sábado, 10 de novembro de 2018

A VIAGEM DE AFONSO PENA PELO NORDESTE E LEMBRANÇAS DA GWBR


Em 1906 o presidente eleito Afonso Pena fez uma verdadeira epopeia em viagem pelo nordeste brasileiro. Parece que o nordeste de longa data serve para se adquirir apoio político em épocas de eleições presidenciais, Basta se comparar esta com as últimas eleições no Brasil.
Bom, deixando de lado as questões políticas e politiqueiras da viagem presidencial que foi fartamente registrada pela imprensa que viajava junto a comitiva extraímos algumas imagens publicadas na revista O Malho.

                                                 Estação do Cabo-PE

O Malho, 1906,p.35.


         Na estação de Cabo-PE da GWBR.Na foto o presidente Afonso Pena ao centro tendo a direita o Segismundo Gonçalves e a esquerda Aarão Reis.Nota-se também várias autoridades do estado, engenheiros da GWBR e representantes da imprensa.


                                                      Estação Camaragibe
O Malho,1906,p.17.



         Na estação de Camaragibe-PE.Aparecem na foto o presidente Afonso Pena (o quarto da esquerda para a direita de cartola), o engenheiro Knot Little, diretor da GWBR, Carlos Américo, representante da empresa no Rio de Janeiro, vários engenheiros ingleses pertencentes a direção da GWBR sendo eles: A. F. Connor, f. Rawlins, Clementson, Kipp, Lorimer, Parfitt e Chermont.Na plataforma do carro estavam o Dr. Aarão Reis, o Dr. Alvaro Pena, filho do presidente e o Dr. Ultra Vaz.Nas janelas a comitiva da imprensa: Rafael Pinheiro, Gurgulino, Alfredo de Brito e Gustavo de Melo.
                                                 Estação de Serra Grande
O Malho, 1906, p.13.
     
       Em Serra Grande, estação da GWBR entre os estados de Alagoas e Pernambuco um grupo de senhoras da localidade, jornalistas e outros cavalheiros que acompanhavam o presidente eleito Afonso Pena.

Lembranças da GWBR
      As Próximas imagens não fazem parte da viagem do presidente Afonso Pena mas elas são da mesma época e relembram a GWBR.

                                         Usina Caxangá
O Malho, 1911, p.43.

A Usina Caxangá em Pernambuco da qual era proprietário o coronel  Colaço Dias, industrial adiantado e de alto descortino, sendo gerente Severino Maia.
         A usina pertencia a 8 proprietários de engenhos que cultivavam anualmente 30.000 toneladas de cana-de-açúcar, dispunha mais a fábrica de fornecimento de outros fornecedores que concorria com igual quantidade de cana e que eram transportadas todas pelas linha da  usina trafegando em cerca de 50 km de bitola de 0,60m.
        As 3 ultimas safras colhidas atingiram cada uma a 60.000 toneladas de cana com uma extração  de cerca de 9.010 kg de açúcar e mais 600.000 litros de álcool de 40º.
       A zona própria da usina tinha capacidade  para serem cultivadas até 100.000 toneladas de cana.
       Além da linha férrea, dispunha a usina da facilidade de ter matéria prima que era transportada de grande distância pela linha da GWBR.A usina estava situada em frente a estação de Caxangá, do ramal de Cortez, da GWBR distando 95 km do Recife.

                                    Charge sobre os impostos em Pernambuco
O Malho,1910,36.

     Segundo a revista O Malho dos estados do nordeste onde o fisco arrancava couro e cabelo,  Pernambuco era  o mais castigado. Uma carta da cidade de São Lourenço provava que uma casa comercial que tinha um capital de 14 contos de réis pagava 5 contos e outros tantos impostos por ano, avultando o tal imposto de estatística cobrado pela GWBR.

         Eis como a revista o Malho explicava a charge a cima: “Ai está como vive  o comércio do nordeste. Em Pernambuco botavam-lhe tanto peso em cima que o cangaceiro Antônio Silvino achando isso muito complicado atacava e saqueava o comércio do sertão, resolvendo a complicação fiscal pela lei do menor esforço: a bolsa ou vida! E era mais nobre...” (O MALHO, 1910,p.36).


                                           Estação Angelina
O Malho,1908,42.

      Estação Angelina da GWBR em Pernambuco na seção sul.Na ordem da esquerda para a direita estavam o chefe telegrafista,o praticante,o guarda-chaves e o servente.Na frente da estação um vagão prancha.


                                                    Funcionários da GWBR
O Malho, 1925,41.
       Um grupo de funcionários da GWBR.



                                      Estação de Maceió-AL


Revista Fon Fon,1914,p.2.

    Estação de Maceió-AL em 1914.Notem as pessoas bem vestidas a moda da época.
                                    
                                        Estação de Barra
O Malho,1916,p.4.

        Na estação de Barra Grande da GWBR na vila de Manuel Borba, antiga Barra da Jangada em Pernambuco.A imagem foi feita pelo fotografo amador Lindolfo Pereira.

                                                  Viaduto metálico em Pernambuco
Revista da semana,1906, p. 7.
       Trem passando num grande viaduto metálico em Pernambuco.


                                                            

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