domingo, 11 de novembro de 2018

AS RUÍNAS DA ESTAÇÃO DE PORTO FRANCO




O sentimento de nostalgia nos conduz hoje até as ruínas da antiga estação ferroviária de Porto Franco da Estrada de Ferro de Mossoró fazendo um resgate do que restou desse importantíssimo ponto comercial e de transporte durante muitos anos para as cidades de Areia Branca, Grossos e Mossoró. 
A estação de Porto Franco foi inaugurada em 19/03/1915 e estava localizada no km 0 da Estrada de Ferro de Mossoró ligada a aquela cidade em 37 km de ferrovia.A época Porto Franco fazia parte do município de Areia Branca (durante um bom tempo ficou em litígio com Grossos).Era a estação terminal dessa ferrovia para onde convergiam os produtos por ela transportados.
A estrada de Ferro de Mossoró
A estrada de Ferro de Mossoró foi uma ideia do suíço João (Johan) Ulrich Graff, grande comerciante em Mossoró que percebendo as grandes riquezas minerais da região e força comercial de Mossoró obteve do império a concessão para construir a ferrovia em 1875 com todos os privilégios de uso e gozo da mesma, no entanto sua morte não possibilitou o inicio dos trabalhos. Somente em 1910 é que se inicia a construção da ferrovia já como  concessão estadual dada a firma Albuquerque & Cia.
A ferrovia tinha uma anomalia pitoresca em administração até meados da década de 1940.de Porto Franco até Mossoró era controlada pela firma Saboya&Cia e desta em diante foi encampada pelo governo federal como forma de socorrer as vitimas da seca na região.No Rio Grande do Norte os trilhos chegaram até Alexandria e em 1953 chegaram a Souza-PB onde se entroncava com a Rede de Viação Cearense-RCV. A ideia original era que a ferrovia ligasse o litoral ao sertão nordestino atingindo o vale do rio São Francisco em Juazeiro-BA com 700 km de extensão caso viesse a se consolidar a ideia, no entanto a Estrada de Ferro de Mossoró estacionou em pouco mais de 300 km, em território potiguar 280 km.
Se tomada como ferrovia estadual poderíamos também chamá-la de Estrada de Ferro Areia Branca a Alexandria, se tomada do ponto de vista regional pelo nome que é mais conhecida, ou seja, Estrada de Ferro Mossoró-Souza.
Em 1958 foi incorporada a RFFSA condição vigente até inicio da década de 1990 quando o ramal Mossoró a Souza foi desativado.
A estação de Porto Franco
Voltemos nossa atenção a estação de Porto Franco.Areia Branca a época da inauguração da ferrovia
O município era produtor de sal, algodão, mandioca, cana-de-açúcar, etc. Tinha uma população estimada em 5.000 habitantes, tendo a vila 3.000 habitantes. Era para Porto Franco que convergiam as mercadorias produzidas na região salineira da vale do Apodi.
O trafego entre Porto Franco e Mossoró era operacionalizado inicialmente pela firma Companhia Estrada de Ferro de Mossoró da firma Albuquerque & Cia, que depois passou a concessão para a firma Saboya & Cia.
O trafego nesse trecho ocorreu até meados da década de 1960 quando uma resolução de 1964 suspendeu os trens de passageiros entre essa estação e a de Mossoró continuando somente com o transporte de cargas, como algodão e sal. O transporte de passageiros ficou sendo a partir da estação de Mossoró. Dizem algumas pessoas da região que a maresia muito contribuía para danificar os trilhos do trecho entre Porto Franco e Mossoró e o trecho foi desativado seus trilhos foram arrancados em praticamente todo o percurso.
A  ferrovia usava a bitola de trilho de 1 metro, que era o espaçamento entre os trilhos. A bitola de 1 metro usavam vagões mais estreitos e com menos estabilidade, limitando a velocidade para em média 45 km/h.
Uma curiosidade é que o termo "baitola" surgiu daí. Quando na construção da ferrovia na década de 1920 entre  Mossoró e São Sebastião (atual Dix Sept Rosado) um engenheiro inglês que alguns consideravam ser homossexual pronunciava a palavra bitola como ele entendia em inglês e assim o termo "baitola" ficou associado a pessoas gays.
Atualmente no antigo caís de atracagem funciona uma bomba de sucção de água do mar para uma salina que se encontra adjacente ao antigo local.
A baixo o cais de atracação da Estrada de Ferro de Mossoró em Porto Franco percebendo toda a estrutura ferroviária que havia no local como os guindastes e gruas de embarque,os trilhos e um vagão.A imagem é da década de 1940, possivelmente de 1945. 
 
Autoria desconhecida.Acervo do autor do blog.
     Já na imagem seguinte vês-se o embarque de sal em Porto Franco também na década de 1940.
Fonte: o baú de Macau.
    Aqui vemos as ruínas do cais de atracação da Estrada de Ferro de Mossoró em Porto Franco, atualmente no município de Grossos.

Fonte: Ângelo Vale.
         Abaixo detalhe de um dormente e prego que era da linha da Estrada de Ferro de Mossoró em Porto Franco.
Fonte: Ângelo Vale.
           Aqui as ruínas vista em direção ao porto.
Fonte: Ângelo Vale.
            Uma cerca feita com os dormentes retirados da linha que existia em Porto Franco.
Fonte: Ângelo Vale.
         Detalhe de um dormente da linha existente em Porto Franco.
Fonte: Ângelo Vale.
          A vista de Porto Franco a partir do rio.Dá pra vê a estrutura do antigo cais de atracação da Estrada de Ferro de Mossoró.
Fonte: Ângelo Vale.


Fonte: O Baú de Macau. Imagens das ruínas de Porto Franco por Ângelo Vale in: http://areiabrancanossa.blogspot.com/2018/08/de-volta-porto-do-franco.html.A quem nos reportamos com agradecimento pelas imagens feitas do resgate da história ferroviária potiguar.


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