A
Estação de Pedra Preta pertencia a linha tronco EFCRGN localizada no km 124 da
ferrovia tendo sido a estação inaugurada em 14/11/1913.
Na
mesma data foram inauguradas a estação de Jardim (Cardoso) e a parada de São
Pedro tanto estes como Pedra Preta eram distritos do município de Jardim de
Angicos a época.
O
trecho entre Pedra Preta e Lajes foi construído pela firma Proença &
Gouveia e depois pela Companhia de Viação e Construções, arrendatários da
EFCRGN.
Foi
concluído em 1913 com uma extensão de 24,7560 km foi incorporada ao trafego de
EFCRGN no dia 14/06/1914 tendo sido construído segundo os contratos autorizados
pelos decretos nº 7.074 e 7.186 de 20 de agosto e 09 de novembro de 1908
respectivamente.
Segundo
o relatório do ministério da viação e obras publicas no mesmo ano de
inauguração a estação de pedra preta havia logrado 7: 446$500 na arrecadação. (RELATÓRIO
DO MINISTÉRIO DA VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS, 1913, p.131).
Até
1979 os trens de passageiros circularam pela o ramal Lajes-Natal. Os trens de
cargas até meados da década 1990. A estação se encontra desativada desde 1997.
Estação ferroviária de Pedra Preta
Símbolo
histórico do atual município de Pedra Preta a estação deveria ser tombada como
patrimônio histórico local tendo pra isso ter iniciativa do poder público
municipal.
Sobre Pedra preta
Segundo
Câmara Cascudo durante o século XIX Pedra Preta possuía vida rural, serena e
pacata. Os trabalhos da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte
provocaram o adensamento populacional nas áreas do trajeto, animando o pequeno
comércio, facilitando o escoamento da produção para o litoral e cidades
intermediárias.(Câmara Cascudo, Nomes da Terra,2002,p.231).
A
época da inauguração da estação ferroviária de Pedra Preta o pequeno povoado
pertencia ao município de Jardim de Angicos. Este por sua vez era um município
com 240 km² e em 1911 tinha 5.600 habitantes (ALMANAQUE LAEMMERT, 1911, p.1293).
Tinha na economia a cultura do algodão, cereais e criação de gado. Importava
todos os artigos de consumo e exportava algodão, pele, couros, carnaúba, carne
e laticínios.
Segundo o almanaque Laemmert em 1913 Pedra
preta é citada como fazenda no dicionário postal brasileiro pertencente ao
município de Jardim de Angicos (ALMANAQUE LAEMMERT, 1913,p.204).Em 1914 ocorreu
a transferência da sede do município da vila de Jardim de Angicos para o
povoado de Lajes. Em 1918 Pedra Preta aparece como povoado (ALMANAQUE LAEMMERT,1918,
p.2404).
Naquele
mesmo ano de 1918 o município de Lajes já tinha 8.750 habilitantes (almanaque,
1918,p.2405) e esse aumento demográfico deve-se muito a chegada da ferrovia
tanto em Pedra Preta como em Lajes cuja a estação foi inaugurada em 1914.
O município só alcançou emancipação
política em 19/01/1963 e até essa data esteve figurando como distrito do
município de Lajes. Tem atualmente 276 km² e 2.550 habitantes segundo o IBGE.
A estação de Jardim
A
estação de Jardim estava localizada no km 88 da linha tronco da EFCRGN. Era também conhecida pelo nome de Cardoso já
que ficava localizada no distrito deste nome.A época de sua construção Cardoso
era uma fazenda por onde o traçado do prolongamento da EFCRGN passaria.
Segundo
o relatório do Ministério da Viação e Obras Publicas o trecho entre Baixa Verde
e a parada Cardoso havia sido inaugurado em 04/09/1912 numa extensão de 17,300
km. (Ministério
da Viação e Obras Públicas,1912,p.67).Naquele ano a EFCRGN alcançou 101 km
entre Natal e a parada Cardoso.
A estação de Jardim
Ruínas da estação de Jardim
A parada de São Pedro
A parada de São Pedro também pertencia a linha
tronco da EFCRGN e estava localizada no
km 118 da ferrovia.Não se tem maiores informações sobre esta estação.
Na
década de 1960 as estações e paradas intermediárias foram desativadas e
posteriormente demolidas.
Quando
foram construídas tanto a estação de Jardim como a parada de São Pedro atendia
a população do município de Jardim de Angicos que não foi contemplado com o
traçado da EFCRGN.
Excelente! Ainda lembro muito bem da Estação Cardoso em Jardim de Angicos. Parabéns pela matéria!
ResponderExcluirgrato
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