quinta-feira, 15 de novembro de 2018

A INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TAIPU



A inauguração de uma estação ferroviária era um evento de grande importância para o lugar. Era um dia de festa. Depois de ter o sonho alimentado de ver em seu território os trilhos da ferrovia Taipu enfim a veriam a inauguração de sua estação.
Nestas ocasiões grandes as festa eram regadas a fogos de artifícios, banda de música e discursos políticos (que não podiam faltar), além de banquetes para convidados especiais.
    E foi assim em Taipu quando em 15/11/1907 o trem chegava a vila para inaugurar a estação ferroviária trazendo nele uma numerosa comitiva composta entre outras autoridades pelo governador do estado, seu secretariado e a imprensa para registrar o fato e dá ciência do ocorrido.
    A inauguração da estação de Taipu foi destaque nos jornais locais Diário do Natal e A República.Além destes, outros jornais de circulação nacional também destacaram a inauguração da estação de Taipu como o Estado de São Paulo na sua edição de 16/11/1907.
    Eis como o jornal Diário de Natal destacou as festividades da inauguração da estação ferroviária de Taipu.
A comitiva
A comitiva encabeçada pelo governador do estado Antônio de Melo e Souza partiu às 10h da manhã da estação da Coroa em Natal, no qual tomaram passagem além de distintas famílias, cavalheiros e representantes da imprensa, secretários de governo e ajudante de ordens, a banda de música do Batalhão de Segurança o engenheiro José Luiz Batista, engenheiro chefe da EFCRGN e demais auxiliares da construção da linha.
A comitiva partiu em direção a Ceará-Mirim e daí rumo a Taipu para a solenidade de inauguração da estação ferroviária da Vila de Taipu.
Em Ceará-Mirim tomaram o trem muitas distintas famílias, autoridades e cavalheiros daquela localidade (A REPÚBLICA, 16/11/1907, p. 1), durante a viagem a banda de música do Batalhão de Segurança tocou constantemente para animar a viagem. A comitiva saiu de Ceará-Mirim às 11h30min e depois de alguns atrasos chegou à vila de Taipu depois do meio-dia.

A inauguração da estação
Na plataforma da estação da Vila do Taipu aguardava a chegada do trem o pessoal técnico da EFCRGN e uma compacta multidão que prorrompeu em vivas e aclamações a comissão construtora e a comitiva do governador que acabara de chegar. Segundo o jornal Diário do Natal “era imensa a alegria, a satisfação que se notava em todo aquele povo” (DIÁRIO DO NATAL, 17/11/1907 p. 1).
Já dentro da estação ferroviária o engenheiro José Luiz Batista, engenheiro chefe da comissão da construção da EFCRGN, proferindo um brilhante discurso, declarou inaugurada a estação de Taipu e agradeceu a presença do governador do estado e aos demais convidados àquela festa do trabalho. (DIÁRIO DO NATAL, 17/11/1907 p. 1).Estava assim inaugurada oficialmente a estação ferroviária da Vila do Taipu.
Por sua vez o governador, em seu discurso mostrou-se satisfeito com o que vira e enalteceu os esforços e a competência da comissão construtora da EFCRGN, cujos trabalhos honravam a engenharia brasileira.
As 12h30 foi servido um lanche a todos os convidados. Depois do lanche os convidados percorreram a Villa. O governador foi recebido pelo intendente o cel. Manoel Eugênio de Andrade. 
Dentre as expressões do orador local foi destacada uma que entusiasmou o povo e a comissão (DIÁRIO DO NATAL, 19/11/1907, p.1): “Senhores, os reverendos serviços da comissão de engenheiros é uma cousa dita e feita, por cima de pau, por cima de pedras, do diabo enfim! Muito que bem”.
Apesar do tom jocoso a fala do intendente deixa transparecer a alegria pelo acontecimento realizado naquele dia em Taipu que doravante mudaria significativamente o destino do município.As 14h30 o trem deu sinal de partida para Natal. À saída o povo prorrompeu em vivas a comissão, à Taipu etc.
     A partir daquele dia a Vila passaria a contar com este novo meio de transporte, símbolo da modernidade e do progresso que se almejava transpor para a cidade estas duas realidades trazidas pelo trem, ou seja, a modernidade e o progresso.
No jornal A República
       Já o jornal A Republica destacou sobre a inauguração da estação ferroviária de Taipu que “não podia haver melhor comemoração para o dia da República que essa grandiosa festa” (A REPÚBLICA, 16/11/1907, p. 1) se referindo ao fato de que a inauguração da estação de Taipu se deu no mesmo dia em que se comemorava a Proclamação da República. Ainda segundo o referido jornal as populações marginais à linha compareceram em massa à cerimônia da inauguração da estação.
Mas o maior destaque encontrado no jornal A República é o fato de o trem inaugural ter sido puxado pela locomotiva ‘TAIPU’ que era uma poderosa locomotiva americana tipo Baldwin construída em julho daquele ano, com todos os aperfeiçoamentos necessários para fazer a primeira viagem (A REPÚBLICA, 16/11/1907, p. 1).

                       Locomotivas nº 2 da EFSC
Fonte: IAPHACC, 1955.
A locomotiva que trouxe o trem inaugural da estação de Taipu era semelhante a que se vê na imagem a cima.
A locomotiva portou-se admiravelmente, como pode se verificar ao ver o trem subir a toda velocidade a grande rampa da Aldeia Velha (Igapó). A viagem da Coroa até Ceará-Mirim durou cerca de 53 minutos.
Ao passar o trem na povoação de Boa Vista onde foi construída uma parada no engenho Pitombeira, no km 52 e inaugurada no mesmo dia soltaram-se muitas girândolas (Op. Cit.). 
Ainda segundo o relato do jornal A República (16/11/1907, p. 1): “Em Taipu a bonita estação toda acabada de fresco, com uma arquitetura sóbria, mas elegante, apresentava boa ornamentação a que dava vida a aglomeração de povo [...]”.Eis a mais antiga descrição da estação ferroviária de Taipu.
Já nos diversos salões da estação haviam sido preparadas mesas de doces e numa delas tomaram parte as altas autoridades do Estado e da EFCRGN.
Na ocasião o intendente, o coronel Manoel Eugênio tomou a frente e por entre o espocar de foguetes aclamou entusiasticamente o Governador do Estado, o senador Pedro Velho e a comissão de engenheiros.
    Dentre os discursos e saudações se destacaram os que foram feitos pelo engenheiro José Luiz Batista, congratulando-se com o Estado pela inauguração do novo trecho.
 O governador Antônio de Melo e Souza agradeceu mais esse melhoramento que viria aumentar os meios de defesa contra a seca e salientou a boa impressão que lhe causara a perfeição da construção da nova linha que venceu enormes dificuldades durante a construção.
Já o discurso do engenheiro Leite Junior enalteceu os méritos do engenheiro Sampaio Correia, iniciador da construção da EFCRGN. Depois, a comitiva espalhou-se pela Vila. O governador Antônio de Melo e Souza visitou a Casa da Câmara, onde foi recebido pelo coronel Manoel Eugênio servindo-se abundante copo de cerveja.
Na partida o trem inaugural foi aclamado por toda a população do Taipu, que estava apinhada na estação, onde se ouviram vivas entusiásticos a República, ao governador do Estado, ao senador Pedro Velho, a. Augusto Tavares de Lyra, a Alberto Maranhão e a comissão de engenheiros (A REPÚBLICA, 16/11/1907, p. 1).

 Largo da Estação ferroviária de Taipu em 1964
Acervo do autor,1964.

     A imagem a cima mostra o largo da estação ferroviária de Taipu no ano de 1964 sendo esta uma das imagens mais antigas da estação de Taipu.
A inauguração da estação ferroviária de Taipu foi um acontecimento festivo como vimos nos dois relatos dos jornais locais. A presença de uma “compacta multidão” dá a noção de que foi um ato solene revestido de grande importância para a Vila do Taipu.
Com a inauguração da estação ferroviária a pequena Vila do Taipu sairia de seu isolamento geográfico e se interligaria a Ceará-Mirim, Extremoz e Natal por meio dessa ferrovia, conferindo novos tempos e significados a população local que passaria se utilizar dos serviços da EFCRGRN.
De fato um novo tempo se instalou em Taipu com a chegada da ferrovia. O município foi posto literalmente nos mapas oficiais por se tratar de uma obra do governo federal. Os trens ditariam doravante o ritmo da vida, os afazeres seriam realizados antes ou depois da passagem dos trens. Como cantou poeticamente Milton Nascimento “a plataforma dessa estação é a vida desse meu lugar”.

A repercussão da inauguração da estação ferroviária de Taipu

     A inauguração da estação de Taipu repercutiu em diversos jornais da época, tanto de circulação local como de circulação nacional. Tratava-se de uma obra do governo federal, a época o único meio de se fazer propaganda era por meio da imprensa, por isso se dava especial importância a acontecimentos como a inauguração de um trecho ferroviário.
  Correspondências oficiais entre autoridades políticas também foram registradas a respeito da inauguração da estação ferroviária de Taipu como as que se seguem.
A propósito da inauguração do trafego até Taipu realizada no dia 15/11/1907 o Governador Antônio de Melo e Souza recebeu o seguinte telegrama do Ministro da Justiça Tavares de Lyra (A REPÚBLICA, 20/11/1907, p.2):
        Rio, 18
   Grata comunicação telegrama abraço afetuosamente distinto amigo que tão dignamente preside destinos Rio Grande do Norte pela inauguração da estação Taipu na estrada de ferro central, velha, legitima aspiração nossos conterrâneos. Cordiais saudações. Tavares de Lyra, ministro da justiça.
E assim estava registrado mais uma nota a respeito da inauguração da estação de Taipu que como se tratava de uma obra do governo federal deveria ter notoriedade a nível local, estadual e nacional.
Note-se que o ministro da justiça é o potiguar Tavares de Lyra que assumiu o ministério logo após a inauguração da EFCRGN a convite do presidente Afonso Pena.
     O jornal O Século do Rio de Janeiro publicou em sua edição do dia 16/11/1907 o seguinte teor (O SÉCULO, 16/11/1907, p.1):
Natal, 15
Com a presença do governador do estado, muitas famílias desta capital e do Ceará-Mirim, representantes do comércio, da lavoura e da imprensa, o Dr. José Luiz inaugurou ontem a estação de Taipu, ficando assim em trafego de 56 km da estrada de ferro Central do Estado.
Foi um resumo da inauguração da estação de Taipu.
No jornal do Brasil a inauguração da estação de Taipu foi citada na edição do dia 14/01/1908 (JORNAL DO BRASIL, 14/01/1908, p.4).
Já no jornal O Estado de São Paulo a inauguração da estação de Taipu foi citada na edição do dia 16/11/1907.
A época essas pequenas notas jornalísticas talvez passassem despercebidas aos leitores, hoje a simples menção ao nome de Taipu se constitui numa importante fonte de informação sobre o acontecimento da inauguração da estação ferroviária de Taipu.

              A estação de Taipu

João Batista dos Santos, 2012.


João Batista dos Santos, 2015.


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