terça-feira, 27 de abril de 2021

ASPECTOS URBANOS DE TAIPU NA DÉCADA DE 1940

       Segundo Anfilóquio Câmara no tocante ao urbanismo da cidade de Taipu, além de pequena, deixava muito a desejar. As construções eram antigas; as ruas não tinham qualquer arborização ou calçamento. Não havia serviço de limpeza pública regular, fazendo-se esta atividade, entretanto, periodicamente(CÂMARA, 1943, p.394).

Não tinha matadouro, como faltava, igualmente, a iluminação elétrica, se bem que a Prefeitura movimentava-se no sentido de dotar a cidade com esses importantes melhoramentos. O serviço de abastecimento d’água era precário.

Anfilóquio Câmara atribuiu à crise decorrente do grave surto de impaludismo ocorrido poucos anos antes como tendo concorrido para retardar o desenvolvimento do município e, consequentemente da cidade (CÂMARA, 1943, p.394).

O edifício do mercado público era amplo e tinha passado por algumas reformas e em cooperação com o Governo do Estado foi em 1940, ampliado peia Prefeitura o prédio da cadeia e quartel.

Não havia no município nenhum monumento histórico ou artístico e igualmente não havia cinema nem qualquer outra casa de diversões e na cidade de Taipu funcionava uma única pensão e não se conhecia nenhum ponto de referência para turismo.

Com relação a melhoramentos e serviços públicos, segundo Anfilóquio Câmara muito pouco, ou quase nada, existia neste sentido. (CÂMARA, 1943, p.397). Não só a cidade, mas também o município inteiro reclamava por melhoramentos.

O citado autor mencionava apenas os reparos que se vinha fazendo regularmente nas estradas, com as verbas municipais e as quotas que lhe eram atribuídas, em cada ano, pelo Estado, e a delimitação do âmbito territorial do município, feita de 1939 a 1940 pela Prefeitura, com a abertura de picadas, onde não havia limites naturais e o levantamento do mapa geral e da carta da cidade. (CÂMARA, 1943, p.397).

Fonte: Cenários Municipais. Anfilóquio Câmara, 1943.

No inicio da década de 1940 a prefeitura começou a se preocupar com a estética das residências da zona urbana da cidade de Taipu fornecendo subsídios financeiros para os moradores fazerem as platibandas das casas para melhorar a estética das casas. A praça em frente a matriz só seria construída na década de 1970, o mesmo no tocante a monumentos artísticos.

Nas imagens aspectos de construções da zona urbana de Taipu, atualmente o centro da cidade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário