A
Compagnie Génerale Aeropostale foi
criada para atender uma aproximação comercial mais conveniente entre a Europa e
a América, ou seja, a necessidade de ligar mais rapidamente aquele grande centro
consumidor aos seus mercados nesta parte do mundo.
A
“navegação aérea” como se falava a época era a chave para a solução dos
problemas de distância e logística no final da década de 1920 e inicio da década seguinte.
A
CGA foi uma empresa de origem francesa não obstante seu caráter internacional. Ela
encampou os contratos com a Lignes Aériennes
Latecoére e estava também assinando outros contratos que lhe ampliariam
sobremaneira seu raio de ação em 1928.
Tais
contratos foram feitos com o Brasil, Uruguai, argentina e estavam em vias de
negociação o Paraguai e o Chile.
O
principal organizador da GGA foi Bouilloux Lafont.
Datavam
ainda do período da primeira guerra as preocupações e estudos de Pierre
Latecoére grande construtor aéreo, o emprego da aviação nos serviços postais e
de transporte.
Foi
assim que 2 meses antes do inicio da primeira guerra foi apresentado ao governo
da França pelo industrial uma linha aérea para Marrocos, o Senegal e América
realizando o serviço até Dakar, não conseguindo porém ir até a América do Sul
devido as dificuldades de ordem técnicas e política.Foi então que em 1927 houve
a transformação em Compagnie Génerale d’Enterprises Aeronautiques em Compagnie Génerale Aeropostale com
horizontes mais amplos e organização comercial aprimorada.
O
capital primitivo que foi de 20 milhões de francos passou para 50 milhões no
novo empreendimento.
Desde
logo B. Lafont assumiu o controle da nova empresa e passou a se dedicar a
solução do problema que tinha em vista, isto é, da ligação aérea da Europa com
a América do Sul que foi iniciada oficialmente
com o primeiro correio aéreo internacional que partiu de reciprocamente
de Paris e Buenos Aires em 01/03/1928.
A
Compangine Génerale Aerpostale organizou
os serviços em três linhas: Toulouse-Cabo Verde na antiga linha Latecoére até
Dakar e ligada aquela ilha por
hidroaviões.Cabo Verde-Natal por via marítima aproveitando os velozes avisos da
Marinha de Guerra cedidos especialmente para essa finalidade e finalmente
Natal-Buenos Aires por meio de aviões do tipo Late 25 e 26.Dentro em breve
seria posto em uso entre Porto Praia e Dakar, os hidroaviões possantes, o que
encurtaria a viagem em 1 dia.em pouco seria também os mesmos aviões trafegariam
entre Fernando de Noronha e Natal.
A baixo tipo
de hidroavião Late 24 um dos que se achavam em experiência para a travessia érea
transatlântica.
O Malho, 22/09/1928, p.55 |
O Malho, 22/09/1928, p.55 |
Bouilloux Lafont o fundador da C.G.A.
O Malho, 1931, p.13 |
A baixo tipo de avião de transporte de passageiros Late 26 que seria utilizado pela C.G.A no Brasil nas linhas nacionais.
O Malho, 22/09/1928, p.55 |
O Malho, 22/09/1928, p.55 |
Na imagem a baixo a chegada do governador Juvenal Lamartine em Mossoró em um avião da C.G.A em 19129.O governador es´ta indicado pela seta.
O Malho,1929,p.81. |
Enquanto
não se colocava em operação as atividades com os aviões Late 25 e 26 estavam
sendo feitas experiências com Laté 24 e outros aviões de grande capacidade de
carga e grande raio de ação e em breve seriam substituído por outros melhores
tornando o percurso completamente aéreo e que permitiria fazer comunicações entre Paris e Buenos Aires
em 5 dias num total de 12.700 km até então feito em 8 dias pelo processo
aero-maritimo.
A
travessia regular do Atlântico representava o trecho mais interessante do percurso,
pelas grandes dificuldades técnicas encontradas na produção de aviões capazes
de levar a efeito e com segurança exigidos pelo comercio internacional de
cruzeiros sobre água.
A
realização da travessia do Oceano Atlântico pela C.G.A viria marcar o inicio de
um novo estágio na aviação particular e comercial.
O
trecho sobre o Oceano Atlântico, de Porto Praia, em São Vicente a Fernando de
Noronha compreendia um total de 1.260 milhas, ou seja, 2.320 km.
A
ligação aérea Paris-Buenos Aires era altamente vantajosa pois o navios mais rápidos
conseguiam fazer esse percurso em 14 dias.
A
segurança de uma linha área exigia um serie de serviços complementares como
oficinas de reparo, campos de aviação organizados (aeroporto), radiotelegrafia
e outros. Destes serviços o que tinha atividade permanente era o de radiotelegrafia.
As informações indispensáveis s a cada momento, no controle da posição dos aviões constituía a maior garantia de êxito
numa companhia desse tipo e só poderia ser obtido com um serviço perfeitamente
organizado.
A
C.G.A operacionalizava na linha entre Natal e Pelotas.O fundador da C.G.A contribuiu ainda para a criação do
bairro do Gajaú no Rio de Janeiro que em 1931 já era habitado por 10.000
pessoas além da construção de 1.000 casas populares ( O MALHO, 1931,p.13).
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