segunda-feira, 12 de abril de 2021

A REMODELAÇÃO INTERNA DA IGREJA SANTO ANTONIO

 

Em 1939 os frades capuchinhos estavam remodelando a velha igreja de Santo Antonio, a mais antiga da cidade depois da Catedral.

Além dos melhoramentos a que aludia o jornal A Ordem em noticia anterior, salientava o mesmo jornal a pintura do altar-mor com os respectivos consertos, emassamentos, etc.,  ”é hoje o altar mais lindo da cidade pelos desenhos que o ornam, todos gravados na madeira” (A ORDEM, 10/10/1939,p.1).

A época o altar mor da igreja Santo Antonio contava quase dois séculos e se constituía de relíquia e valor histórico para Natal.

 A pintura do referido altar até então era de ouro, sendo na remodelação preferida a prata nos desenhos.

Os trabalhos da remodelação foram confiados ao Sr. Dourado Neto, perito nesse tipo de pintura segundo o jornal A Ordem, o mesmo fez também outras pinturas muito bem feitas na arcada central e na barra da mesma igreja.

Na remodelação interna da igreja Santo Antonio naquele ano de 1939 foram substituídos ainda os altares laterais por altares novos e simples, de apreciável beleza litúrgica, disse o jornal A Ordem.

O forro da igreja iria ser enriquecido por uma gradne quadro religioso que representaria a “Aparição do Menino Jesus a Santo Antonio”, sendo  esse “trabalho de extraordinário efeito de autoria do prof. Hostilio Dantas”. Esse quadro seria inaugurado no dia 15/10/1939 solenemente oficiado pelo bispo diocesano, Dom Marcolino Dantas, sendo paraninfos da mesma cerimônia o interventor federal Rafael Fernandes e o prefeito Gentil Ferreira (A ORDEM, 10/10/1939,p.1).

         Conforme foi anunciado pelo jornal A Ordem a igreja de Santo Antonio, sob os cuidados dos frades capuchinhos, estava passando por grandes melhoramentos em 1939.No dia 15/10/1939 as 17h realizou-se a inauguração de um desses melhoramentos que foi  o impressionante quadro da Aparição do Menino Jesus a Santo Antonio, trabalho executado com muita arte pelo professor Hostilio Dantas, destinado ao forro da igreja, e o novo altar-mor de artístico efeito, recomposto e pintado de novo pelo Sr. Dourado Neto.

         Na mesma cerimônia houve também a benção das imagens de Nossa Senhora da Salete e Santa Teresinha, que seriam colocadas no altar-mor, comparecendo os paraninfos convidados e ambas esposas (A ORDEM, 15/10/1939, p.1).


Altar-Mor da igreja Santo Antonio

Aspecto interno da igreja Santo Antonio

Aspecto interno da igreja Santo Antonio

Alta-Mor da igreja Santa Antonio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário