Este
ano de 2018 fazem 90 anos da façanha realizada pelos aviadores italianos Carlo
del Prete e Arturo Ferrarin de
realizarem o raid (travessia) entre a
Roma e Natal.
No
dia 05/07/1928 estes pilotos alcançaram a costa potiguar, provenientes de
Roma, após um voo de mais de 49 horas, sem escalas, perfazendo uma distância de
mais de 7.000 km.O avião aportou em Touros avariado tendo os pilotos sendo resgatados e socorridos pelos nativos daquela cidade do litoral potiguar.
Aliás, um adendo. O Rio Grande do Norte
tem uma tradição histórica em eventos desse tipo nas três modalidades, ou seja,
no ar, no mar e na terra. Explico.
Em 1922 aconteceu o raid náutico entre Natal e a cidade do
Rio de Janeiro, então capital do Brasil, feita por 12 marinheiros em uma canoa rústica
de pesca.
Já em 1923 foi a vez de 5 escoteiros de
Natal com idades entre 15 e 18 anos realizarem o raid a pé entre Natal e São Paulo, passando pela capital federal.
E em 1928 esse raid aéreo que não foi feito por nativos, mas que ocorreu em terras
potiguares. Sobre estes dois raids temos
também postagens.
Arturo Ferrarin
e Carlo Del Prett no escritório da Companhia Latecoere em Natal em 06/07/1928.
O Malho, 1928, p.30. |
O avião Savóia-Marchetti em Roma. Fotografia trazida pelos aviadores.
O Malho, 1928, p.31. |
Outro
aspecto do possante avião no campo de aviação em Roma no dia da partida para o Brasil.
O Malho, 1928, p.31. |
Em Roma o duce entre os aviadores Ferrarin e Del-Prett no dia da partida para o grande raid.
O Malho, 1928, p.31.
No
campo de aviação de Parnamirim após a chegada ao Brasil.
O Malho, 1928, p.31.
Ferrarin
e Del Prett no palácio da prefeitura de Natal. Aos gloriosos aviadores foram
entregues os títulos de cidadãos natalenses.
O Malho, 1928, p.36. |
O
Savoia ao ser transportado de Touros para Natal.
O Malho, 1928, p.36. |
Em destaque Carlo del Prette, o glorioso aviador junto ao aparelho que o vitimou. No centro da imagem o governador Juvenal
Lamartine entre Ferrarin e Del Prette durante o almoço que lhes foi oferecido
em Natal.
O Malho, 1928, p.39 |
Del Prette a bordo no Rio Grande do Norte, durante a visita ao governador Juvenal Lamartine e Del Prette entre os membros da colônia italiana em Natal.
O malho,1928,p.39.
Quando
os aviadores conquistaram o primeiro raid.
O Malho, 1928, p.37. |
A
primeira fotografia de Ferrarin e Del Pret feita no Brasil.
O Malho, 1928, p.37.
O
Savoia em Roma pronto para partida inicial do raid.
O Malho, 1928, p.37. |
O
Savoia-Marcheti ancorado em águas brasileiras
O Malho, 1928, p.37. |
Os
aviadores em companhia do governador do Rio Grande do Norte Juvenal Lamartine e com pessoas de destaque no Rio Grande do Norte, respectivamente.
O Malho, 1928, p.37. |
O acidente e morte de Del Prette
Após
as homenagens que estavam recebendo Ferrarin e Del Prette acabavam de tomar
parte no almoço que lhes fora oferecido na Ilha do Governador quando ocorreu um
acidente com os aviadores no Rio de Janeiro do qual saiu gravemente ferido Dell
Prett que veio a falecer logo depois de
ter amputado uma das pernas. O acidente ocorreu no dia 07/08/1928 e Del Prette morreu no dia 16/08/1928.
Fotografia feita na homenagem na Ilha do
Governador antes do acidente com os aviadores e o avião Savoia-Marchetti sendo examinado pelos aviadores para o voo de experiências
que resultou no acidente.
Fon fon, 1928,p.49. |
Outra
imagem feita minutos antes do trágico acidente com Ferrarin Del Prett e o
mecânico brasileiro Raul Inácio de Medeiros.
Fon fon, 1928,p.51. |
A baixo Carlo
Del Prett sendo socorrido para a Casa de Saúde São Sebastião.
Fon Fon,1928,p.57. |
Ferrarin em recuperação na casa de Saúde São Sebastião ao lado do vice presidente da república Melo Viana e do embaixador da Itália Sebastião Attolico recebendo mensagem que lhe foi enviada pelo povo de Barbacena-MG.
Fon fon, 1928,p.51.
Cortejo
fúnebre de Carlo Del Prett pelas ruas do Rio de Janeiro.
Excelsor, 1928,p.39. |
Arturo Ferrarin e o embaixador italiano a frente do cortejo fúnebre em homenagem a seu companheiro de aviação.
O içamento
do caixão de Carlo Del Prett a bordo do navio Conte Rosso que levaria o aviador de
volta morto a Itália.
Excelsor, 1928,p.39. |
O
presidente da república Washington Luís o embaixador da Itália e o aviador Ferrarin quando
foi receber as homenagens dos governos brasileiro e italiano.A homenagem foi logo após a morte de Del Prette.
O Malho,1928,p.49. |
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