A estação de Alexandria estava localizada no km 224
da Estrada de Ferro de Mossoró e foi inaugurada 29/12/1951.
No Rio Grande do Norte é a estação terminal dessa
ferrovia e desta cidade prossegue até Souza-PB.
Demorou-se 48 anos para que os trilhos chegassem a
Alexandria.Como é sabido, historicamente as grandes obras de melhoramento no
território potiguar demoram uma Era e um dia para serem concluídas.
Em 1950 já estava concluído o prolongamento da
Estrada de Ferro de Mossoró até Alexandria e esperava-se em breve a inauguração
da linha Mossoró-Alexandria e prosseguia além de Alexandria em direção a Santa
Cruz já no território paraibano muito próximo de Souza que era o ponto terminal
desse prolongamento para entroncamento com a Rede de Viação Cearense-RVC.
Esperava-se quando fosse inaugurado este trecho
trouxesse muitos benefícios trariam para aquele município, especialmente na
parte de transporte e comunicação.(A ORDEM, 01/03/1950, p.4).
Casas
de turma em Alexandria
A imagem mostra as casas de turmas construídas
em Alexandria pela administração da EFM.
Segundo publicado no jornal Diário de Pernambuco,
numa espécie de propaganda do governo do presidente Gaspar Dutra, prosseguiam
com muita intensidade os trabalhos de construção da EFM cujo percurso total
seria de 300 km na qual seu termino se aproximava graças as providencias do
governo federal (DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 05/09/1950,p.5).
Foi adquirida pela direção da EFM em 1949 duas
modernas e luxuosas automotrizes, um possante guindaste, um torno, bem como 18
km de trilho para os trabalhos do prolongamento. (A ORDEM, 05/08/1949, p.1).
Automotriz da EFM
Fonte: Diário de Pernambuco, 05/09/1950, p.5.
A imagem a cima mostra uma das automotrizes adquiridas pela administração da EFM e que iriam resolver em parte o trafego de passageiros.
Enquanto não inaugurasse o trecho ferroviário de
Mumbaça a Alexandria a direção da EFM decidiu fazer trafegar aos sábados um trem misto até a estação de Alexandria iniciado em 01/11/1950.
O
chamado Trem Horário de sábado partia de Mossoró as 07h45 da manhã, devendo
chegar a Alexandria as 11h00. (A ORDEM, 10/11/1950, p.4).
A
volta partia as 06h00 das terças, quintas e sábados chegando a Mossoró as
11h35. (A ORDEM, 08/06/1951).
Em
vista dessa deliberação o diretor da EFM comunicava que o Trem Horário dos sábados seria antecipado em todas as estações
intermediárias do trecho percorrido pela EFM.
Automotriz
da EFM
De acordo com os guias de horários e informações,
os trens de passageiros circularam na estação de Alexandria até 1989.
Sua arquitetura remete as estações precedentes a partir da estação de Patu.
A estação de Alexandria
A imagem a cima mostra a estação de Alexandria
ainda com suas cores originais.A estação tinha como cartão postal ao fundo a
serra da Barriguda.
A estação de Alexandria
Atualmente está totalmente restaurada e bem conservada, porém, sem trilhos, retirados há muito. Ignora-se a utilização do prédio. Alexandria é o ponto final da ferrovia Mossoró RN-Souza-PB no estado do Rio Grande do Norte que segue daí rumo a Paraíba.
Alexandria
a época da inauguração da estação ferroviária
O Censo de 1950 registrou uma população
de 15.351 habitantes no município de Alexandria. Na cidade, no entanto, eram
apenas 1.505 habitantes. O município tinha 750 km² de extensão territorial.
A
agricultura era a maior fonte de riqueza do município cuja principal cultura
era o algodão. Cultivava ainda milho, feijão, arroz, banana, cana-de-açúcar. O
algodão era exportado para Mossoró e Campina Grande.
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