quinta-feira, 8 de abril de 2021

SOBRE O COLÉGIO DIOCESANO DE MOSSORÓ


        O Colégio Diocesano de Santa Luzia foi fundado por Dom Adauto de Miranda Henriques, bispo da Paraíba, em 1901, destinado a educação masculina. Já o Colégio do Sagrado Coração de Maria na mesma cidade de Mossoró foi criado para a educação feminina. Foram os primeiros colégios católicos da região oeste.

         O Colégio Diocesano de Santa Luzia em Mossoró destinado a educação de meninos foi o primeiro estabelecimento de ensino confessional de orientação católica criado no Estado do Rio Grande do Norte, tendo sido o mesmo criado pelo então bispo diocesano da Paraíba, dom Adauto de Miranda Henrique, cuja jurisdição eclesiástica abrangia também o estado do Rio Grande do Norte.

         Esse Colégio tem sido, desde 1901, de muita utilidade à zona do centro do Estado, dizia o relatório do governo do Estado em 1904. Ainda de acordo com o mesmo relatório, nos exames de preparatórios compareciam muitos moços preparados nesse estabelecimento.

         Naquele ano de 1904 o Colégio Diocesano de Mossoró na direção do estabelecimento de ensino estava o cônego Estevam Dantas “que possui as qualidades indispensáveis aos estabelecimentos desse gênero”. Segundo o mesmo relatório o Colégio Diocesano de Mossoró não deixava de ser um ponto importante de educação moral.

         Naquele ano de 1904, no segundo semestre, a matricula elevou-se a 58 alunos e frequência de 47.

         Apesar dos efeitos climáticos e da falta de recursos à muitos chefes de família, que tinham seus filhos matriculados no Colégio Diocesano de Mossoró “não desapareceu, como se esperava, cumprindo sempre, seu digno Diretor, as obrigações impostas pelo Regulamento Geral da Instrução Pública” (RELATÓRIO DO GOVERNO DO ESTADO, 1904, p.177).

Colégio Diocesano de Mossoró em 1932.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário