Em
1906 o presidente eleito Afonso Pena fez uma verdadeira epopeia em viagem pelo
nordeste brasileiro. Parece que o nordeste de longa data serve para se adquirir
apoio político em épocas de eleições presidenciais, Basta se comparar esta com
as últimas eleições no Brasil.
Bom,
deixando de lado as questões políticas e politiqueiras da viagem presidencial
que foi fartamente registrada pela imprensa que viajava junto a comitiva extraímos
algumas imagens publicadas na revista O Malho.
Estação do Cabo-PE
O Malho, 1906,p.35. |
Na
estação de Cabo-PE da GWBR.Na foto o presidente Afonso Pena ao centro tendo a
direita o Segismundo Gonçalves e a esquerda Aarão Reis.Nota-se também várias
autoridades do estado, engenheiros da GWBR e representantes da imprensa.
Estação Camaragibe
O Malho,1906,p.17. |
Na
estação de Camaragibe-PE.Aparecem na foto o presidente Afonso Pena (o quarto da
esquerda para a direita de cartola), o engenheiro Knot Little, diretor da GWBR,
Carlos Américo, representante da empresa no Rio de Janeiro, vários engenheiros
ingleses pertencentes a direção da GWBR sendo eles: A. F. Connor, f. Rawlins,
Clementson, Kipp, Lorimer, Parfitt e Chermont.Na plataforma do carro estavam o
Dr. Aarão Reis, o Dr. Alvaro Pena, filho do presidente e o Dr. Ultra Vaz.Nas
janelas a comitiva da imprensa: Rafael Pinheiro, Gurgulino, Alfredo de Brito e
Gustavo de Melo.
Estação de Serra Grande
O Malho, 1906, p.13. |
Em Serra Grande, estação da GWBR entre os estados de Alagoas e Pernambuco um grupo de senhoras da localidade, jornalistas e outros cavalheiros que acompanhavam o presidente eleito Afonso Pena.
Lembranças da GWBR
As
Próximas imagens não fazem parte da viagem do presidente Afonso Pena mas elas
são da mesma época e relembram a GWBR.
Usina Caxangá
O Malho, 1911, p.43. |
A
Usina Caxangá em Pernambuco da qual era proprietário o coronel Colaço Dias, industrial adiantado e de alto
descortino, sendo gerente Severino Maia.
A usina pertencia a 8 proprietários de
engenhos que cultivavam anualmente 30.000 toneladas de cana-de-açúcar, dispunha
mais a fábrica de fornecimento de outros fornecedores que concorria com igual
quantidade de cana e que eram transportadas todas pelas linha da usina trafegando em cerca de 50 km de bitola
de 0,60m.
As
3 ultimas safras colhidas atingiram cada uma a 60.000 toneladas de cana com uma
extração de cerca de 9.010 kg de açúcar e
mais 600.000 litros de álcool de 40º.
A zona própria da usina tinha
capacidade para serem cultivadas até
100.000 toneladas de cana.
Além da linha férrea, dispunha a usina
da facilidade de ter matéria prima que era transportada de grande distância
pela linha da GWBR.A usina estava situada em frente a estação de Caxangá, do ramal
de Cortez, da GWBR distando 95 km do Recife.
O Malho,1910,36. |
Segundo
a revista O Malho dos estados do nordeste onde o fisco arrancava couro e
cabelo, Pernambuco era o mais castigado. Uma carta da cidade de São
Lourenço provava que uma casa comercial que tinha um capital de 14 contos de
réis pagava 5 contos e outros tantos impostos por ano, avultando o tal imposto
de estatística cobrado pela GWBR.
Eis como a revista o Malho explicava a
charge a cima: “Ai está como vive o
comércio do nordeste. Em Pernambuco botavam-lhe tanto peso em cima que o
cangaceiro Antônio Silvino achando isso muito complicado atacava e saqueava o
comércio do sertão, resolvendo a complicação fiscal pela lei do menor esforço:
a bolsa ou vida! E era mais nobre...” (O MALHO, 1910,p.36).
Estação Angelina
Estação Angelina da GWBR em Pernambuco na seção sul.Na ordem da esquerda para a direita estavam o chefe telegrafista,o praticante,o guarda-chaves e o servente.Na frente da estação um vagão prancha.
Estação Angelina
O Malho,1908,42. |
Estação Angelina da GWBR em Pernambuco na seção sul.Na ordem da esquerda para a direita estavam o chefe telegrafista,o praticante,o guarda-chaves e o servente.Na frente da estação um vagão prancha.
Funcionários da GWBR
O Malho, 1925,41. |
Estação de Maceió-AL
Revista Fon Fon,1914,p.2. |
Estação
de Maceió-AL em 1914.Notem as pessoas bem vestidas a moda da época.
Estação de Barra
O Malho,1916,p.4. |
Na
estação de Barra Grande da GWBR na vila de Manuel Borba, antiga Barra da
Jangada em Pernambuco.A imagem foi feita pelo fotografo amador Lindolfo Pereira.
Viaduto metálico em Pernambuco
Revista da semana,1906, p. 7. |
Trem
passando num grande viaduto metálico em Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário