domingo, 11 de novembro de 2018

OS CORREIOS AÉREOS NO BRASIL E A FUNDAÇÃO DA COMPAGNIE GENÉRALE AEROPOSTALE



A Compagnie Génerale Aeropostale foi criada para atender uma aproximação comercial mais conveniente entre a Europa e a América, ou seja, a necessidade de ligar mais rapidamente aquele grande centro consumidor aos seus mercados nesta parte do mundo.
A “navegação aérea” como se falava a época era a chave para a solução dos problemas de distância e logística no final da década de 1920  e inicio da década seguinte.
A CGA foi uma empresa de origem francesa não obstante seu caráter internacional. Ela encampou os contratos com a Lignes Aériennes Latecoére e estava também assinando outros contratos que lhe ampliariam sobremaneira seu raio de ação em 1928.
Tais contratos foram feitos com o Brasil, Uruguai, argentina e estavam em vias de negociação o Paraguai e o Chile.
O principal organizador da GGA foi Bouilloux Lafont.
Datavam ainda do período da primeira guerra as preocupações e estudos de Pierre Latecoére grande construtor aéreo, o emprego da aviação nos serviços postais e de transporte.
Foi assim que 2 meses antes do inicio da primeira guerra foi apresentado ao governo da França pelo industrial uma linha aérea para Marrocos, o Senegal e América realizando o serviço até Dakar, não conseguindo porém ir até a América do Sul devido as dificuldades de ordem técnicas e política.Foi então que em 1927 houve a transformação em  Compagnie Génerale d’Enterprises Aeronautiques em Compagnie Génerale Aeropostale com horizontes mais amplos e organização comercial aprimorada.
O capital primitivo que foi de 20 milhões de francos passou para 50 milhões no novo empreendimento.
Desde logo B. Lafont assumiu o controle da nova empresa e passou a se dedicar a solução do problema que tinha em vista, isto é, da ligação aérea da Europa com a América do Sul que foi iniciada oficialmente  com o primeiro correio aéreo internacional que partiu de reciprocamente de Paris e Buenos Aires em 01/03/1928.
A Compangine Génerale Aerpostale organizou os serviços em três linhas: Toulouse-Cabo Verde na antiga linha Latecoére até Dakar  e ligada aquela ilha por hidroaviões.Cabo Verde-Natal por via marítima aproveitando os velozes avisos da Marinha de Guerra cedidos especialmente para essa finalidade e finalmente Natal-Buenos Aires por meio de aviões do tipo Late 25 e 26.Dentro em breve seria posto em uso entre Porto Praia e Dakar, os hidroaviões possantes, o que encurtaria a viagem em 1 dia.em pouco seria também os mesmos aviões trafegariam entre Fernando de Noronha  e Natal.

A baixo tipo de hidroavião Late 24 um dos que se achavam em experiência para a travessia érea transatlântica.
O Malho, 22/09/1928, p.55
            A baixo tipo de avião correio Late 25 utilizado no transporte de malas pela C.G.A .

O Malho, 22/09/1928, p.55

              Bouilloux Lafont o  fundador da C.G.A.
O Malho, 1931, p.13

          A baixo tipo de avião de transporte de passageiros Late 26 que seria utilizado pela C.G.A no Brasil nas linhas nacionais.
O Malho, 22/09/1928, p.55
          A     Sede da  C.G.A no Brasil na avenida Rio Branco, nº 50 no Rio de Janeiro.
O Malho, 22/09/1928, p.55

Na imagem a baixo a chegada do governador Juvenal Lamartine em Mossoró em um avião da C.G.A em 19129.O governador es´ta indicado pela seta.
O Malho,1929,p.81.
Enquanto não se colocava em operação as atividades com os aviões Late 25 e 26 estavam sendo feitas experiências com Laté 24 e outros aviões de grande capacidade de carga e grande raio de ação e em breve seriam substituído por outros melhores tornando o percurso completamente aéreo e que permitiria  fazer comunicações entre Paris e Buenos Aires em 5 dias num total de 12.700 km até então feito em 8 dias pelo processo aero-maritimo.
A travessia regular do Atlântico representava o trecho mais interessante do percurso, pelas grandes dificuldades técnicas encontradas na produção de aviões capazes de levar a efeito e com segurança exigidos pelo comercio internacional de cruzeiros sobre água.
A realização da travessia do Oceano Atlântico pela C.G.A viria marcar o inicio de um novo estágio na aviação particular e comercial.
O trecho sobre o Oceano Atlântico, de Porto Praia, em São Vicente a Fernando de Noronha compreendia um total de 1.260 milhas, ou seja, 2.320 km.
A ligação aérea Paris-Buenos Aires era altamente vantajosa pois o navios mais rápidos conseguiam fazer esse percurso em 14 dias.
A segurança de uma linha área exigia um serie de serviços complementares como oficinas de reparo, campos de aviação organizados (aeroporto), radiotelegrafia e outros. Destes serviços o que tinha atividade permanente era o de radiotelegrafia. As informações indispensáveis s a cada momento, no controle da posição  dos aviões constituía a maior garantia de êxito numa companhia desse tipo e só poderia ser obtido com um serviço perfeitamente organizado.
A C.G.A operacionalizava na linha entre Natal e Pelotas.O fundador  da C.G.A contribuiu ainda para a criação do bairro do Gajaú no Rio de Janeiro que em 1931 já era habitado por 10.000 pessoas além da construção de 1.000 casas populares ( O MALHO, 1931,p.13).

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