatório do ministério de viação e obras públicas (1911, p.61).

A constatação do relatório se referia ao ano de 1910 e se referem ao trecho em construção entre Taipu e o então distrito de Baixa Verde (atual cidade de João Câmara) cujas obras haviam sido assumidas sob concessão do Governo Federal pela empreiteira Companhia de Viações e Construções do engenheiro mineiro João Proença.

         Naquele ano de 1910 foram construídas as seguintes obras de arte: a conclusão dos 2º e 3º pilares e montagem da viga metálica da ponte sobre o rio Ceará-Mirim, uma ponte de 8 metros e outra de 6 metros, 9 pontilhões de 3 metros, 1 pontilhão de 1,5m de vão, 38 bueiros capeados e 13 abertos. Além disso, foram modificados 3 bueiros capeados, em virtude da modificação do grade, no trecho construído pela extinta comissão.     

Segundo o relatório do ministério de viação e obras públicas a obra mais importante da EFCRGN até então era a ponte sobre o rio Ceará-Mirim, no km 60 e 4 km adiante da vila de Taipu, no atual distrito do Umari.

A ponte foi erguida com um total de 150 metros de extensão, divididos em 5 vãos de 30 metros cada um. O sistema da viga metálica é o de vãos independentes ou descontinuo. No dia 11/10/1910, um dia antes da inauguração provisória do trecho entre Taipu e Baixa Verde, foi feito o teste na ponte de peso morto e peso rolante que deram bons resultados (RELATÓRIO, 1911, p.61).

 Fonte: Relatório do Ministério de Viação e Obras Públicas, 1911.


Ponte do Umari, data ignorada. Acervo do IHGRN.



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