O sentimento de nostalgia nos conduz
hoje até as ruínas da antiga estação ferroviária de Porto Franco da Estrada de
Ferro de Mossoró fazendo um resgate do que restou desse importantíssimo ponto
comercial e de transporte durante muitos anos para as cidades de Areia Branca,
Grossos e Mossoró.
A estação de Porto Franco foi inaugurada em 19/03/1915
e estava localizada no km 0 da Estrada de Ferro de Mossoró ligada a aquela
cidade em 37 km de ferrovia.A época Porto Franco fazia parte do município de
Areia Branca (durante um bom tempo ficou em litígio com Grossos).Era a estação
terminal dessa ferrovia para onde convergiam os produtos por ela transportados.
A estrada de Ferro de
Mossoró
A estrada de Ferro de
Mossoró foi uma ideia do suíço João (Johan) Ulrich Graff, grande comerciante em
Mossoró que percebendo as grandes riquezas minerais da região e força comercial
de Mossoró obteve do império a concessão para construir a ferrovia em 1875 com
todos os privilégios de uso e gozo da mesma, no entanto sua morte não possibilitou
o inicio dos trabalhos. Somente em 1910 é que se inicia a construção da
ferrovia já como concessão estadual dada
a firma Albuquerque & Cia.
A ferrovia tinha uma
anomalia pitoresca em administração até meados da década de 1940.de Porto
Franco até Mossoró era controlada pela firma Saboya&Cia e desta em diante
foi encampada pelo governo federal como forma de socorrer as vitimas da seca na
região.No Rio Grande do Norte os trilhos chegaram até Alexandria e em 1953
chegaram a Souza-PB onde se entroncava com a Rede de Viação Cearense-RCV. A
ideia original era que a ferrovia ligasse o litoral ao sertão nordestino atingindo
o vale do rio São Francisco em Juazeiro-BA com 700 km de extensão caso viesse a
se consolidar a ideia, no entanto a Estrada de Ferro de Mossoró estacionou em
pouco mais de 300 km, em território potiguar 280 km.
Se tomada como ferrovia
estadual poderíamos também chamá-la de Estrada de Ferro Areia Branca a
Alexandria, se tomada do ponto de vista regional pelo nome que é mais
conhecida, ou seja, Estrada de Ferro Mossoró-Souza.
Em 1958 foi incorporada
a RFFSA condição vigente até inicio da década de 1990 quando o ramal Mossoró a
Souza foi desativado.
A estação de Porto
Franco
Voltemos nossa atenção
a estação de Porto Franco.Areia Branca a época da inauguração da ferrovia
O município era
produtor de sal, algodão, mandioca, cana-de-açúcar, etc. Tinha uma população
estimada em 5.000 habitantes, tendo a vila 3.000 habitantes. Era para Porto
Franco que convergiam as mercadorias produzidas na região salineira da vale do
Apodi.
O trafego entre Porto
Franco e Mossoró era operacionalizado inicialmente pela firma Companhia Estrada
de Ferro de Mossoró da firma Albuquerque & Cia, que depois passou a
concessão para a firma Saboya & Cia.
O trafego nesse trecho
ocorreu até meados da década de 1960 quando uma resolução de 1964 suspendeu os
trens de passageiros entre essa estação e a de Mossoró continuando somente com
o transporte de cargas, como algodão e sal. O transporte de passageiros ficou
sendo a partir da estação de Mossoró. Dizem algumas pessoas da região que a
maresia muito contribuía para danificar os trilhos do trecho entre Porto Franco
e Mossoró e o trecho foi desativado seus trilhos foram arrancados em
praticamente todo o percurso.
A ferrovia usava a bitola de trilho de 1
metro, que era o espaçamento entre os trilhos. A bitola de 1 metro usavam
vagões mais estreitos e com menos estabilidade, limitando a velocidade para em
média 45 km/h.
Uma curiosidade é que
o termo "baitola" surgiu daí. Quando na construção da ferrovia na
década de 1920 entre Mossoró e São
Sebastião (atual Dix Sept Rosado) um engenheiro inglês que alguns consideravam
ser homossexual pronunciava a palavra bitola como ele entendia em inglês e
assim o termo "baitola" ficou associado a pessoas gays.
Atualmente no antigo
caís de atracagem funciona uma bomba de sucção de água do mar para uma
salina que se encontra adjacente ao antigo local.
A baixo o cais de atracação da Estrada de Ferro de Mossoró em Porto Franco percebendo toda a estrutura ferroviária que havia no local como os guindastes e gruas de embarque,os trilhos e um vagão.A imagem é da década de 1940, possivelmente de 1945.
Já na imagem seguinte vês-se o embarque de sal em Porto Franco também na década de 1940.
Fonte: o baú de Macau. |
Aqui vemos as ruínas do cais de atracação da Estrada de Ferro de Mossoró em Porto Franco, atualmente no município de Grossos.
Fonte: Ângelo Vale. |
Abaixo detalhe de um dormente e prego que era da linha da Estrada de Ferro de Mossoró em Porto Franco.
Fonte: Ângelo Vale. |
Aqui as ruínas vista em direção ao porto.
Fonte: Ângelo Vale. |
Uma cerca feita com os dormentes retirados da linha que existia em Porto Franco.
Fonte: Ângelo Vale. |
Detalhe de um dormente da linha existente em Porto Franco.
Fonte: Ângelo Vale. |
A vista de Porto Franco a partir do rio.Dá pra vê a estrutura do antigo cais de atracação da Estrada de Ferro de Mossoró.
Fonte: Ângelo Vale. |
Fonte:
O Baú de Macau. Imagens das ruínas de Porto Franco por Ângelo Vale in: http://areiabrancanossa.blogspot.com/2018/08/de-volta-porto-do-franco.html.A quem nos reportamos com agradecimento pelas
imagens feitas do resgate da história ferroviária potiguar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário